Menu
quinta, 13 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Tucanos se aliam com partidos de direita e centro-esquerda em aliança mais ampla

25 julho 2022 - 09h47Celso Bejarano, Correio do Estado

Ao menos até agora, a exatos 11 dias do prazo final das convenções partidárias, eventos em que as legendas anunciam os nomes das siglas parceiras na disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul e quais os candidatos que vão disputar as eleições em outubro, o PSDB é a legenda que mais conquistou alianças. 

De acordo com sua assessoria, o tucano Eduardo Riedel, que concorre ao governo, terá em seu palanque integrantes das legendas PP, da pré-candidata ao Senado, Tereza Cristina, deputada federal e ex-ministra da Agricultura; do PL, do presidente Jair Bolsonaro; do PSB e aguarda definições do comando estadual do PDT.  

O PSDB ainda terá apoio de outros que estão no espectro do centro e da esquerda, como o PSB de Geraldo Alckmin - vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aliança oficializada no último sábado.  

O PDT também é um dos partidos que devem se juntar ao time de Eduardo Riedel, que ontem participou da convenção do PL que lançou Jair Bolsonaro candidato à reeleição, juntamente com Tereza Cristina, do PP.   

A aliança do PSDB deve ainda ter partidos como o Cidadania e Republicanos, além de outros “nanicos. Por enquanto, pelo menos sete partidos estão neste grupo.   

As alianças só são permitidas, por regra eleitoral, às candidaturas majoritárias, que elegem o presidente, governadores, prefeitos e senadores. 

A convenção do PSDB acontece no dia 5 de agosto. 

7 Partidos 

A aliança em torno de Eduardo Riedel (PSDB) agrega mais partidos, desde o PL, de Jair Bolsonaro, até o PSB, de Geraldo Alckmin, vice na chapa de Lula (PT). 

André 

O MDB do pré-candidato André Puccinelli, informou que até agora tem como certo acordo político com a legenda Solidariedade. Interloculares do ex-goverandor informoram que há articulações sendo mexidas, mas definição, mesmo, deve ser anunciada somente no dia da convenção partidária, dia 5 de agosto.   

“Até o momento, só o Solidariedade está confirmado. Novos apoios serão definidos na convenção”, afirmou a assessoria do pré-candidato emedebista. 

União Brasil, da já oficializada candidata ao governo, a deputada federal Rose Modesto,  consolidou pacto com o Podemos. O partido que surgiu da fusão do DEM e o PSL, ainda não sabe quem será o seu candidato a vice-governador. Especula-se que o indicado sairá da própria legenda. 

O PRTB, do pré-candidato Renan Contar, o capitão Contar, até agora é o único da disputa pelo governo que ensaia concorrer com chapa pura, ou seja, sem aliança.   

Marquinhos 

O ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, que deixou o mandato para trás para concorrer ao governo, pelo PSD, até agora, conta com o apoio do partido Patriota, o Patri, do deputado estadual Lídio Lopes e a vice-prefeito que tornou-se prefeita da cidade, Adriane Lopes.   

Há uma expectativa, conforme aliados de Marquinhos, de legendas pequenas o acompanharem, mas isso deve ser confirmado depois das convenções. O PSD tinha a expectativa de contar com o PSB, mas “perdeu” o partido para Riedel. Agora, continua na briga pelo PDT, mas com chances menores.   

A convenção do PSD está marcada para o dia 30, próximo sábado. 

Psol e partido Rede, ligados pela Federação Partidária, anunciaram neste domingo (24), ontem, em Campo Grande, os candidatos Adônis Marcos, ao governo e como vice, Ilmo Cândido de Oliveira.   

A chamada Federação, novidade na eleição a partir deste ano, autoriza a aliança de dois ou mais partidos, desde que eles sigam depois do pleito como um só fosse por período de quatro anos. 

O PT, que trocou a pré-candidatura de Zeca do PT pela da advogada Giselle Marques, deve concorrer ao lado do PV e do PCdoB. As três siglas se uniram por meio da Federação Partidária. A convenção petista acontece no dia 30, sábado que vem. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio
Cidade
Bancos não abrem neste feriado da Retomada de Corumbá
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta

Mais Lidas

Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Turismo
Consultoria vai facilitar certificação internacional para destinos e negócios de turismo em MS
Meio Ambiente
Câmara pede apoio técnico e logístico ao Governo Federal para combater queimadas no Pantanal
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal