Menu
sábado, 22 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Varíola dos Macacos: governo boliviano disponibiliza linha telefônica para consultas

29 agosto 2022 - 10h07Redação com informações do El Deber

O ministro da Saúde da Bolívia, Jeyson Auza, informou nesta segunda-feira (29), que uma gestante contraiu varíola no país e está estável, assim como os outros 67 pacientes com a doença, registrados até ontem, domingo (28). 

"Todos os pacientes estão controlados e estáveis, temos pacientes grávidas, mulheres, o que mostra que essa doença não se limita a um gênero, preferência sexual ou faixa etária, todos somos suscetíveis a contrair essa doença", disse. 

Dados oficiais fornecidos no domingo mostram 68 infecções ativas e um paciente recuperado, em quatro dos nove departamentos. Há um paciente entre 10 e 14 anos; dois entre 15 e 19 anos; 50 entre 20 e 30 anos; 10 entre 40 e 49 anos; e dois de 50 a 59 anos. 

Além disso, a autoridade anunciou que a linha telefónica 800 10 1104 estará habilitada, para assistência e orientação sobre a varíola, 24 horas por dia, sete dias por semana. Este é o mesmo número que atualmente fornece informações sobre o Covid-19.  

Boletim

Dos casos confirmados em Cochabamba, quatro correspondem a Cercado e um a Vinto; dos contabilizados em La Paz, quatro na capital e um em Viacha; em Santa Cruz todas na capital; e em Potosí também. 

Até sábado (27), foram também registados 243 doentes suspeitos, a maioria dos infectados foram identificados nas semanas epidemiológicas 33 e 34, com 27 e 24 infeções, respetivamente. 

Auza salientou que há entre 6 e 16 dias de incubação, a partir do contato, que pode variar entre 5 e 21, sem que os sintomas apareçam, depois podem passar mais 21 dias em que a doença se desenvolve, em uns menos, em outros metade, e o tratamento não ataca o vírus, é sintomático. 

"Não é possível estabelecer termos matemáticos (quanto a duração da doença), todos os doentes têm controle médico rigoroso, temos um oficialmente declarado recuperado, sem o menor risco de contágio", concluiu. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água
Meio Ambiente
Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
24 horas
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
Tempo
Sábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana
Assistência Social
Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil
meio ambiente
Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal
meio ambiente
Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024
Assistência Social
Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
Saúde
Corumbá recebe recurso federal para compra de raio-X odontológico panorâmico

Mais Lidas

Direito de Resposta
Dono de bar acusado de perturbação diz que atende as solicitações do morador desde a inauguração
Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá
Polícia
Mulher presa por estupro da filha trabalhava tranquila em lanchonete de Corumbá
Economia
Consignado para CLT entra em vigor nesta sexta-feira, 21