Esta semana o Sindicato Rural de Corumbá emitiu alerta aos produtores rurais da planície pantaneira para que iniciem imediatamente a retirada do gado das áreas alagáveis para campos mais altos, em função da previsão de uma grande enchente este ano no Pantanal, baseada nos níveis atuais do Rio Paraguai e a continuidade das fortes chuvas na região.
O presidente da entidade ruralista, Luciano Aguilar Leite ressaltou que a preocupação agora é com os animais que estão nas três regiões do baixo Pantanal.
Luciano explicou que muitos animais já foram retirados, porém o Pantanal está cheio e vai continuar enchendo porque as águas de Cáceres (alto Pantanal, em Mato Grosso) ainda não chegaram.
Os pantanais do Paiaguás e Nhecolândia, mais ao Norte, estão debaixo de água, segundo os pantaneiros. Produtores da região já relatam que a área está sendo muito afetada pelos repiques do rio Taquari, e a chuva de 120 milímetros na semana passada, em Coxim, deve ampliar a área de inundação, com reflexos também no nível do rio Paraguai.
E a enchente nas áreas ao Sul (Nabileque e Jacadigo) neste período do ano, também é um indicativo de que a cheia será de maior intensidade com a chegada das águas de Cáceres, entre abril e junho.
Na parte da subregião da Nhecolândia sob influência dos rios Aquidauana, Miranda e Abobral, na Estrada Parque (MS-184), em Corumbá, os campos estão submersos, com forte vazão em direção ao rio Paraguai.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá já tem maior acumulado de chuva da história

Corumbá recebe novo lote com 970 doses da vacina contra Covid-19
Prefeitura de Corumbá inicia ações da Semana da Visibilidade Trans; confira programação

MS apresenta 156,7 mil confirmações de coronavírus

Volume de chuvas faz rio em Miranda atingir cota de emergência

MEC anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021

Bombeiros atendem colisão de carro e moto no Popular Velha

Período de calor e chuva contribui com aumento de acidentes com escorpiões

PM de Corumbá recupera motocicleta furtada antes de proprietário perceber o crime no bairro Popular
