Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador pede fim do toque de recolher e do uso de máscara em ambientes abertos

20 outubro 2021 - 08h59Gesiane Sousa

Nesta terça-feira, 19, foi publicado no Diário Oficial do Município, o decreto 2.673, que altera as medidas restritivas de combate e prevenção ao Novo Coronavírus. De acordo com o documento, o toque de recolher continua em vigor e passa a valer das 02h da madrugada às 05h da manhã. O uso de máscara também permanece obrigatório, tanto em locais abertos quanto fechados.  

Em matéria jornalística divulgada pela assessoria de comunicação da prefeitura, as medidas foram renovadas em comum acordo entre o prefeito Marcelo Iunes e o secretário de Saúde Rogério Leite, com base na redução de novos casos e óbitos por Covid-19. As medidas restritivas estão em vigor em Corumbá desde o primeiro semestre de 2020, quando a pandemia foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde então o corumbaense sonha e torce para que tudo volte logo ao normal.  

Em entrevista ao Capital do Pantanal, o vereador Luciano Costa mostra compartilhar do mesmo desejo do povo, e questiona a real necessidade de manter a rigidez nas restrições, já que segundo dados do próprio boletim epidemiológico do município, o cenário da Covid-19 está em plena desaceleração. Para o vereador, “não faz sentido algum continuar restringindo o direito do cidadão de ir e vir, se os números mostram que a cidade está vencendo a pandemia”. 

Luciano Costa encaminhou para o prefeito dois requerimentos em caráter de urgência especial pedindo o fim do toque de recolher e a flexibilização do uso de máscara, exigindo a proteção apenas em locais fechados e liberando o uso em locais abertos e sem aglomeração. No documento enviado ao executivo municipal, o vereador sugere que as mudanças sejam autorizadas a partir de 1º de novembro. 

Luciano Costa questiona qual o estudo técnico que embasou a decisão do prefeito e do secretário de saúde na decisão de manter as medidas restritivas e flexibilizar tão pouco, uma vez que “é de conhecimento geral que Corumbá está com seu programa de vacinação bastante avançado com mais de 80% da população adulta vacinada, e que os números da pandemia da Covid-19 estão em franco declínio, não só em Corumbá, como em todo território brasileiro. Vale dizer, que inúmeras cidades brasileiras estão praticando a flexibilização em todos os sentidos, sendo assim, a prorrogação do toque de recolher vem na contra mão daquilo que vem sendo amplamente praticado. Vale ressaltar, que o toque de recolher é medida exceção, cerceadora de direitos e liberdades individuais e deve ser usado com parcimônia em caso de extrema necessidade”, assim disse o vereador em sua justificativa no requerimento aprovado em plenário na câmara nesta terça-feira (19), e enviado a prefeitura. 

Dados recentes 

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, o último caso confirmado da doença foi registrado no dia 14 de outubro. O homem de 28 anos apresentou apenas sintomas leves e ficou em isolamento domiciliar. Já o último óbito provocado pelo vírus foi no dia 2 de outubro. A vítima foi uma mulher de 56 anos com diabetes e hipertensão.  

Durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde notificou cinco óbitos em decorrência da COVID-19: dois no dia 30, sendo um homem de 87 anos sem comorbidades e uma mulher de 75 com histórico de diabetes e hipertensão; um no dia 28, uma mulher de 69 anos com obesidade e ex-fumante; um no dia 24, uma mulher de 87 anos com Alzheimer; e outro no dia 11, que vitimou uma menina de 6 anos sem comorbidades.  

Na Santa Casa de Corumbá, ainda de acordo com o boletim epidemiológico, não há nenhum paciente internado com o novo Coronavírus. Todos os leitos de UTI e clínicos estão vazios, totalizando 57 vagas disponíveis na rede pública de saúde.  

 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Novas Regras
IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
Tempo
Fim de semana deve ser de tempo estável e com máxima de 37°C
Corumbá segue com clima quente e altas temperaturas
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa