Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador pede apoio da Sanesul para atender produtores rurais

06 março 2018 - 09h17Câmara de Corumbá

Na zona rural de Corumbá, em pleno Pantanal, 1.219 famílias de pequenos produtores rurais de assentamentos localizados na região, continuam sofrendo com falta de água potável. Poços artesianos são perfurados, mas o resultado não é o esperado: a água é salobra, imprópria para o consumo humano.

A situação tem causado preocupação e levou o vereador Baianinho a solicitar apoio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), no sentido de atender os produtores rurais com água potável, com auxílio de caminhão pipa.

Baianinho explicou que sua preocupação foi levar ao conhecimento do diretor presidente da Sanesul, Luiz Carlos da Rocha Lima, a situação em que se encontram as famílias dos assentamentos Tamarineiro I e II, Taquaral, Paiolzinho e São Gabriel, “que estão sofrendo com deficiência de água, sendo sanada de forma paliativa por meio de poços que abastecem aquelas regiões com agua salobra”.

Ele lembra que é preciso buscar alternativas para atender os agricultores, um número expressivo de assentados que utilizam a mão de obra familiar para o sustento e abastecimento local, auxiliando a Prefeitura no desenvolvimento do Município, inclusive com a participação em Programas do Governo Federal, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), “que permite ao Município, através da Secretaria de Agricultura Familiar, adquirir os alimentos por meio de incentivo do Governo Federal e doa aos menos favorecidos em estado de vulnerabilidade social”, expressou.

Baianinho alega que, “apesar de todo empenho dos agricultores, eles não contam com abastecimento de agua potável para atender as suas necessidades básicas, dificultando sobremaneira o dia-a-dia daquelas famílias que lutam pelo sustento e pela a vida, situação de extrema dificuldade e preocupação”.

E é justamente para minimizar a situação que o vereador está recorrendo à Sanesul, em busca de auxílio. Ele está solicitando a doação de um caminhão pipa para atender as famílias de pequenos produtores rurais. “Tenho certeza de que isso vai fortalecer ainda mais os laços e conceito que temos por esta empresa”, disse no final.

Mutirão

Por outro lado, o vereador está também solicitando à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, um mutirão de limpeza no Bairro Primavera, com retirada de lixo acumulado, roçada de matagal, limpeza das bocas de lobo e colocação de lâmpadas para melhorar iluminação, no sentido de minimizar o transtorno dos moradores.

Baianinho também solicitou ao setor de Infraestrutura, uma solução para o problema existente na Alameda São José, no Bairro Aeroporto. Conforme ele, a via está em “estado deplorável, com lama quando chove, buracos, minadouro, dificultando muito a passagem de pessoas e automóveis. “Sem contar que pode causar riscos á saúde dos moradores, uma vez que a rua acumula água da chuva e possui sujeiras que podem causas doenças”, completou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética