Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Últimos dias para pedido de isenção da inscrição do Exame de Seleção do IFMS

19 setembro 2022 - 09h01Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até o próximo dia 23 de setembro os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção 2023, que oferta 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Conforme o Edital 061/2022, que traz todas as regras do processo seletivo, podem solicitar a gratuidade os candidatos que apresentarem documento que comprove estarem matriculados ou terem concluído o 9° ano do ensino fundamental em escola pública (declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola) ou que apresentem o CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais).  

Para isso, no ato da inscrição na Página do Candidato, ao escolher o local (campus) e a opção (curso e o turno), no campo "Escolha a forma de inscrição", deve optar por "Isento". Ainda, é necessário realizar o upload do comprovante no próprio sistema de inscrição, sendo permitido apenas um arquivo, nos formatos PDF, JPG ou PNG.

A divulgação preliminar dos pedidos de isenção será divulgada em 27 de setembro, com prazo de dois dias para recurso. Aqueles que tiverem o pedido de isenção indeferido (não concedido) deverão efetuar normalmente o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 20, até 6 de outubro, quando se encerra o prazo.

Ainda tem dúvidas de como se inscrever para o Exame de Seleção 2023? Então confira o passo a passo de como efetuar a inscrição.

Cursos

Os cursos integrados permitem que o estudante tenha a formação técnica de maneira articulada ao ensino médio. São oferecidos gratuitamente pelo IFMS em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

As opções para ingresso em 2023 são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia, além de um novo curso, técnico integrado em Administração. 

Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho. Você pode entender melhor o ensino técnico integrado do IFMS acessando a matéria publicada sobre o assunto.

Exame de Seleção

As inscrições vão até 5 de outubro e devem ser feitas pela Página do Candidato. Para participar, é necessário que o interessado possua Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, em janeiro do ano que vem. 

Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus e solicitar ajuda para realizar sua inscrição, observando os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

Para aqueles que não tem têm direito à isenção, o valor da taxa de inscrição é de R$ 20, e deverá ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU).

IMPORTANTE: só é possível o pagamento por aplicativo se for do Banco do Brasil, lembrando que não é um boleto, é preciso pagar como GRU. Também não é possível o pagamento em casas lotéricas. Como a GRU não é registrada automaticamente, a orientação é de que o pagamento seja feito no dia seguinte ao da emissão dela, respeitando o prazo limite final de 6 de outubro.

Metade das 1.670 vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. 

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deve se atentar ao edital de abertura, publicado na Central de Seleção

Prova

Será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde são ofertadas as vagas. O exame será composto por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, conforme conteúdo programático da prova. 

A previsão é de que resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro. 

Acesse a página do Exame de Seleção 2023 e fique por dentro de todas as informações sobre a prova. Em caso de dúvida, o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected]

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul