Menu
domingo, 17 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Tendência do futuro, escolas do Sesi vão lançar plataforma de programação

08 agosto 2018 - 08h34Kamilla Marques

E se seu filho, além de brincar com o celular, o tablet e o laptop, soubesse criar os próprios programas de computador, aplicativos e jogos? Essa é a proposta da Escola do Sesi, que defende o ensino da linguagem da programação desde cedo, como forma de compreensão e modificação da realidade.

“Existem dois conceitos diferentes: o aprender a programar e o programar para aprender. É este que defendemos”, resume a pedagoga e mestre em educação Simone Cruz, que é gerente de educação do Sistema Fiems.

Na rede de Educação do Sesi ensinar a programar já não é algo paralelo, mas vinculado ao currículo escolar. Os conceitos de robótica e, consequentemente, a programação, são aplicados em diversas disciplinas, de Matemática ao Português, em favor do ensino e da solução de problemas reais.

Agora, o Sesi quer aprimorar esse aprendizado e inicia, a partir desta quinta-feira (09/08), o projeto RoboGarden, uma plataforma desenvolvida no Canadá e que será utilizada em sala de aula para que, desde os primeiros passos, o aluno esteja familiarizado com uma aprendizagem criativa, rompendo a barreira da decoreba, exercícios repetitivos e métodos tradicionais de ensino que não conseguem prender a atenção de crianças e adolescentes.

Lançamento

Na quinta-feira (09/08), o RoboGarden será apresentado em Campo Grande (MS) pelo presidente da RoboGarden e PhD em Engenharia Geomática, Mohamed Elhabiby, que passará uma curta temporada no Brasil para mostrar como a programação já faz parte do DNA de estudantes das grandes potências mundiais.

Às 8 horas, junto do presidente da Fiems, Sérgio Longn, o idealizador da RoboGarden participa do “Café de Inovação na Educação”, no qual a plataforma será apresentada à comunidade acadêmica de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado no Edifício Casa da Indústria.

Mais tarde, no mesmo local, a partir das 19 horas, Longen fará o lançamento oficial do RoboGarden e também será apresentada uma palestra, ministrada por Mohamed Elhabiby, sobre “Programação e o Mercado de Trabalho”, com a presença de pais de alunos da Escola do Sesi da Capital.

“Embora haja, sim, uma pressão para a preparação dos jovens para o mercado profissional, onde chovem vagas para trabalhar com tecnologia, nosso objetivo maior é estimular a programação como um instrumento que auxilie os alunos a ver o mundo de uma forma diferente”, explicou Simone Cruz.

Projeto-piloto

O projeto-piloto do RoboGarden inclusive já têm data para começar: a partir do dia 13 de agosto, alunos do 6º ano, quando iniciam o Ensino Fundamental II, e da 1ª série, quando começam o Ensino Médio, vão, pelo período de três meses, mergulhar no universo da programação nas sete escolas do Sesi, em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Aparecida do Taboado, Maracaju, Naviraí e Corumbá.

Depois, alunos das demais séries também passarão a usar a plataforma, assim como os integrantes das aulas de Robótica nas Bibliotecas da Indústria do conhecimento espalhadas por 40 cidades do Estado.

“Será uma grande mudança, uma disruptura e uma grande mudança de cultura e comportamento tanto por parte dos alunos quanto da equipe pedagógica”, finalizou Simone Cruz.

Confira abaixo a programação de lançamento:

Café de Inovação na Educação

Data: Quinta-feira (09/08)

Horário: 8 horas

Local: Edifício Casa da Indústria

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.206, Centro

Lançamento RoboGarden

Data: Quinta-feira (09/08)

Horário: 19 horas

Local: Edifício Casa da Indústria

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.206, Centro

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMPREGO
Eldorado Brasil oferece mais de 800 vagas para início imediato
Em Mato Grosso do Sul, são ofertadas novas posições para atuar nas unidades de Água Clara, Inocência e Selvíria
Coronavírus
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
CONCURSO DA PF
Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas
POLICIAL
Com facada no coração, rapaz é deixado em frente padaria em cidade MS
SERVIÇOS
Em período chuvoso, saiba como receber alertas da Defesa Civil por SMS
PROCESSO SELETIVO
Sebrae abre processos seletivos com vagas na Capital e interior
São dois editais, sendo um para Pessoas com Deficiência. Salários chegam a R$ 4.802,92
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da parte alta do rio Paraguai a partir do dia 19
TURISMO
Turismo de MS espera vacinação e já planeja duas campanhas para fomentar o setor
SAÚDE
Decreto reabre crédito de R$ 1,6 bi para aquisição de vacinas
CONCURSO PÚBLICO
Edição extra do Diário Oficial traz editais do processo seletivo para contratação de médico

Mais Lidas

POLICIAL
Com facada no coração, rapaz é deixado em frente padaria em cidade MS
CONCURSO DA PF
Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas
Coronavírus
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
GERAL
INSS: prazo para recorrer de auxílio-doença negado termina hoje