Menu
sábado, 12 de julho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Geral

Setor industrial de MS abriu 1.441 novas vagas de emprego em julho e 9.099 no acumulado do ano

31 agosto 2022 - 09h54Redação

A indústria de Mato Grosso do Sul foi responsável em julho pela abertura de 1.441 postos formais de trabalho, resultado de 7.670 contratações e 6.229 demissões, conforme levantamento do Radar Fiems. Já no acumulado de janeiro a julho, são 9.099 vagas abertas pela indústria, resultado de 52.998 contratações e 43.899 demissões. Com esse resultado, o conjunto da atividade industrial foi responsável por 27% do total de vagas abertas em Mato Grosso do Sul no período indicado. 
 
Atividades industriais que mais abriram vagas no mês de julho construção de edifícios (+431), abate de bovinos (+288), obras de infraestrutura (+202), obras de acabamento, instalações e serviços especializados (+200), fabricação de celulose (+159) e fabricação de brinquedos e jogos recreativos (+96). 
 
Já as atividades industriais que mais abriram vagas no acumulado de janeiro a julho: construção de edifícios (+2.519), obras de acabamento, instalações e serviços especializados (+1.608), obras de infraestrutura (+1.087), fabricação de álcool (+920), fabricação de açúcar (+841), fabricação de brinquedos e jogos recreativos (+574), fabricação de celulose (+367) e abate de bovinos (+346); 
 
Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, o conjunto das atividades industriais em Mato Grosso do Sul encerrou julho de 2022 com o total de 141.929 trabalhadores empregados. 


 
“O que indica, até aqui, um aumento de 6,85% em relação ao fechamento do ano anterior, quando o contingente ficou em 132.830 funcionários. Com isso, a atividade industrial responde por 23,8% de todo o emprego com carteira assinada (CLT) existente em Mato Grosso do Sul, ficando atrás do segmento de Serviços, que emprega 227.740 trabalhadores, com participação equivalente a 38,2%, e Comércio. com 142.326 empregados ou 23,9%. 


 
Municípios que mais empregaram 
 
Em relação aos municípios, constata-se que em 60 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação no período de janeiro a julho de 2022, proporcionando a abertura de 10.070 vagas. 
 
Entre as cidades com saldo positivo de pelo menos 215 vagas, destacam-se: Ribas do Rio Pardo (+1.941), Campo Grande (+1.676), Três Lagoas (+897), Aparecida do Taboado (+752), Rio Brilhante (+407), Nova Andradina (+360), Bonito (+340), Dourados (+322), Bataiporã (+313), Nova Alvorada do Sul (+246) e Maracaju (+228). 
 
As atividades que mais contribuíram nos municípios indicados foram: construção de edifícios (+2.173), obras de acabamento, instalações e serviços especializados (+1.470), obras de infraestrutura (+793), fabricação de brinquedos e jogos recreativos (+577), abate de bovinos (+520), fabricação de álcool (+467), fabricação de açúcar (+451), fabricação de celulose (+314) e confecção de peças do vestuário (+108). 
 
Por outro lado, em outros 17 municípios as atividades industriais registraram saldo negativo, proporcionando o fechamento de 971 vagas. Entre as cidades com saldo negativo de pelo menos 215 vagas destaca-se Juti (-218). A atividade que mais contribuiu no município indicado foi o abate de bovinos (-233). 

 

* Informações da Fiems

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Atleta corumbaense disputa o mundial de Basquete Máster na Suíça
Esporte
Brasileirão retorna com Flamengo x São Paulo neste sábado, no Maracanã
Tempo
Fim de semana de sol e alerta de baixa umidade do ar
Sábado e Domingo têm previsão de temperatura entre 15°C e 33°C
cidades
Falta de energia afeta Corumbá e Ladário e interrompe serviços urbanos
Justiça
Mais de 7 mil processos serão revisados no Mutirão "Pena Justa" em MS
Serviço
Aposentados podem aderir a acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta
Serviço
MP fiscaliza cumprimento da "Lei do Minuto Seguinte" em Corumbá e Ladário
Plantão
Motorista leva fechada de caminhão e colide em poste na BR 262
Serviço
Atendente virtual do Detran MS atendeu mais de 11 mil pessoas em menos de três meses
Tempo
Sexta-feira de céu aberto e sol o dia todo
Corumbá e Ladário têm mínima de 15°C e máxima de 33°C

Mais Lidas

saúde
Atendimentos médicos gratuitos são oferecidos em Ladário de 14 a 18 de julho
Moradores podem consultar médicos e receber óculos e medicamentos grátis em Ladário
Polícia
Operação Saturação encerra seu primeiro dia sem registro de roubo na região
polícia
PF encontra 1,1 tonelada de cocaína escondida em caminhões na BR-262
cidades
Falta de energia afeta Corumbá e Ladário e interrompe serviços urbanos