Menu
domingo, 03 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador pede apoio da Sanesul para atender produtores rurais

06 março 2018 - 09h17Câmara de Corumbá

Na zona rural de Corumbá, em pleno Pantanal, 1.219 famílias de pequenos produtores rurais de assentamentos localizados na região, continuam sofrendo com falta de água potável. Poços artesianos são perfurados, mas o resultado não é o esperado: a água é salobra, imprópria para o consumo humano.

A situação tem causado preocupação e levou o vereador Baianinho a solicitar apoio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), no sentido de atender os produtores rurais com água potável, com auxílio de caminhão pipa.

Baianinho explicou que sua preocupação foi levar ao conhecimento do diretor presidente da Sanesul, Luiz Carlos da Rocha Lima, a situação em que se encontram as famílias dos assentamentos Tamarineiro I e II, Taquaral, Paiolzinho e São Gabriel, “que estão sofrendo com deficiência de água, sendo sanada de forma paliativa por meio de poços que abastecem aquelas regiões com agua salobra”.

Ele lembra que é preciso buscar alternativas para atender os agricultores, um número expressivo de assentados que utilizam a mão de obra familiar para o sustento e abastecimento local, auxiliando a Prefeitura no desenvolvimento do Município, inclusive com a participação em Programas do Governo Federal, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), “que permite ao Município, através da Secretaria de Agricultura Familiar, adquirir os alimentos por meio de incentivo do Governo Federal e doa aos menos favorecidos em estado de vulnerabilidade social”, expressou.

Baianinho alega que, “apesar de todo empenho dos agricultores, eles não contam com abastecimento de agua potável para atender as suas necessidades básicas, dificultando sobremaneira o dia-a-dia daquelas famílias que lutam pelo sustento e pela a vida, situação de extrema dificuldade e preocupação”.

E é justamente para minimizar a situação que o vereador está recorrendo à Sanesul, em busca de auxílio. Ele está solicitando a doação de um caminhão pipa para atender as famílias de pequenos produtores rurais. “Tenho certeza de que isso vai fortalecer ainda mais os laços e conceito que temos por esta empresa”, disse no final.

Mutirão

Por outro lado, o vereador está também solicitando à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, um mutirão de limpeza no Bairro Primavera, com retirada de lixo acumulado, roçada de matagal, limpeza das bocas de lobo e colocação de lâmpadas para melhorar iluminação, no sentido de minimizar o transtorno dos moradores.

Baianinho também solicitou ao setor de Infraestrutura, uma solução para o problema existente na Alameda São José, no Bairro Aeroporto. Conforme ele, a via está em “estado deplorável, com lama quando chove, buracos, minadouro, dificultando muito a passagem de pessoas e automóveis. “Sem contar que pode causar riscos á saúde dos moradores, uma vez que a rua acumula água da chuva e possui sujeiras que podem causas doenças”, completou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia D
Municípios de MS participam de mobilização nacional em combate à Dengue
Ecoa Pantanal
Relatório alerta sobre o efeito cumulativo das barragens no Pantanal
Plantão
Passageira sofre fratura exposta e é abandonada por motociclista
Em obras
Seilog garante que travesseia na ponte do rio Paraguai é segura
10 horas no trajeto
Criança é resgatada no Pantanal com miçanga no nariz
Em 5 cidades
Classificados para 3ª fase do Voucher Desenvolvedor participam de vivência no Senac
Campanha Nacional
Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito
Atrasado
MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni
Aposta
Mega-Sena pode pagar R$ 185 milhões neste sábado
Destaque
Sistema E-Crie de MS é avaliado pelo Ministério da Saúde para implementação em nível nacional

Mais Lidas

Plantão
Passageira sofre fratura exposta e é abandonada por motociclista
Em ônibus fretado
Três bolivianos são flagrados com 3,1 kg de cocaína nos calçados
Benefício
Prefeito assina decreto que regulamenta aumento no plantão de profissionais da saúde
Necessário
Recadastramento em programa do Governo que paga a conta de luz segue até 10 de maio