Apenas parte da obra da catedral de Nossa Senhora da Candelária está paralisada, devido intervenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), segundo informações da chefe do escritório técnico de Corumbá, Edivânia Freitas, o projeto da escadaria não estava incluído no original apresentado, por isso foi solicitada a paralisação da intervenção da escadaria, apenas, até que o projeto seja apresentado e aprovado pelo corpo técnico do órgão, conforme portaria 420/2010.
As demais partes da obra, como o conserto do telhado e do forro continuam sem alteração no cronograma. A reforma da catedral, que foi interditada pela Defesa Civil em junho, quando parte do forro caiu, faz parte do PAC das Cidades Históricas e apesar de ainda não ter recebido a verba do governo federal, segue com dinheiro doado pelos fiéis (R$ 90 mil) e uma contra partida do município de R$ 76 mil. A expectativa é que a catedral seja entregue reformada no início de fevereiro de 2017.
Os planos são da catedral está pronto em fevereiro de 2017. Foto: PMC?Sobre o telhado original encontrado
Edivânia Freitas, afirma que “durante as obras verificou-se que foi construído um novo forro abaixo do original. O forro mais recente será restaurado e o original ficará como testemunho”, a chefe do escritório técnico de Corumbá indica que esse achado é de valor histórico imensurável para a cidade. “É importante salientar que, o que se deve considerar é o valor histórico da edificação como um todo”, diz Edivânia.
A Catedral de Nossa Senhora da Candelária, considerada a igreja mais antiga do estado, não é tombada a nível Federal, atualmente é considerada como a chamada "área de entorno". Mas Edivânia afirma que “existe um de estudo do processo de tombamento do Conjunto Histórico, Arquitetônico e Paisagístico de Corumbá. O projeto propõe uma rerratificação da poligonal de tombamento do Conjunto, com a inclusão na poligonal do tombamento da Praça da República e do conjunto de edificações que a compõe, sendo todas de excepcional importância histórica para a cidade”. O Iphan acompanha a obra da catedral de perto, com visitas técnicas semanalmente.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos





