Menu
quinta, 20 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Sinfonia da Sobrevivência: documentário vai retratar as queimadas de 2020 no Pantanal

O documentário é produzido de forma independente e teve algumas cenas adiantadas na novela Pantanal

06 agosto 2022 - 08h11Gabrielle Tavares do CG News

Em 2020, as queimadas que atingiram o Pantanal queimaram cerca de 4 milhões de hectares e destruíram 26% do bioma. A tragédia ganhou repercussão nacional e internacional, o que motivou o documentarista Michel Coeli a produzir um longa sobre o assunto. 

Produzido de forma totalmente independente, "Sinfonia da Sobrevivência" está sendo finalizado e será lançado em breve, mas a data de lançamento ainda não foi divulgada.   

Algumas cenas do documentário já foram adiantas na novela Pantanal, quando a dramaturgia implementou o problema anual dos incêndios na história.   

"Feliz por contribuir com a novela e poder ajudar contar essa história que foi e é muito dramática", publicou Coeli em seu Instagram.   

No site de divulgação, o documentarista explica que foi testemunha imersiva da luta dos animais por sobrevivência em busca de água e comida após os incêndios.   

"Sinfonia da Sobrevivência é um documentário necessário e urgente, que propõe ao espectador uma reflexão sobre a nossa relação com o meio ambiente, em especial ao Pantanal e seu ecossistema, os grandes personagens do filme", detalha. 

Por fim, Coeli detalha que mesmo a preservação da natureza sendo uma pauta importante, as florestas, rios e animais ainda sofrem com a exploração humana.   

Pantanal - A estação úmida do bioma, que conecta lagoas e forma ampla área alagada, costuma ocorrer entre os meses de outubro e março, enquanto a seca se estende de abril a setembro.   

De janeiro a julho, o Pantanal já perdeu mais área por incêndios que no mesmo período, no ano passado. O aumento no território queimado foi de aproximadamente 29%, de 99,5 mil para 128,9 mil hectares, segundo o Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).   

Em 2021, os Ministérios Públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apontaram que a maior parte (60%) das queimadas no bioma, que resultaram em "impactos incalculáveis à biodiversidade, à saúde humana e à economia", têm como principal hipótese uma ligação com atividades agropastoris. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Ladário realiza cadastramento para mapear demandas da população LGBTQIAPN+
esporte
Funec divulga calendário esportivo de 2025
Direito de Resposta
Dono de bar acusado de perturbação diz que atende as solicitações do morador desde a inauguração
Turismo
Mato Grosso do Sul conquista três prêmios de turismo inteligente na FIDI 2025
Plantão
Aeronave resgata mulher vítima de colisão com porteira no Pantanal
Clima
Outono em MS começa com previsão de calor e chuvas abaixo da média
Empreendedorismo
Startup Day em Corumbá vai discutir o potencial de inovação do Pantanal
Plantão
Bombeiros atendem sete vítimas nas últimas 24 horas
Tempo
Quinta-feira de sol e sem previsão de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 21°C e máxima de 37°C
ANIVERSÁRIO
PMA Celebra 38 Anos de Proteção ao Meio Ambiente em MS

Mais Lidas

Oportunidade
FUNEL abre processo seletivo para contrato temporário de 26 profissionais
Cidade
No dia depois da chuva, Ladário amanhece enlameada e com muito trabalho a ser feito
Plantão
De vítima de trânsito à casa alagada, Bombeiros registram cinco atendimentos em 24 horas
Saúde
Em nota, Santa Casa justifica demissões e afirma compromisso de pagar rescisões