Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador pede informações sobre Fonplata para acompanhar cronograma do contrato

23 abril 2019 - 09h35Câmara de Corumbá

As obras previstas pelo contrato firmado entre o Município de Corumbá e o Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) estão em andamento na cidade e, na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 22 abril, o vereador Gabriel Alves de Oliveira solicitou informações à Prefeitura, visando acompanhamento do cronograma de execução dos serviços, bem como em relação ao desembolso financeiro e as contrapartidas previstas.

A solicitação foi feita por meio de requerimento endereçado ao prefeito Marcelo Aguiar Iunes, com providências ao assessor especial respondendo pela Secretaria Municipal de Governo e responsável pela Unidade Executora do Programa do FONPLATA, Cassio Augusto Costa Marques.

O vereador justificou que as informações são importantes para que “a Câmara tenha conhecimento e possa acompanhar o cumprimento do cronograma de desembolso financeiro, as contrapartidas a serem aportadas e a execução das obras, permitindo à população, transparência sobre o uso dos recursos provenientes do empréstimo”, reforçou.

Em seu requerimento, Gabriel pediu o envio de informações sobre o montante do valor liberado pelo Fonplata ao Município após a data de assinatura do contrato, bem como a conta bancária com o saldo disponível no dia 22 de abril de 2019. Solicitou ainda o envio de cópias dos contratos licitados e o cronograma de ações das obras atualizadas.

O vereador solicitou ainda ao prefeito, com providências ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, informações sobre os valores financeiros repassados mensalmente a empresa A.L. dos Santos e Cia. Ltda., nos anos de 2017, 2018 e 2019, referentes ao processo n° 217.471/2017 e contrato 24/2017; o envio das justificativas  em caso de aumento das despesas em relação ao ano anterior.

Pediu também as medições mensalmente detalhadas durante esse período, bem como o nome da empresa que prestava esse mesmo serviço nos anos de 2015 e 2016, valores anualmente repassados por este mesmo serviço, as medições e justificativas em caso de aumento em relação ao ano anterior. “Recebemos questionamentos de munícipes do aumento substancial de repasse financeiro a esta empresa em contrapartida, com uma piora da qualidade do serviço prestado”, justificou.

Fumacê

Por outro lado, Gabriel Alves de Oliveira pediu a intensificação de inseticida com utilização de bomba motorizada, o fumacê, em dois bairros localizados às margens do Rio Paraguai. O pedido foi direcionado ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite.

Ele explicou que, com o crescente índice da dengue na cidade, todos os cuidados são necessários. Além disso, é preciso atenção especial com os bairros Cervejaria e Beira Rio, principalmente nos finais de semana. O vereador adiantou que a solicitação partiu dos moradores, frequentadores, turistas e comerciantes da região, pelo fato de ser uma área com grande infestação de mosquitos e concentração de pessoas, principalmente nos finais de semana.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública