Menu
segunda, 22 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

UEMS é selecionada para oferecer mestrado profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

03 abril 2024 - 09h55Assessoria, UEMS

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) conquistou um importante reconhecimento na área acadêmica. A instituição foi uma das nove selecionadas em todo o país para integrar a Rede do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), conforme anunciado na última sexta-feira (22), Dia Mundial da Água.

A notícia foi divulgada durante um evento especial em comemoração à data, pela superintendente adjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Renata Maranhão, e pelo coordenador geral do ProfÁgua, Jefferson de Oliveira.

A UEMS, em parceria com outras instituições, como a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e Embrapa/MS, formou uma equipe multidisciplinar para oferecer o curso. O objetivo é capacitar profissionais aptos a lidar com os desafios da gestão de recursos hídricos, em meio ao atual cenário de mudanças climáticas.

O ProfÁgua na UEMS receberá um investimento de R$ 7,3 milhões e obteve uma avaliação de nota 4, a mais alta entre os novos cursos. Mais de 500 profissionais já concluíram o mestrado e há a expectativa de que outros 500 finalizem projetos de pesquisa, segundo informações da ANA.

A pró-reitora da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI) da UEMS, Amanda Danaga, destacou a importância do novo mestrado para o estado de Mato Grosso do Sul. Ela ressaltou a necessidade de capacitar profissionais na área de saneamento básico e gestão de recursos hídricos, visando encontrar soluções para a oferta de água, especialmente em comunidades carentes, como as indígenas.

"Cabe ressaltar que a UEMS proporciona essa conquista junto com sociedade, surgindo de um momento que a universidade está mais inserida em diferentes níveis de Governança do Estado e de participação de processos entre diversas instituições. Em dezembro foi criado o Comitê de Bacias do Rio pardo, pois envolve 13 municípios, e é responsável pela regulação e gestão de recursos hídricos, incluindo água de consumo populacional, turismo, e região do bioma pantaneiro", destaca o docente da UEMS, doutor Fabio Ayres.

O Edital do ProfÁgua, que contemplou a UEMS, foi proposto para receber propostas de adesão de instituições públicas de ensino superior de 13 estados onde o mestrado ainda não é oferecido, incluindo Mato Grosso do Sul. A chamada é aberta a instituições públicas de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e estabelece requisitos para participação das instituições nessa seleção.

A iniciativa conta com o apoio da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Imasul (Instituto de Meio Ambiente Estadual), MS Pantanal, dentre outras instituições, como o Instituto Homem Pantaneiro.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Obrigatório
Aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Trânsito
Motorista atropela casal em moto e foge sem prestar socorro
Ministério Público
Empresa alega que "poeira de minério" tem causado morte de animais na zona rural de Corumbá
MPMS instaurou inquérito para apurar a denúncia apresentada por empresa proprietária de Fazenda na região de Maria Coelho
Campeonato
Torneio Centro-Oeste de Natação atrai 470 atletas para Campo Grande
Calendário
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Em Jardim
Ação conjunta apreende 12 toneladas de maconha; a maior do ano
Plantão
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nas últimas 24 horas

Mais Lidas

Hoje
Visitante tenta entrar no presídio de Corumbá com cocaína escondida no chinelo
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Obrigatório
Aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS