Com quatro óbitos registrados no ano, a leishmaniose tem causado preocupações na cidade e o tema levou o vereador Allex Dellas a solicitar informações sobre quais medidas estão sendo tomadas na cidade, para combater a doença transmitida pelo mosquito palha que se desenvolve em locais úmidos e com acúmulo de lixo.
O pedido do vereador foi fito direto à secretária Beatriz Assad, de Saúde. No requerimento, ele solicita informações sobre quais as medidas de prevenção que estão sendo tomadas para o combate à doença.
“Nossa população vive em constante preocupação. Há sempre diversos motivos para estarmos inquietos em relação à saúde, e a cada dia que passa é diagnosticado mais problemas e mais doenças”, salientou, citando que dados da Secretaria de Saúde dão conta que, em 2022, já foram confirmado nove casos, com quatro óbitos, 44% de letalidade.
“É nosso dever estar preocupado com o bem-estar da nossa população, por esse motivo estamos apreensivos para saber como e se está sendo feito alguma análise da doença na cidade, e sabemos o quão rápido avançam as doenças transmitidas por mosquitos. Portanto pedimos uma especial atenção do Executivo ao combate da leishmaniose”, enfatizou.
Projeto de Lei
Além de buscar informações em relação às ações que estão sendo desencadeadas na cidade, Allex apresentou na sessão de ontem, segunda-feira, 08, um Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose, a ser celebrada anualmente na semana do dia 10 de agosto, Dia Nacional de Combate à Leishmaniose, passando inclusive a fazer parte do calendário da cidade.
Explicou que a proposta objetiva estimular ações educativas e preventivas; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose; apoiar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose organizada e desenvolvida pela sociedade civil, e difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à leishmaniose.
“A ideia é, com ações preventivas, com diagnóstico precoce, evitar possíveis complicações que possam colocar em risco a vida do paciente. É de suma importância para esclarecer a população sobre a prevenção, formas de contágio e possíveis tratamentos, a fim de reduzir o número de casos de leishmaniose”, completou, pedindo apoio dos demais pares para aprovação do Projeto.
Deixe seu Comentário
Leia Também

CRAS de Ladário reúne crianças, idosos e gestantes para celebrar a Páscoa

Páscoa: entenda a transição de ovos decorados para ovos de chocolate
Fim de semana segue nublado com risco de chuva a qualquer hora
Sábado tem máxima de 34°C e domingo de 31°C

Transbordo passa a funcionar temporariamente no Terminal Antônio Maria Coelho

Prefeitura de Corumbá estabelece 8 horas de trabalho por dia para comissionados

Brigadas Voluntárias do Pantanal concorrem ao Prêmio Faz a Diferença 2025

Caminhadas Penitenciais renovam a fé dos católicos na Semana Santa
Sexta-feira Santa começa ensolarada, mas chuva pode cair a qualquer hora
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 35°C

Gerente de mercado diz que produtos são todos monitorados
