Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Turismo de MS presente na maior feira de Observação de Aves da América Latina

17 maio 2018 - 08h50Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), participará de mais uma ação estratégica para promover e divulgar MS como um importante destino turístico. Dessa vez, será na 23ª AvistarBrasil – Encontro Brasileiro de Observação de Aves que acontece de 18 a 20 de maio, no Instituto Butantan, em São Paulo (SP).

Considerada a maior feira de Observação de Aves da América Latina, a AvistarBrasil recebe anualmente expositores de todo Brasil e de países estrangeiros. O público participante é composto por observadores de aves, fotógrafos, ornitólogos, guias de turismo e amantes da natureza.  Visitantes do Instituto Butantã também terão a oportunidade de participar das atividades e assistir diversas palestras como a “MS: birdwatching no seu melhor estado”, que será ministrada diretor de Desenvolvimento do Turismo e Mercado da Fundtur-MS, Geancarlo Merighi.

Técnicos da Fundtur e empresários do setor turístico sul-mato-grossense farão parte uma caravana, em parceria com o Sebrae, para  atender os visitantes no estande do MS. A participação na AvistarBrasil configura uma ótima oportunidade para promover os destinos sul-mato-grossenses do segmente de observação de aves a novos mercados, visando novas possibilidades de comercialização e aumento de fluxo turístico.

O birdwatching, como é conhecido, já atrai milhares de brasileiros e estrangeiros para observar espécies raras com binóculos e, quando possível, fotografá-las. São cerca de 1.900 espécies de aves catalogadas no Brasil e em Mato Grosso do Sul é possível encontrar mais de 650 delas vivendo livremente em ambientes rurais e urbanos. São vários os locais para a prática da atividade, como o Pantanal, Parque Nacional da Serra da Bodoquena, parques estaduais, região turística Rota Norte e até a Capital, Campo Grande.

Caboclinho (Sporophila bouvreuil). Foto: Portal do Governo do MS.

Mato Grosso do Sul possui ainda um diferencial para os observadores brasileiros que é a presença de duas espécies que, dentro do território nacional, só são observadas no Pantanal Sul-mato-grossense e na Serra da Bodoquena. Fora do território nacional, o Rapaizinho-do-chaco (Nystalus striatipectus) é avistado no Leste da Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina, e o Tiriba-fogo (Pyrrhura devillei) pode ser encontrado no chaco paraguaio.

2018 – Ano das Aves

Em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês), importantes instituições estrangeiras como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e The Cornell Lab of Ornithology, oficializaram 2018 como o Ano das Aves.

E em 2018 o Brasil, segundo país com maior diversidade de aves no mundo e um dos melhores destinos para a prática do birdwatching, ficou em quarto lugar no ranking mundial do Global Big Day 2018. A “competição” é de quem realiza o maior registro de espécies de aves em 24h. Foram 1.036 espécies em 801 listas registradas no País, que ficou atrás apenas da Colômbia, Peru e Equador. Mato Grosso do Sul registrou 285 espécies de aves, com destaque para o município de Aquidauana, onde houve registro de 206 espécies. Com isso o Estado ficou em 7º lugar em nível nacional no GBD 2018, melhor colocação do MS desde que começou a participar do evento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal