Menu
sexta, 14 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Último dia de inscrição para cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMS

05 outubro 2022 - 13h45Assessoria IFMS

Termina nesta quarta-feira, 5, o prazo de inscrições no Exame de Seleção 2023 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), pelo qual são ofertadas 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, todos gratuitos. As regras do processo seletivo estão dispostas no Edital nº 061/2022

Neste tipo de curso, a formação técnica profissional e a formação básica de ensino médio ocorrem de forma integrada. As opções são Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo do trabalho.

As vagas estão distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

O requisito é ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem. O candidato também deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Os interessados devem se inscrever até às 23h59 (horário de Mato Grosso do Sul) pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Aqueles que não têm acesso à internet, poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus e solicitar ajuda para realizar sua inscrição, observando os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

Confira o passo a passo de como efetuar a inscrição!

Pagamento da inscrição - A taxa de inscrição é de R$ 20, e deve ser paga utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU). O prazo final para pagamento é até esta quinta-feira, 6. Importante:

  • Caso seja necessário, a GRU pode ser novamente gerada na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, sistema onde se inscreveu, mas lembrando que ela só pode ser emitida até esta quarta-feira, 5.
  • A GRU só pode ser paga em agências do Banco do Brasil ou pelo aplicativo do Banco do Brasil.
  • A GRU não é um boleto.
  • Não é possível pagar a GRU em casas lotéricas.
  • Como a Guia não é registrada automaticamente, a orientação é de que o pagamento seja feito no dia seguinte ao da sua emissão. Se for emitida nesta quarta-feira, deve ser paga até quinta, prazo final para pagamento.
  • Os candidatos que tiveram o pedido da taxa de isenção indeferido (não concedido) devem efetuar normalmente o pagamento, também até esta quinta-feira, 6, quando se encerra o prazo. A relação final do resultado dos pedidos de isenção da taxa pode ser conferida na Central de Seleção.

Se o candidato não fizer o pagamento de forma correta e dentro do prazo, a inscrição não será aceita e ele não poderá realizar o Exame de Seleção. 

Em caso de dúvidas, o contato com o IFMS deve ser feito pelo e-mail [email protected].

Na página do Exame de Seleção 2023 também estão disponibilizadas mais informações.

Ação Afirmativa (cotas) -  Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública.

Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deve ler atentamente o item 3 do edital de abertura.

Prova - Será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas. 

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no Anexo X do edital. 

A previsão é de que resultado final do Exame de Seleção 2023 e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro, com matrículas em janeiro do ano que vem. Todas as publicações são feitas na Central de Seleção do IFMS.

Para saber mais sobre os cursos ofertados pelo IFMS, acesse a página dos Cursos Técnicos Integrados

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal