Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Transporte intermunicipal proibido incentiva viagens clandestinas em Corumbá

22 abril 2020 - 09h13Flávia Ibañez

Nesta quarta-feira, 22, completam um mês que as linhas intermunicipais foram proibidas em Corumbá. Para cumprir o que diz o decreto nº 2.269, onde é estabelecido o fim das atividades de embarque e desembarque nas linhas regulares, assim como ônibus e vans de fretamento, dentro do perímetro urbano da cidade, o terminal rodoviário foi interditado pela Fundação de Turismo do Pantana no dia 23 de março. Acontece que o que era para conter a chegada da Covid-19 na cidade terminou incentivando uma solução clandestina para as pessoas chegarem aos seus destinos. Grupos de aplicativo oferecem viagens intermunicipais livremente, sem qualquer fiscalização, incluindo serviço de entrega para encomendas.

A denúncia chegou ao site Capital do Pantanal que constatou a oferta ilegal das chamadas “Caronas Amigas” para cidades como Campo Grande, Aquidauana, Anastácio e Miranda. Apesar de serem chamadas de “caronas”, é um serviço cobrado, e como tudo que é “pirata” chama atenção pelo preço mais barato. É a falsa sensação de estar na vantagem, quando na verdade está pondo a própria vida em risco, viajando com motoristas não profissionais e sem qualquer seguro legal da viagem. 

Nos últimos dias, a prefeitura de Corumbá flexibilizou diversas medidas restritivas como a reabertura das academias de ginástica, o retorno das feiras livre, extensão do horário do comércio local e a volta do público em celebrações e cultos religiosos. Os novos decretos foram estabelecidos com base na segurança de que a Saúde de Corumbá está fortalecida e preparada para atender demandas de infectados pelo novo Coronavírus, com criação de novos leitos e 24 respiradores disponíveis para tratamentos.

Fica a pergunta... Não seria a hora do poder municipal flexibilizar o transporte intermunicipal? A denúncia de viagens clandestinas para destinos em outros municípios mostra que há falhas nas barreiras sanitárias, que não previam tal acontecimento e se concentram em fiscalizar apenas vans, ônibus e caminhões. Esqueceram que brasileiros são famosos por sempre encontrarem um “jeitinho” para seus impedimentos.

A interferência do município se faz necessária para evitar futuros problemas como acidentes fatais e até crimes de contrabando, visto que os clandestinos estão oferecendo serviço de entrega de encomendas. Um motorista comum pode perfeitamente levar droga para outra cidade sem saber o que transporta num pacote “inocente” de uma “carona amiga”.

O que impede a onda de flexibilização beneficiar empresas de transporte intermunicipais regulamentadas que empregam centenas de famílias corumbaenses? Chefes de família estão a manutenção de seus empregos ameaçados pela paralisação. Uma empresa teria todas as condições de assumir compromisso em respeitar normas e seguir viagens com respeito e segurança sanitária.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública