Menu
domingo, 28 de novembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Vereador pede fim do toque de recolher e do uso de máscara em ambientes abertos

20 outubro 2021 - 08h59Gesiane Sousa

Nesta terça-feira, 19, foi publicado no Diário Oficial do Município, o decreto 2.673, que altera as medidas restritivas de combate e prevenção ao Novo Coronavírus. De acordo com o documento, o toque de recolher continua em vigor e passa a valer das 02h da madrugada às 05h da manhã. O uso de máscara também permanece obrigatório, tanto em locais abertos quanto fechados.  

Em matéria jornalística divulgada pela assessoria de comunicação da prefeitura, as medidas foram renovadas em comum acordo entre o prefeito Marcelo Iunes e o secretário de Saúde Rogério Leite, com base na redução de novos casos e óbitos por Covid-19. As medidas restritivas estão em vigor em Corumbá desde o primeiro semestre de 2020, quando a pandemia foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde então o corumbaense sonha e torce para que tudo volte logo ao normal.  

Em entrevista ao Capital do Pantanal, o vereador Luciano Costa mostra compartilhar do mesmo desejo do povo, e questiona a real necessidade de manter a rigidez nas restrições, já que segundo dados do próprio boletim epidemiológico do município, o cenário da Covid-19 está em plena desaceleração. Para o vereador, “não faz sentido algum continuar restringindo o direito do cidadão de ir e vir, se os números mostram que a cidade está vencendo a pandemia”. 

Luciano Costa encaminhou para o prefeito dois requerimentos em caráter de urgência especial pedindo o fim do toque de recolher e a flexibilização do uso de máscara, exigindo a proteção apenas em locais fechados e liberando o uso em locais abertos e sem aglomeração. No documento enviado ao executivo municipal, o vereador sugere que as mudanças sejam autorizadas a partir de 1º de novembro. 

Luciano Costa questiona qual o estudo técnico que embasou a decisão do prefeito e do secretário de saúde na decisão de manter as medidas restritivas e flexibilizar tão pouco, uma vez que “é de conhecimento geral que Corumbá está com seu programa de vacinação bastante avançado com mais de 80% da população adulta vacinada, e que os números da pandemia da Covid-19 estão em franco declínio, não só em Corumbá, como em todo território brasileiro. Vale dizer, que inúmeras cidades brasileiras estão praticando a flexibilização em todos os sentidos, sendo assim, a prorrogação do toque de recolher vem na contra mão daquilo que vem sendo amplamente praticado. Vale ressaltar, que o toque de recolher é medida exceção, cerceadora de direitos e liberdades individuais e deve ser usado com parcimônia em caso de extrema necessidade”, assim disse o vereador em sua justificativa no requerimento aprovado em plenário na câmara nesta terça-feira (19), e enviado a prefeitura. 

Dados recentes 

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, o último caso confirmado da doença foi registrado no dia 14 de outubro. O homem de 28 anos apresentou apenas sintomas leves e ficou em isolamento domiciliar. Já o último óbito provocado pelo vírus foi no dia 2 de outubro. A vítima foi uma mulher de 56 anos com diabetes e hipertensão.  

Durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde notificou cinco óbitos em decorrência da COVID-19: dois no dia 30, sendo um homem de 87 anos sem comorbidades e uma mulher de 75 com histórico de diabetes e hipertensão; um no dia 28, uma mulher de 69 anos com obesidade e ex-fumante; um no dia 24, uma mulher de 87 anos com Alzheimer; e outro no dia 11, que vitimou uma menina de 6 anos sem comorbidades.  

Na Santa Casa de Corumbá, ainda de acordo com o boletim epidemiológico, não há nenhum paciente internado com o novo Coronavírus. Todos os leitos de UTI e clínicos estão vazios, totalizando 57 vagas disponíveis na rede pública de saúde.  

 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Bombeiros atendem dois acidentes na BR 262
Esporte
Corumbaense e ladarense vencem campeonato de Fisiculturismo em Bonito
Policial
Jovem é assassinado após discussão no bairro Jardim dos Estados
Ele é irmão de um outro rapaz assassinado no Dom Bosco há 26 dias
Policial
PM apreende 47kg de cocaíma no bairro Aeroporto
Policial
Travesti é assassinada a golpes de faca na Edú Rocha
Curiosidades
A história de Owen
Campo Grande
Após 90 dias, Cassems registra primeira internação por Covid
Educação
Enem continua no domingo com conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática
Naviraí
Rádio clandestina é fechada e um homem é pela Polícia Federal
Até 5 de dezembro
Marinha do Brasil abre inscrições para concurso de nível superior

Mais Lidas

Naviraí
Rádio clandestina é fechada e um homem é pela Polícia Federal
Até 5 de dezembro
Marinha do Brasil abre inscrições para concurso de nível superior
Furtada em 2015
Estátua de Bronze furtada do cemitério há seis anos era vendida em grupo de trocas na cidade
Sonho realizado
Casal de idosos ribeirinhos comemoram chegada de energia elétrica em casa