Menu
sexta, 01 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Tendência do futuro, escolas do Sesi vão lançar plataforma de programação

08 agosto 2018 - 08h34Kamilla Marques

E se seu filho, além de brincar com o celular, o tablet e o laptop, soubesse criar os próprios programas de computador, aplicativos e jogos? Essa é a proposta da Escola do Sesi, que defende o ensino da linguagem da programação desde cedo, como forma de compreensão e modificação da realidade.

“Existem dois conceitos diferentes: o aprender a programar e o programar para aprender. É este que defendemos”, resume a pedagoga e mestre em educação Simone Cruz, que é gerente de educação do Sistema Fiems.

Na rede de Educação do Sesi ensinar a programar já não é algo paralelo, mas vinculado ao currículo escolar. Os conceitos de robótica e, consequentemente, a programação, são aplicados em diversas disciplinas, de Matemática ao Português, em favor do ensino e da solução de problemas reais.

Agora, o Sesi quer aprimorar esse aprendizado e inicia, a partir desta quinta-feira (09/08), o projeto RoboGarden, uma plataforma desenvolvida no Canadá e que será utilizada em sala de aula para que, desde os primeiros passos, o aluno esteja familiarizado com uma aprendizagem criativa, rompendo a barreira da decoreba, exercícios repetitivos e métodos tradicionais de ensino que não conseguem prender a atenção de crianças e adolescentes.

Lançamento

Na quinta-feira (09/08), o RoboGarden será apresentado em Campo Grande (MS) pelo presidente da RoboGarden e PhD em Engenharia Geomática, Mohamed Elhabiby, que passará uma curta temporada no Brasil para mostrar como a programação já faz parte do DNA de estudantes das grandes potências mundiais.

Às 8 horas, junto do presidente da Fiems, Sérgio Longn, o idealizador da RoboGarden participa do “Café de Inovação na Educação”, no qual a plataforma será apresentada à comunidade acadêmica de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado no Edifício Casa da Indústria.

Mais tarde, no mesmo local, a partir das 19 horas, Longen fará o lançamento oficial do RoboGarden e também será apresentada uma palestra, ministrada por Mohamed Elhabiby, sobre “Programação e o Mercado de Trabalho”, com a presença de pais de alunos da Escola do Sesi da Capital.

“Embora haja, sim, uma pressão para a preparação dos jovens para o mercado profissional, onde chovem vagas para trabalhar com tecnologia, nosso objetivo maior é estimular a programação como um instrumento que auxilie os alunos a ver o mundo de uma forma diferente”, explicou Simone Cruz.

Projeto-piloto

O projeto-piloto do RoboGarden inclusive já têm data para começar: a partir do dia 13 de agosto, alunos do 6º ano, quando iniciam o Ensino Fundamental II, e da 1ª série, quando começam o Ensino Médio, vão, pelo período de três meses, mergulhar no universo da programação nas sete escolas do Sesi, em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Aparecida do Taboado, Maracaju, Naviraí e Corumbá.

Depois, alunos das demais séries também passarão a usar a plataforma, assim como os integrantes das aulas de Robótica nas Bibliotecas da Indústria do conhecimento espalhadas por 40 cidades do Estado.

“Será uma grande mudança, uma disruptura e uma grande mudança de cultura e comportamento tanto por parte dos alunos quanto da equipe pedagógica”, finalizou Simone Cruz.

Confira abaixo a programação de lançamento:

Café de Inovação na Educação

Data: Quinta-feira (09/08)

Horário: 8 horas

Local: Edifício Casa da Indústria

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.206, Centro

Lançamento RoboGarden

Data: Quinta-feira (09/08)

Horário: 19 horas

Local: Edifício Casa da Indústria

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.206, Centro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esclarecido
Enfermeiros e Técnicos do PS receberão horas extras restantes na próxima semana
Em ônibus fretado
Três bolivianos são flagrados com 3,1 kg de cocaína nos calçados
Plantão
De queda acidental à vítima de facada, Bombeiros registram 10 ocorrências em 24 horas
Audiência Pública
Prefeitura e Câmara apresentam relatórios de 2023 com números positivos
Em Corumbá
Ponte do Passo do Lontra terá iluminação em LED solar
Tempo
Sol prevalece na maior parte de MS, mas 'sextou' pode vir acompanhado de pancadas de chuvas
Em Corumbá, a variação deve ir de 27°C à 38°C nesta sexta-feira
Bombeiros
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nesta manhã em Corumbá
Plantão
Tucano é resgatado em casa do bairro Cervejaria
Valorização
Vem aí Super Chef Merendeira; Ladário participa da competição
Destaque
Mato Grosso do Sul dá primeiro passo para inserir inovação em compras públicas

Mais Lidas

Serviço Público
Santa Casa anuncia fechamento do setor psiquiátrico em Corumbá
10 vagas em MS
Inscrições estão abertas para concurso da Caixa com três vagas em Corumbá
Confirmado
Dupla sertaneja Henrique e Diego é a principal atração cultural do FIPEC 2024
Ensino
Curso "Me salve!" está com matrícula grátis e 1ª mensalidade para 10 de março