Menu
domingo, 03 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Sindicato promove curso de agronegócio e anuncia a maior Feapan

20 fevereiro 2018 - 09h01Assessoria de imprensa

Atuando não apenas na defesa do produtor rural e do Pantanal, o Sindicato Rural de Corumbá traçou como metas em 2018 a continuidade dos cursos de capacitação para funcionários das fazendas, sitiantes e comunidade da agricultura familiar, com o apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Famasul e prefeitura de Corumbá. Uma das áreas oferecidas este ano é a especialização em agronegócio, um curso técnico gratuito de dois anos.

Para o presidente do sindicato Luciano Aguilar Leite, a entidade representativa do homem pantaneiro vem cumprindo, nos últimos anos, um papel relevante no aprimoramento da mão de obra e na formação de pequenos sitiantes em técnicas agropecuárias e na produção de alimentos caseiros, que agregam valor à renda familiar. Em 2017, cerca de duas mil pessoas da região participaram dos cursos, em parceria também com o Lions, Rotary e outras entidades.

Os programas sociais e atendimento médico também terão continuidade este ano, em parceria com o Senar, prefeitura e Famasul. Com o apoio também da Leiloboi, estão sendo definidas as datas do Saúde do Homem e da Mulher, que levam assistência a regiões do Pantanal não assistidas pelo poder público. O programa odontológico Pingo D’Água, realizado em ambulatório móvel, começa no dia 4 de março, no Assentamento São Gabriel.

Feapan e Taquari

Trabalhando de forma estreita com a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, a direção do Sindicato Rural começa a organizar uma nova edição da Feapan (Feira Agropecuária do Pantanal) com a meta de realizar este ano o maior evento do agronegócio pantaneiro. A Feapan será realizada em setembro, com uma extensa programação de shows, leilões, cursos e palestras, e entrará no calendário oficial do município.

Segundo Luciano Leite, que também exerce a função de subsecretário de Produção Rural de Corumbá, outra frente de atuação do sindicato será no sentido de mobilizar o setor produtivo e a classe política para viabilizar o projeto de recuperação do Rio Taquari, que sofre há décadas um dos maiores desastres ambientais do País. O sindicato conta com o envolvimento da prefeitura e do prefeito Marcelo Miranda e do Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

Agronegócio: seleção

Com 30 vagas, o curso técnico de agronegócio, realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e Senar, acontecerá pela primeira vez em Corumbá – uma conquista do Sindicato Rural. Com duração de dois anos, o curso é 80% online e 20% presencial. As aulas serão realizadas no auditório da sede administrativa do sindicato, cuja estrutura passou por avaliação do Ministério da Educação. Foram 75 inscritos e o processo seletivo ocorre dia 28 de fevereiro.

Agrinho: sucesso

Maior programa de responsabilidade social do Sistema Famasul, o Agrinho foi realizado pela primeira vez em Corumbá, no ano passado, por iniciativa do Sindicato Rural, e a região foi destaque em todo o Estado com o envolvimento de 15 mil alunos das escolas estaduais e municipais de 1ª a 9ª séries. Três alunos corumbaenses foram premiados entre 187 mil jovens participantes do programa no Estado e foram homenageados pela prefeitura.

 “Quando entramos no Agrinho, ele já estava acontecendo em outras cidades. Precisamos nos superar para conseguir levar os instrutores do Senar às nossas escolas, capacitar nossos professores e envolver nossos alunos. Foi uma satisfação para todos nós, pois já fomos premiados em nossa primeira participação, mostrando que Corumbá é destaque nesta área”, avaliou o presidente Luciano Leite.

Hoje, Corumbá é o maior município atendido pelo Agrinho, programa que leva às escolas da rede pública uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. “Vamos continuar incentivando o programa em 2018, pois houve um comprometimento de alunos e professores e o resultado desse empenho não poderia ter sido melhor, com o envolvimento total da prefeitura”, realçou o dirigente ruralista.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia D
Municípios de MS participam de mobilização nacional em combate à Dengue
Ecoa Pantanal
Relatório alerta sobre o efeito cumulativo das barragens no Pantanal
Plantão
Passageira sofre fratura exposta e é abandonada por motociclista
Em obras
Seilog garante que travesseia na ponte do rio Paraguai é segura
10 horas no trajeto
Criança é resgatada no Pantanal com miçanga no nariz
Em 5 cidades
Classificados para 3ª fase do Voucher Desenvolvedor participam de vivência no Senac
Campanha Nacional
Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito
Atrasado
MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni
Aposta
Mega-Sena pode pagar R$ 185 milhões neste sábado
Destaque
Sistema E-Crie de MS é avaliado pelo Ministério da Saúde para implementação em nível nacional

Mais Lidas

Benefício
Prefeito assina decreto que regulamenta aumento no plantão de profissionais da saúde
Necessário
Recadastramento em programa do Governo que paga a conta de luz segue até 10 de maio
Em ônibus fretado
Três bolivianos são flagrados com 3,1 kg de cocaína nos calçados
Devido a obra
Travessia de caminhões cegonha na ponte do rio Paraguai ocorre com horários programados