Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Vereador pede informações sobre medidas adotadas para combate à leishmaniose

09 agosto 2022 - 13h39Assessoria Câmara Municipal

Com quatro óbitos registrados no ano, a leishmaniose tem causado preocupações na cidade e o tema levou o vereador Allex Dellas a solicitar informações sobre quais medidas estão sendo tomadas na cidade, para combater a doença transmitida pelo mosquito palha que se desenvolve em locais úmidos e com acúmulo de lixo. 

O pedido do vereador foi fito direto à secretária Beatriz Assad, de Saúde. No requerimento, ele solicita informações sobre quais as medidas de prevenção que estão sendo tomadas para o combate à doença. 

“Nossa população vive em constante preocupação. Há sempre diversos motivos para estarmos inquietos em relação à saúde, e a cada dia que passa é diagnosticado mais problemas e mais doenças”, salientou, citando que dados da Secretaria de Saúde dão conta que, em 2022, já foram confirmado nove casos, com quatro óbitos, 44% de letalidade. 

“É nosso dever estar preocupado com o bem-estar da nossa população, por esse motivo estamos apreensivos para saber como e se está sendo feito alguma análise da doença na cidade, e sabemos o quão rápido avançam as doenças transmitidas por mosquitos. Portanto pedimos uma especial atenção do Executivo ao combate da leishmaniose”, enfatizou. 

Projeto de Lei

Além de buscar informações em relação às ações que estão sendo desencadeadas na cidade, Allex apresentou na sessão de ontem, segunda-feira, 08, um Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose, a ser celebrada anualmente na semana do dia 10 de agosto, Dia Nacional de Combate à Leishmaniose, passando inclusive a fazer parte do calendário da cidade. 

Explicou que a proposta objetiva estimular ações educativas e preventivas; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose; apoiar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose organizada e desenvolvida pela sociedade civil, e difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à leishmaniose. 

“A ideia é, com ações preventivas, com diagnóstico precoce, evitar possíveis complicações que possam colocar em risco a vida do paciente. É de suma importância para esclarecer a população sobre a prevenção, formas de contágio e possíveis tratamentos, a fim de reduzir o número de casos de leishmaniose”, completou, pedindo apoio dos demais pares para aprovação do Projeto. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril