Menu
terça, 19 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Vereador pede apoio da Sanesul para atender produtores rurais

06 março 2018 - 09h17Câmara de Corumbá

Na zona rural de Corumbá, em pleno Pantanal, 1.219 famílias de pequenos produtores rurais de assentamentos localizados na região, continuam sofrendo com falta de água potável. Poços artesianos são perfurados, mas o resultado não é o esperado: a água é salobra, imprópria para o consumo humano.

A situação tem causado preocupação e levou o vereador Baianinho a solicitar apoio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), no sentido de atender os produtores rurais com água potável, com auxílio de caminhão pipa.

Baianinho explicou que sua preocupação foi levar ao conhecimento do diretor presidente da Sanesul, Luiz Carlos da Rocha Lima, a situação em que se encontram as famílias dos assentamentos Tamarineiro I e II, Taquaral, Paiolzinho e São Gabriel, “que estão sofrendo com deficiência de água, sendo sanada de forma paliativa por meio de poços que abastecem aquelas regiões com agua salobra”.

Ele lembra que é preciso buscar alternativas para atender os agricultores, um número expressivo de assentados que utilizam a mão de obra familiar para o sustento e abastecimento local, auxiliando a Prefeitura no desenvolvimento do Município, inclusive com a participação em Programas do Governo Federal, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), “que permite ao Município, através da Secretaria de Agricultura Familiar, adquirir os alimentos por meio de incentivo do Governo Federal e doa aos menos favorecidos em estado de vulnerabilidade social”, expressou.

Baianinho alega que, “apesar de todo empenho dos agricultores, eles não contam com abastecimento de agua potável para atender as suas necessidades básicas, dificultando sobremaneira o dia-a-dia daquelas famílias que lutam pelo sustento e pela a vida, situação de extrema dificuldade e preocupação”.

E é justamente para minimizar a situação que o vereador está recorrendo à Sanesul, em busca de auxílio. Ele está solicitando a doação de um caminhão pipa para atender as famílias de pequenos produtores rurais. “Tenho certeza de que isso vai fortalecer ainda mais os laços e conceito que temos por esta empresa”, disse no final.

Mutirão

Por outro lado, o vereador está também solicitando à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, um mutirão de limpeza no Bairro Primavera, com retirada de lixo acumulado, roçada de matagal, limpeza das bocas de lobo e colocação de lâmpadas para melhorar iluminação, no sentido de minimizar o transtorno dos moradores.

Baianinho também solicitou ao setor de Infraestrutura, uma solução para o problema existente na Alameda São José, no Bairro Aeroporto. Conforme ele, a via está em “estado deplorável, com lama quando chove, buracos, minadouro, dificultando muito a passagem de pessoas e automóveis. “Sem contar que pode causar riscos á saúde dos moradores, uma vez que a rua acumula água da chuva e possui sujeiras que podem causas doenças”, completou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
PF de MS recebe 23 viaturas e recebe 29 novos policiais federais
GERAL
Concursos da PM e CBM possuem novos cronogramas de atividades
COVID-19
MS registra quase 151 mil casos confirmados de coronavírus e 2,7 mil óbitos pela doença
VACINA COVID-19
Vacinas chegam em MS nesta segunda e campanha deve ter início às 16 horas
POLICIAL
Policiais detém dois homens após briga no bairro Aeroporto
EDUCAÇÃO
REME abre Pré-Matrícula Digital para alunos novos; veja calendário
ECONOMIA
Auxílio emergencial: Caixa libera saque para nascidos em agosto
GERAL
Bombeiros atendem solicitação de suposto desaparecimentos de pessoas em fazenda
GERAL
Bombeiros resgatam vaca que caiu em poço artesiano de 8 metros no Assentamento Taquaral
COLISÃO
Batida de carro e moto no Popular Nova deixa motociclista com ferimento graves

Mais Lidas

GERAL
Bombeiros atendem solicitação de suposto desaparecimentos de pessoas em fazenda
EDUCAÇÃO
REME abre Pré-Matrícula Digital para alunos novos; veja calendário
COLISÃO
Batida de carro e moto no Popular Nova deixa motociclista com ferimento graves
EMPREGO
Mato Grosso do Sul começa semana com 2.394 vagas de emprego