E se seu filho, além de brincar com o celular, o tablet e o laptop, soubesse criar os próprios programas de computador, aplicativos e jogos? Essa é a proposta da Escola do Sesi, que defende o ensino da linguagem da programação desde cedo, como forma de compreensão e modificação da realidade.
“Existem dois conceitos diferentes: o aprender a programar e o programar para aprender. É este que defendemos”, resume a pedagoga e mestre em educação Simone Cruz, que é gerente de educação do Sistema Fiems.
Na rede de Educação do Sesi ensinar a programar já não é algo paralelo, mas vinculado ao currículo escolar. Os conceitos de robótica e, consequentemente, a programação, são aplicados em diversas disciplinas, de Matemática ao Português, em favor do ensino e da solução de problemas reais.
Agora, o Sesi quer aprimorar esse aprendizado e inicia, a partir desta quinta-feira (09/08), o projeto RoboGarden, uma plataforma desenvolvida no Canadá e que será utilizada em sala de aula para que, desde os primeiros passos, o aluno esteja familiarizado com uma aprendizagem criativa, rompendo a barreira da decoreba, exercícios repetitivos e métodos tradicionais de ensino que não conseguem prender a atenção de crianças e adolescentes.
Lançamento
Na quinta-feira (09/08), o RoboGarden será apresentado em Campo Grande (MS) pelo presidente da RoboGarden e PhD em Engenharia Geomática, Mohamed Elhabiby, que passará uma curta temporada no Brasil para mostrar como a programação já faz parte do DNA de estudantes das grandes potências mundiais.
Às 8 horas, junto do presidente da Fiems, Sérgio Longn, o idealizador da RoboGarden participa do “Café de Inovação na Educação”, no qual a plataforma será apresentada à comunidade acadêmica de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado no Edifício Casa da Indústria.
Mais tarde, no mesmo local, a partir das 19 horas, Longen fará o lançamento oficial do RoboGarden e também será apresentada uma palestra, ministrada por Mohamed Elhabiby, sobre “Programação e o Mercado de Trabalho”, com a presença de pais de alunos da Escola do Sesi da Capital.
“Embora haja, sim, uma pressão para a preparação dos jovens para o mercado profissional, onde chovem vagas para trabalhar com tecnologia, nosso objetivo maior é estimular a programação como um instrumento que auxilie os alunos a ver o mundo de uma forma diferente”, explicou Simone Cruz.
Projeto-piloto
O projeto-piloto do RoboGarden inclusive já têm data para começar: a partir do dia 13 de agosto, alunos do 6º ano, quando iniciam o Ensino Fundamental II, e da 1ª série, quando começam o Ensino Médio, vão, pelo período de três meses, mergulhar no universo da programação nas sete escolas do Sesi, em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Aparecida do Taboado, Maracaju, Naviraí e Corumbá.
Depois, alunos das demais séries também passarão a usar a plataforma, assim como os integrantes das aulas de Robótica nas Bibliotecas da Indústria do conhecimento espalhadas por 40 cidades do Estado.
“Será uma grande mudança, uma disruptura e uma grande mudança de cultura e comportamento tanto por parte dos alunos quanto da equipe pedagógica”, finalizou Simone Cruz.
Confira abaixo a programação de lançamento:
Café de Inovação na Educação
Data: Quinta-feira (09/08)
Horário: 8 horas
Local: Edifício Casa da Indústria
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.206, Centro
Lançamento RoboGarden
Data: Quinta-feira (09/08)
Horário: 19 horas
Local: Edifício Casa da Indústria
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.206, Centro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mudanças nas bandeiras do Prosseguir podem alterar atividades nos municípios de MS

Câmara aprova inclusão de medidas protetivas de mulheres em banco de dados policial

Vereador solicita que trabalhadores de limpeza pública também sejam imunizados contra a Covid

Na Câmara, vereador pede informações sobre restauração de prédios históricos

Detran lança e-book e hotsite com todas mudanças do Código de Trânsito Brasileiro

PF prende três pessoas por tráfico de drogas e apreende 245kg de maconha em MS

Jibóia é encontrada dentro da sala de residência em Corumbá

Terminam hoje inscrições para o Sisu do primeiro semestre

Colisão de carro e moto deixa jovem ferido no Dom Bosco
