Menu
sexta, 24 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

TAC garante reabertura de cemitério do Taquaral até regularização da área

10 maio 2018 - 10h10Câmara de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e o INCRA já estão em entendimentos para formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que vai garantir a reabertura do cemitério existente no Assentamento Taquaral, até regularização da área por parte do Poder Executivo corumbaense.

Foi o que ficou acordado na audiência pública de ontem, quarta-feira (09), na quadra de esportes da Escola Monte Azul, no Taquaral, realizada pela Câmara Municipal de Corumbá, por meio de uma iniciativa dos vereadores Roberto Façanha e Irailton Oliveira Santana (Baianinho), e aprovada por unanimidade pelos demais integrantes do Poder Legislativo do Município.

A audiência contou com as participações de lideranças da região, famílias de pequenos produtores rurais, bem como de autoridades ligadas aos Poderes Executivo, Legilativo e Judiciário.

Entre os presentes estavam o prefeito Marcelo Iunes; o presidente da Câmara Evander Vendramini; a procuradora da República, Maria Olívia Pessoni Junqueira; gestor o INCRA em Corumbá, Dorival  Canavarro dos Santos; a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Ana Claudia Boabaid; o secretário especial de Agricultura Familiar, Mohamad Abdallah; Vitor Vieira, da Associação dos Peque nos Produtores do Taquaral; diretor da Escola Monte Azul, José  dos Santos Silva, além dos vereadores Bira, André da Farmácia, Manoel Rodrigues, Cristóvão Contador e Paulo Bertini.

Iniciando os trabalhos

A realização da audiência foi elogiada por todos e permitiu avançar em um problema surgido a partir da interdição em fevereiro, do cemitério que funciona desde o ano de 1991. Após explanações, o prefeito Marcelo Iunes reafirmou a posição da Prefeitura de fazer o que for necessário, para a reabertura do espaço.

“Já amanhã (hoje), nossas equipes estarão aqui para fazer o trabalho necessário para regularização do cemitério”, anunciou, citando que o primeiro passo será o licenciamento ambiental, que está a cargo da Fundação de Meio Ambiente.

“Vamos tomar as providências necessárias para formalizamos o TAC visando a reabertura do cemitério e, ao mesmo tempo, vamos gtrabalhar junto com as autoridades, para regularização da área cuja doação ao Município já está assegurada pelo INCRA. Com a área regularizada, vamos reformar o cemitério, inclusive com a construção de uma capela”, revelou.

A formalização do TAC foi uma sugestão do vereador Baianinho, como forma de agilizar a abertura do espaço “para atender as famílias de pequenos produtores rurais, enquanto se aguarda a regularização”. A produradora Maria Olívia Pessoni Junqueira sinalizou positivamente, mas deixou claro que é preciso cumprir exigências para promover a adequação de condutas tidas como irregulares pela legislação, que levaram ao fechamento do cemitério.

O TAC será formalizado entre a Prefeitura, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, além do INCRA, proprietário da área. Um dos primeiros passos já começa ser cumprido pelo Município que são os estudos de impacos ambientais, visando a Licença Ambiental. Além disso, a doação da área ao Município já está sendo viabilizada pelo INCRA e as informações é que o processo já se encontra na Procuradoria do Instituto.

“Esta audiência permitiu um avanço enorme para solucionar o problema. A iniciativa dos vereadores Façanha e do Baianinho permitiu que isto ocorra e só temos que enaltecer o trabalho dos dois e dos demais vereadores da Câmara. O importante é legalizar toda a situação para que os pequenos produtores tenham um espaço adequado para sepultar seus entes queridos”, destacou Evander.

Baianinho e Façanha afirmaram que o resultado foi excelente, afirmando que continuarão trabalhando, acompanhando todo o processo, tanto de formalização do TAC, bem como da legalização da área que passará para o Município.

O prefeito Marcelo Iunes destacou ainda que, após legalizado e reformado, a Prefeitura vai firmar um acordo com a associação local que já se disponibilizou em administrar o cemitério.

“O cemitério foi criado em 1991 e somente agora, será regularizado. Temos que agradecer ao prefeito Marcelo Iunes, e também aos nossos vereadores que trabalharam para que isto aconteça. Este será o começo de tudo e novas melhorias virão graças ao empenho do prefeito e da Câmara”, celebrou Vitor Vieira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Em Campo Grande, vereador Luciano Costa confirma investimentos do governo em Corumbá
Prevenção
Dia D de vacinação antirrábica em Corumbá é neste sábado (25)
Campanha
IHP recebe doação de água potável para Bombeiros e Brigadistas que atuam no Pantanal
Economia
Sancionada lei que reduz ICMS da energia elétrica durante bandeira vermelha
Sujeito à Acidentes
Deputado pede ampliação dos trevos para evitar acidentes na BR 262
Estava Foragida
Boliviana investigada por desastre da Chapecoense é mantida em Corumbá até extradição
Tempo
Final de semana reserva pancadas de chuva, mas calor não vai dar trégua
Sob Investigação
Suspeita de irregularidade no pagamento da reforma do Hospital
Prevenção
Iniciada vacinação contra raiva em Ladário
Crime Ambiental
Promotoria de Porto Murtinho investiga desmatamento ilegal em Mata Atlântica

Mais Lidas

Óbito
Irmãos são esfaqueados e o mais velho morre no caminho do hospital
Sob Investigação
Suspeita de irregularidade no pagamento da reforma do Hospital
Cidade
Árvore de grande porte cai sobre casa na avenida Rio Branco
Violência Doméstica
Homem é preso após enforcar a ex no bairro Guaicurus