Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Câmara - Queimadas 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

TCE-MS começa testes de novo sistema de envio de contas

12 setembro 2022 - 14h30Assessoria

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul deu início nesta segunda-feira, 12 de setembro, à fase de testes do Projeto Contas Públicas, módulo Orçamento Programa e Balancetes Contábeis, que substituirá integralmente o atual sistema - SICOM - a partir de 2023.

Cinco jurisdicionados foram convidados e participam do projeto piloto com envios simulados para testar e ajudar no desenvolvimento da nova ferramenta de envio da prestação de contas, modernizando e inovando as rotinas obrigatórias junto ao Tribunal de Contas.  

Na abertura da reunião de apresentação do Projeto aos municípios que participam da fase de testes, o diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, agradeceu a disponibilidade dos jurisdicionados em participarem dessa fase piloto e ao presidente da Corte de Contas, conselheiro Iran Coelho das Neves, e ao demais conselheiros por oportunizarem essas possibilidades de soluções para o controle como um todo.

O diretor ainda explicou que esse trabalho faz parte de um grande projeto que o TCE vem implementando ao longo dos últimos anos, buscando aprimorar as técnicas de controle externo investindo em tecnologia da informação para otimizar, tanto o trabalho da atividade fim do Tribunal para fins de controle, como também o trabalho do seu jurisdicionado. “A ideia é começar com esse grupo agora e depois ampliarmos para termos o máximo de pessoas possível testando e nos ajudando a desenvolver a ferramenta. Nós vamos trabalhar com os envios simulados do PPA, LOA, LDO do exercício 2022. É esse momento de troca que vai nos proporcionar a possibilidade de termos uma ferramenta que vai facilitar o trabalho de vocês no envio dessa documentação e o trabalho do controle externo exercido pelo Tribunal de Contas”.

O Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-MS, Daniel Eduardo Funabashi Toledo, lembrou que recebeu do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, a missão de dar prosseguimento à modernização do Tribunal e reforçou que esse é um momento de mudança, aperfeiçoamento, melhoria e isso exige a presença dos jurisdicionados, que vão realmente usar a ferramenta no dia a dia. “Vocês são fundamentais para que possamos aprimorar nossos sistemas de prestação de contas. Em conjunto buscamos alcançar os objetivos de modernizar e otimizar nossas soluções tecnológicas”.

O projeto Contas Públicas é uma parceria da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS em conjunto com a Secretaria da Tecnologia da Informação. A evolução tecnológica, aplicada no projeto, propiciará ao Tribunal de Contas melhorias contínuas no envio e recepção do Orçamento Programa e Balancetes Contábeis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Começou em 3 abril
Servidores do IFMS aceitam propostas do Governo Federal para pôr fim à greve
O resultado da votação ainda não significa o fim da greve. A decisão será definida na plenária nacional do sindicato, nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22 de junho
Urgente
Senador Nelsinho Trad mobiliza Senado Federal para ajudar o Pantanal contra incêndios
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Educação
IFMS prevê investimento de R$ 1 milhão em tecnologia da informação
Patrimônio Cultural
Prefeitura entrega certificação de agente cultural para 98 festeiros de São João
Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Destaque
Atleta, empresário e servidor público são homenageados pela Câmara de Corumbá
Evento
Corumbá recebe etapa Pantanal do Diálogo sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas
Destaque
Corumbá debate o Paradesporto em Festival da Inclusão na Apae
No Pantanal
Vereador pede instalação de hidrante para combate a incêndios em Forte Coimbra

Mais Lidas

Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Ladário
Incêndio atinge região próxima da Apa Baía Negra
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal