Menu
segunda, 15 de abril de 2024
Câmara de Portas Abertas
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

TRE-MS recebe doação de 100 smartphones da Receita Federal

25 junho 2020 - 10h17Redação

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul recebeu nesta quarta-feira (24), 100 (cem) unidades de smartphones da Receita Federal, itens oriundos de apreensões de importação ilegal ao Brasil. Os aparelhos móveis serão utilizados durante o processo eleitoral para realizar intimações eletrônicas de mesários, candidatos e advogados, gerando uma economia de mais de 300 mil reais aos cofres públicos frente ao modelo de intimação física.

O procedimento via mensagens eletrônicas já foi adotado em 2018 e, visando expansão do seu uso e da economia de recursos em 2020, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) solicitou a doação de mais dispositivos à Receita Federal, tendo sido prontamente atendido.

Os aparelhos recebidos serão distribuídos aos cartórios eleitorais da capital e do interior e, além da destinação para intimação, serão usados também na realização de vistoria dos  locais de votação e pontos de transmissão de dados, com a utilização do GEL – Georreferenciamento Eleitoral, aplicativo da Justiça Eleitoral para coleta dos dados desses locais e as respectivas coordenadas geográficas. Para utilização da ferramenta, os cartórios necessitam de dispositivos de telefonia móvel, proporcionando maior agilidade na coleta de dados.

As informações coletadas são essenciais na definição da logística das eleições, bem como as coordenadas geográficas, as quais facilitarão a consulta do eleitor acerca do endereço do local de votação no dia do pleito.

Outro benefício é a coleta de imagens e características de acessibilidade dos prédios, que auxiliam os cartórios eleitorais na distribuição das seções que recebem eleitores com limitações de mobilidade.

O Presidente do TRE-MS, Desembargador João Maria Lós, destacou a importância da colaboração entre as instituições em um ano em que a economia de recursos públicos se tornou muito mais importante: "Diante do quadro de pandemia e consequente retração da economia nacional é de extrema importância que busquemos novos meios e parcerias dentre as instituições para utilizar os recursos financeiros públicos da forma mais racional e eficiente possível, além de avançar na digitalização e desburocratização do Judiciário. Agradeço a administração da Receita Federal pela doação ao TRE e parabenizo-a por essa ação, que bem evidencia sua responsabilidade social.”

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Carro que saiu de Corumbá com 98 kg de cocaína é interceptado na BR 163
Educação
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje
Flagrante
Ex-detentos são presos arremessando cocaína para dentro do presídio de Corumbá
Em Campo Grande
Inscrições para oficinas do Festival da Juventude na UFMS encerram hoje
Intercâmbio
Guardas de Corumbá vão a Dourados conhecer as atividades de Segurança Escolar Comunitária
Até 30 de abril
Prefeitura prorroga pagamento à vista do IPTU; parcelamento vence hoje
Preço baixo
De perfumes a eletrônicos, leilão da Sefaz/MS abre visitação
Internacional
Embrapa Pesca e Aquicultura participa de missão técnica na Malásia
Vila Guarani
Autor de homicídio morre em confronto com a Polícia
Hoje
Seminário divulga ciência e conhecimento sobre a conservação de felinos no Pantanal

Mais Lidas

Vila Guarani
Autor de homicídio morre em confronto com a Polícia
Tráfico de Drogas
Brasileiras são flagradas com 10 kg de cocaína na BR 262
Saneamento
Força-tarefa vai combater fraudes em ligações de rede de água no Estado
Oportunidade
MS possui 4.130 vagas de emprego disponíveis na Funtrab