Menu
sábado, 13 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Suspeito de planejar morte de Rafaat era o alvo de atentado em boate

25 julho 2017 - 11h52Campo Grande News

Um brasileiro conhecido na fronteira como “Galã” e apontado como o responsável pela organização do assassinato de Jorge Rafaat Toumani seria o alvo do atentado à boate After Office, na madrugada de ontem (24), em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande.
Para policiais e promotores paraguaios envolvidos nas investigações do atentado que deixou quatro mortos e 11 feridos, os pistoleiros acreditavam que Galã estivesse na boate, mas até agora essa suspeita não foi confirmada.

Os dois homens mortos, Felipe Alves, o “Filhote”, e Ivanilton Moretti, 36, seriam seguranças pessoais de Galã, que usa duas identidades brasileiras com nomes Elton Leonel Rumich da Silva e Oliver Giovanni da Silva e uma paraguaia, com nome de Ronaldo Rodrigo Benites.

Moretti, conhecido como “Grandão”, era de Presidente Prudente (SP), já tinha sido condenado por tráfico internacional e respondia em liberdade a outro processo, pelo mesmo crime.
Além deles, morreram Sabrina Martins dos Santos, 25, e Gabriele Oliveira Antonello, 18, as duas moradoras de Ponta Porã e que seriam namoradas de Ivanilton e Felipe.

Rafaat – De acordo com policiais paraguaios, Galã é o chefe da célula do PCC em Pedro Juan Caballero, para onde foi enviado com a missão de expandir as ações da facção criminosa brasileira em território paraguaio, principalmente no controle do tráfico de drogas e armas na fronteira Brasil-Paraguai.

Só que os planos do PCC esbarravam em Jorge Rafaat, até então o “chefão” da fronteira, que não permitia a presença das facções criminosas. Em Pedro Juan Caballero, policiais e jornalistas afirmam que Rafaat mandou executar vários membros do PCC e do Comando Vermelho.

No dia 15 de junho do ano passado, o PCC tirou Rafaat do caminho. Em um ataque cinematográfico, que teria sido arquitetado por Galã, Rafaat foi morto a tiros de metralhadora calibre 50, que perfuraram a blindagem do seu utilitário Hummer preto.

O atirador, o também brasileiro Sérgio Lima dos Santos, foi ferido na boca por um dos seguranças de Rafaat e está preso em Assunção, capital do Paraguai.

Após a morte de Jorge Rafaat, Galã teria se refugiado na Bolívia, mas depois que a situação se acalmou ele voltou a Pedro Juan, onde lidera o PCC na guerra contra outras facções criminosa e grupos locais pelo controle do crime organizado.

Galã é aliado de Jarvis Gimenez Pavão, outro brasileiro apontado como barão da cocaína no Paraguai. Condenado por lavagem de dinheiro naquele país, o sul-mato-grossense está preso em Assunção. A pena dele termina em dezembro deste ano e a Justiça paraguaia já autorizou sua extradição ao Brasil após cumprir a sentença.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro