Menu
segunda, 08 de março de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Teste com 10 marcas de repelentes apontam os mais recomendados

12 janeiro 2016 - 10h18Assessoria
Os repelentes são bastante usados na forma de nos protegermos de mosquitos e tendem a ser mais procurados em épocas de epidemias, como a da dengue atualmente, e também por quem viaja para regiões como praias, campo e mata fechada.  Diferente do último teste realizado pela PROTESTE em 2010, os resultados atuais não foram satisfatórios. Para avaliar a eficácia e segurança que os repelentes oferecem, a instituição testou dez marcas disponíveis no mercado: Para uso adulto: 
  • Exposis extême
  • Super Repelex Spray Familycare
  • Xô inseto Spray para repelir insetos
  • Repelente Spray Moskitoff
  • Off Family Spray
Para uso infantil:
  • Johnson's Baby Loção antimosquito
  • Off Kids Loção
  • Super Repelex Kids Gel refrescante
  • Xô inseto Kids Loção para repelir insetos
  • Turma da Mônica repelente infantil loção
Verificamos a proteção em horas contra as espécies de mosquitos Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus, a veracidade das informações do rótulo e se a composição dos produtos apresenta risco de causar alergias ou efeitos adversos a longo prazo. Proteção em horas difere da realidade Todos as marcas estão de acordo com a legislação no que diz respeito à rotulagem obrigatória de produtos cosméticos, porém, identificamos que alguns produtos estavam com o rótulo ilegível, o que dificulta ao consumidor ter plena compreensão das informações contidas. Além disso, a maioria das marcas não entrega a proteção (em horas) descrita em seus rótulos. Dentre os produtos para uso familiar a marca Exposis por exemplo, teve o melhor desemprenho no teste de eficácia,protegendo por quase 3 horas contra o mosquito da dengue, apesar de estar bem distante das 10 horas prometidas no seu rótulo. Apenas o Moskitoff apresentou resultados de acordo com o rotulado. Os produtos Off ! e Xô Inseto  também se aproximaram das horas descritas. Dentre os produtos de uso infantil, apenas o Off! Kids se aproxima do tempo de proteção prometido no rótulo. Já o “Turma da Mônica”, apresentou o pior resultado no quesito “proteção”. Com relação aos dois aplicativos para celular testados, nenhuma atividade repelente foi observada, portanto seu uso é desaconselhado. Pouca proteção contra mosquito da Dengue e risco de alergia As marcas Super Repelex, Xô Inseto e Moskitoff foram eficazes contra a espécie Culex, mas não tiveram o desempenho esperado contra a espécie Aedes, ou seja, apresentam curta proteção contra a dengue. Os produtos de uso infantil também não apresentaram bom desempenho na proteção contra o mosquito Aedes. Já com relação a outra espécie analisada, os produtos Johnson's Baby e Xô Inseto Kids foram eficazes. Apenas o produto Exposis demonstrou eficácia na proteção contra ambas as espécies de mosquito testadas (Aedes Aegypti e Culex). Quanto a possibilidade de causarem reações alérgicas, nos produtos infantis, todas os marcas apresentam risco de reações adversasnas primeiras 24 horas. Os piores resultados ficaram com os produtos Super Repelex e Xô Inseto Kids. O Produto Turma da Mônica não pôde ter o risco da exposição (aguda e crônica) avaliado porque não traz no rótulo a concentração do ativo repelente IR3535. De maneira geral, pode-se dizer que os produtos testados conferem proteção, porém, a maioria de curta duração. Como nenhum produtoapresentou os resultados esperados, não há indicação de “Melhor do Teste” nem “Escolha Certa”. Confira os resultados do teste de eficácia com repelentes
Produto Composição Proteção contra Aedes (horas)
Exposis extême Icaridina 25% 02:45
Super Repelex Spray Familycare DEET 6,79% 01:40
Xô inseto Spray para repelir insetos DEET 5% 01:20
Repelente Spray Moskitoff DEET 10% 01:30
Off Family Spray DEET 6,65% 01:30
Johnson's Baby Loção antimosquito IR3535 12,5% 01:10
Off Kids Loção DEET 7,125% 01:20
Super Repelex Kids Gel refrescante DEET 7,34% 01:10
Xô inseto Kids Loção para repelir insetos DEET 7,34% 01:00
Turma da Mônica repelente infantil  loção IR3535 01:00
  A PROTESTE reivindica melhoria na qualidade dos repelentes Pelas irregularidades constatadas no teste e diante da gravidade do avanço da epidemia de dengue no país, enviamos os resultados aos fornecedores, requerendo as providências a seguir:
  • Que seja feito um alerta público a respeito da eficácia correta dos repelentes, tanto no site das empresas quanto em jornais de grande circulação;
  • Que as embalagens e/ou rótulos tragam de forma correta e visível o tempo de eficácia dos produtos, respeitando o direito à informação, previsto no Código de Defesa do Consumidor - CDC.
  • Que as letras utilizadas nos rótulos possibilitem a leitura das informações do produto, como indicação, modo de uso, composição, tempo de eficácia, validade, entre outras.
Caso as empresas não se adequem, a PROTESTE encaminhará o caso à Vigilância Sanitária para as providências no âmbito administrativo e regulatório.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Ônibus clandestino com 34 bolivianos é apreendido no Brás em São Paulo
Geral
Aumento da gasolina também causa impacto no preço do etanol
OPORTUNIDADE
Receita Federal abre vagas de estágio em Corumbá
CULTURA
Eleitos os representantes não governamentais para o Conselho de Cultura do município
SEGURANÇA PÚBLICA
Em MS, Senad defende proposta de agilizar leilões de bens do crime organizado
POLICIAL
Bandidos armados usam carro oficial do Governo de MS para roubar casal na Afonso Pena
GERAL
Mãe é detida após espancar bebê de 9 meses com pedaço de madeira em cidade de MS
ESPORTE
Estadual de Futebol 2021 prossegue com mais quatro partidas neste fim de semana
SAÚDE
Redução de testa: Dermatologista de MS explica sobre melhores formas de tratamento
GERAL
Mulher tem bebê em casa e bombeiros prestam atendimentos

Mais Lidas

GERAL
Ônibus clandestino com 34 bolivianos é apreendido no Brás em São Paulo