Menu
quinta, 28 de janeiro de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Uninter cria ferramenta gratuita de auxílio à escolha profissional para estudantes do ensino médio

24 julho 2018 - 10h53Kamilla Marques

Uma das maiores dificuldades dos estudantes do ensino médio é decidir qual o curso de graduação mais adequado às expectativas profissionais futuras. Não à toa, a incompatibilidade da personalidade do aluno com o curso escolhido é considerada uma das principais causas da evasão no ensino superior, segundo dados do MEC de 2015. Para as instituições de ensino públicas e privadas, que registram taxas de evasão anual em torno de 20% nos últimos 15 anos, a indecisão profissional representa grave comprometimento nos investimentos em educação, além de gerar dificuldades para alocar recursos na abertura de mais vagas no ensino superior.

Pensando nisso, o Grupo Uninter desenvolveu programa de auxílio à escolha profissional para estudantes do ensino médio, chamado Link no Futuro. A intenção é oferecer recursos acessíveis que podem ajudar estudantes de todo o país no processo de escolha e autoconhecimento. Lançado em abril deste ano, mais de 10 mil alunos do Paraná já tiveram acesso; a expectativa é alcançar 50 mil alunos até o final do ano, período de realização de vestibular.

O serviço é totalmente gratuito: basta realizar inscrição no site e dar início à avaliação. Por meio de perguntas que investigam o perfil comportamental do aluno, bem como os gostos e aptidões, em um teste que leva entre 20 a 30 minutos para ser respondido, os estudantes podem entender melhor suas preferências. “Ao fim, o sistema apresenta as áreas de interesse e o peso de cada área no perfil do aluno, bem como uma lista de cursos mais adequados ao perfil profissional”, explica Joselmo Rezende, gestor do projeto.

Ainda no site é possível ter acesso a informações e dicas sobre ENEM, Prouni e outros programas do governo, dicas de provas, estudos, matérias sobre profissão e carreira. “A Uninter cumpre sua função social com a educação ao ajudar nossos jovens a descobrir suas vocações e preparem-se ao mercado de trabalho”, finaliza Alfredo Pires, Diretor de Negócios da Uninter.

Link no Futuro: combate à evasão no ensino superior

Para muitas pessoas, a indecisão profissional pode ser um problema que os acompanha mesmo após a fase de encerramento do ensino médio, e se estender por muitos anos. Por isso, o projeto da Uninter começa a ser apresentado aos estudantes já no 1º ano do ensino médio. “ A intenção é acompanharmos o desenvolvimento desse aluno ao longo de todo o ensino médio até o momento do primeiro vestibular para dar segurança na escolha”, avalia Rezende. As atividades do primeiro e segundo ano iniciaram em Curitiba este ano e serão levadas para todo o Brasil. No entanto, a plataforma já está disponível online para estudantes de todo o país.

Dayane dos Santos Ferreira, 28 anos, mora em Itabaiana, no Sergipe. Desde que completou o ensino médio, não conseguiu dar andamento ao sonho de ter um diploma. Recentemente, ela procurou o projeto Link no Futuro para confirmar suas aptidões. “De todos os sites de teste vocacional, este foi o melhor. Linguagem contemporânea, moderna, despojada”, avalia. Como resultado, encontrou três sugestões de curso: Psicologia, Filosofia e Publicidade e Propaganda.

Além das opções de curso, o teste oferece outros subsídios que devem ser levados em conta, como áreas e aptidões que podem ser exploradas. O objetivo é fomentar a escolha mais assertiva de acordo com a realidade de cada estudante. “Vi que tenho aptidão em Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Linguística, Letras e Artes”, conta Dayane. Após avaliar as considerações do resultado, Dayane optou por fazer Psicopedagogia no próximo semestre. “Pensando em empregabilidade, nas áreas que eu gosto e no resultado do teste, decidi pelo curso de Psicopedagogia”, finaliza.

Para mais informações, acesse linknofuturo.com.br ou entre em contato pelo 0800 702 0500.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRANSPORTE ILEGAL
ANTT emite nota a pedido do MPF e diz que operação da Buser é ilegal e passível de penalização
PROMOÇÃO DE PASSAGENS
Andorinha disponibiliza passagens promocionais a R$59,90
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da região do Taquari a partir do dia 30
CONSUMIDOR
Anatel divulga balanço de reclamações em 2020
EDUCAÇÃO
IFMS divulga lista de inscritos para cursos de idiomas em andamento
Candidatos com a inscrição homologada deverão fazer testes de nivelamento de Espanhol, Inglês e Libras. Provas online serão aplicadas entre 1º e 9 de fevereiro
COVID-19
Mato Grosso do Sul registra 582 novos casos de Covid e 9 óbitos
COVID-19
Mais de 1200 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Corumbá
CULTURA
Prefeitura disponibiliza, na quinta-feira, espetáculo "Conectados" na internet
GERAL
MS participa da 3ª edição de maratona mundial de criação de games
ECONOMIA
Nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Mais Lidas

PROMOÇÃO DE PASSAGENS
Andorinha disponibiliza passagens promocionais a R$59,90
POLICIAL
Passageiro de ônibus é preso com grande quantia de dinheiro em mala
COVID-19
Mato Grosso do Sul registra 582 novos casos de Covid e 9 óbitos
COVID-19
Mais de 1200 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Corumbá