Menu
sexta, 20 de setembro de 2024
Semana Nacional do Trânsito - Governo
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Suspeito de planejar morte de Rafaat era o alvo de atentado em boate

25 julho 2017 - 11h52Campo Grande News

Um brasileiro conhecido na fronteira como “Galã” e apontado como o responsável pela organização do assassinato de Jorge Rafaat Toumani seria o alvo do atentado à boate After Office, na madrugada de ontem (24), em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande.
Para policiais e promotores paraguaios envolvidos nas investigações do atentado que deixou quatro mortos e 11 feridos, os pistoleiros acreditavam que Galã estivesse na boate, mas até agora essa suspeita não foi confirmada.

Os dois homens mortos, Felipe Alves, o “Filhote”, e Ivanilton Moretti, 36, seriam seguranças pessoais de Galã, que usa duas identidades brasileiras com nomes Elton Leonel Rumich da Silva e Oliver Giovanni da Silva e uma paraguaia, com nome de Ronaldo Rodrigo Benites.

Moretti, conhecido como “Grandão”, era de Presidente Prudente (SP), já tinha sido condenado por tráfico internacional e respondia em liberdade a outro processo, pelo mesmo crime.
Além deles, morreram Sabrina Martins dos Santos, 25, e Gabriele Oliveira Antonello, 18, as duas moradoras de Ponta Porã e que seriam namoradas de Ivanilton e Felipe.

Rafaat – De acordo com policiais paraguaios, Galã é o chefe da célula do PCC em Pedro Juan Caballero, para onde foi enviado com a missão de expandir as ações da facção criminosa brasileira em território paraguaio, principalmente no controle do tráfico de drogas e armas na fronteira Brasil-Paraguai.

Só que os planos do PCC esbarravam em Jorge Rafaat, até então o “chefão” da fronteira, que não permitia a presença das facções criminosas. Em Pedro Juan Caballero, policiais e jornalistas afirmam que Rafaat mandou executar vários membros do PCC e do Comando Vermelho.

No dia 15 de junho do ano passado, o PCC tirou Rafaat do caminho. Em um ataque cinematográfico, que teria sido arquitetado por Galã, Rafaat foi morto a tiros de metralhadora calibre 50, que perfuraram a blindagem do seu utilitário Hummer preto.

O atirador, o também brasileiro Sérgio Lima dos Santos, foi ferido na boca por um dos seguranças de Rafaat e está preso em Assunção, capital do Paraguai.

Após a morte de Jorge Rafaat, Galã teria se refugiado na Bolívia, mas depois que a situação se acalmou ele voltou a Pedro Juan, onde lidera o PCC na guerra contra outras facções criminosa e grupos locais pelo controle do crime organizado.

Galã é aliado de Jarvis Gimenez Pavão, outro brasileiro apontado como barão da cocaína no Paraguai. Condenado por lavagem de dinheiro naquele país, o sul-mato-grossense está preso em Assunção. A pena dele termina em dezembro deste ano e a Justiça paraguaia já autorizou sua extradição ao Brasil após cumprir a sentença.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação Prometeu
Imóvel chique é alvo de mandado da PF em Corumbá
Sete no Pantanal
Governo libera R$ 7,8 milhões para instalar 19 estações meteorológicas em MS
Ensino Superior
UEMS lança edital para vestibular 2025 com 1.252 vagas
Meio Ambiente
"Ranking do fogo" coloca Corumbá como 3ª que mais queimou no País
Programação
Shows sertanejos são atrações desta sexta em comemoração aos 246 anos de Corumbá
Aniversário
Concerto emociona público na celebração dos 246 anos de Corumbá
Boletim Epidemiológico
MS tem 15.839 casos confirmados de dengue
Destaque
Governadores discutem incêndios florestais em reunião com ministros no Distrito Federal
Exemplo
Escola Estadual na Capital é a 1ª de Mato Grosso do Sul a ser Lixo Zero
Digital
Processo de abertura de empresas em MS agora pode ser feito pelo WhatsApp

Mais Lidas

Incompatibilidade de Agenda
Dr. Gabriel e Pardal não participarão da série de entrevistas do Capital do Pantanal
Pior Cenário
Nível do Rio Paraguai cai 2 cm por dia; ritmo indica recorde histórico de seca
Oportunidade
Processo Simplificado seleciona profissionais para vagas temporárias da Educação em Corumbá
Encerra dia 26/09
Últimos dias de inscrição para cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMS