Menu
terça, 05 de dezembro de 2023
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Transição para novo sistema de penhora online inicia no final de agosto

15 agosto 2020 - 08h54Ascom CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN) e o Banco Central lançam, no dia 25 de agosto, o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), nova plataforma virtual para magistrados dos cinco ramos do Judiciário solicitarem o bloqueio on-line de ativos de devedores com dívidas reconhecidas pela Justiça. O cronograma de implantação inclui a migração dos dados do Bacenjud, que, desde os anos 2000, viabiliza essas operações de cobrança e a automatização do Sisbajud no Processo Judicial Eletrônico (PJe).

O novo sistema que irá ao ar começou a ser desenvolvido no ano passado, a partir de um convênio entre o CNJ, BC e PGFN para o aprimoramento do rastreamento de ativos de devedores e penhora virtual de valores. O Bacenjud se transformou, ao longo dos anos, em uma importante ferramenta tecnológica para magistrados determinarem o rastreamento e o bloqueio de ativos de devedores com dívidas reconhecidas pela Justiça.

A importância da penhora on-line é dada pelos números. Somente no ano passado, os bloqueios para o pagamento de credores feitos pelo Bacenjud somaram R$ 55,9 bilhões, abrangendo cerca de 18 milhões de decisões judiciais. Do total bloqueado nas contas dos devedores, R$ 31,2 bilhões se transformaram em depósitos judiciais para o pagamento a credores.

Cronograma para preparação

De acordo com os juízes auxiliares da Presidência do CNJ Dayse Starling e Adriano da Silva, que integram a equipe de desenvolvimento do novo sistema, a substituição do Bacenjud pelo Sisbajud será feita entre os dias 24 de agosto, com a preparação dos dois sistemas para mudança, e 7 de setembro.

Após o lançamento oficial pelo CNJ, Banco Central e PGFN  no dia 25/8, terá início a fase de transição, concedendo um prazo para os tribunais realizem as adequações necessárias ao novo sistema, evitando descontinuar o rastreamento de ativos e pedidos de bloqueio.

Feitas as adaptações necessárias para que os tribunais tenham plenas condições de acesso ao novo sistema, o Bacenjud será retirado de atividade, em 4 de setembro, sexta-feira. Nos dias 5, 6 e 7 de setembro será feita a migração de dados entre os dois sistemas de forma que a partir de 8 de setembro o Sisbajud passará a operar de forma plena e com o Bacenjud inativo.

Maior celeridade

Com a substituição do Bacenjud pelo Sisbajud, os magistrados passarão a dispor de um sistema tecnologicamente mais atualizado e com capacidade de resposta mais célere e eficiente. Na atual fase dos aprimoramentos, o Sisbajud conterá com dois módulos: um de afastamento de sigilo bancário  e o outro para requisição de  informações sobre os devedores às instituições financeiras e penhora on-line de ativos.

No módulo da penhora on-line, os procedimentos de bloqueio de valores de devedores permanecerão os mesmos aplicados ao Bacenjud. Da mesma forma como ocorre atualmente com o Bacenjud, o Sisbajud foi estruturado para operar de forma integrada com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), plataforma eletrônica patrocinada pelo CNJ para tramitação virtual de processos judiciais.

Além disso, o Sisbajud foi idealizado para também ser acessado pelos tribunais que não utilizam o PJe, por meio de interface web, bem como, para os tribunais que assim desejarem, de integração via API (Application Programming Interface) especialmente desenvolvida para essa finalidade.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Surpresa
Morador do Guaicurus encontra arma de fogo no telhado de casa
Variedades
Cuidados essenciais para o seu veículo no verão
Mantenha seu carro em ótimo estado
Economia
Fiems comemora decisão do governo de MS em manter alíquota de 17% de ICMS para 2024
Operação Piracema
Peixaria fiscalizada pela PMA tinha mais de 70 kg de peixes não declarados em estoque
Problema corriqueiro
Vereador cobra explicações da Energisa sobre quedas constantes de energia na cidade
Carnaval 2024
Bloco Sem Limite na Folia completa 14 anos e trás Max Freitas como homenageado
Aedes Aegypti
Imóvel desabitado no centro é ameaça de criadouro do mosquito da dengue
Cidade
Vereadora pede informações sobre regularização fundiária em Corumbá
Facilidade
Novo portal oferece pagamento por Pix do IPVA 2024
Desenvolvimento
Ranking de liberdade econômica coloca MS entre os três estados com melhor ambiente para negócios

Mais Lidas

Água Clara
Carro atinge caminhonete de frente e motorista morre na BR-262
Dia 7
Advogados de Corumbá serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho
Ixone6
Morre em Campo Grande, Fuzileiro Naval que foi maestro em Corumbá
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa