Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Câmara - Queimadas 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Setor de Serviços de MS tem o 3º menor índice para o mês de julho

14 setembro 2022 - 09h24Gesiane Sousa

O IBGE divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente ao mês de julho. A pesquisa tem o objetivo de produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não financeiros e de seus principais segmentos. 

A PMS expõe, a partir da variável investigada, índices de receita nominal e de volume, este último como resultado da deflação dos valores nominais correntes por índices de preços específicos para cada grupamento de atividade (quando possível), e para cada Unidade da Federação, construídos a partir dos relativos de preços do IPCA. 

O volume de serviços em Mato Grosso do Sul teve queda de 2,4% se comparado a junho, na série com ajuste sazonal. A queda no mês de julho quebrou a sequência de quatro meses de alta do setor de serviços em MS. Em relação a julho de 2021, o volume de serviços avançou 9,8%. O acumulado nos últimos 12 meses é de 8,5% e no ano o setor acumula alta de 9,4%. 

No país, 17 das 27 unidades da Federação assinalaram expansão no volume de serviços em julho de 2022, na comparação com o mês imediatamente anterior, acompanhando o avanço (1,1%) observado no Brasil. Entre os locais que apontaram taxas positivas nesse mês, os impactos mais importantes vieram de São Paulo (1,3%), seguido por Minas Gerais (1,9%), Santa Catarina (3,1%), Goiás (4,7%) e Pernambuco (4,0%). Em contrapartida, as maiores quedas vieram do Distrito Federal (-2,8%), Ceará (-2,5%) e Mato Grosso do Sul (-2,4%). 

Atividades turísticas crescem 1,5% em julho 

Em julho de 2022, o índice de atividades turísticas apontou expansão de 1,5% frente ao mês imediatamente anterior, após ter recuado 1,7% em junho. Vale destacar que o segmento de turismo ainda se encontra 1,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020. Regionalmente, dez dos 12 locais pesquisados acompanharam este movimento de crescimento verificado na atividade turística nacional (1,5%). A contribuição positiva mais relevante ficou com São Paulo (4,6%), seguido por Santa Catarina (9,6%), Rio de Janeiro (2,0%) e Paraná (4,6%). Em sentido oposto, Minas Gerais (-0,6%) e Rio Grande do Sul (-1,1%) assinalaram os únicos recuos em termos regionais. 

Transporte de passageiros e transporte de cargas avançam em julho 

Em julho de 2022, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou expansão de 4,1% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, recuperando, assim, a perda observada no período maio-junho (-3,4%). Dessa forma, o segmento se encontra, nesse mês de referência, 0,4% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 21,9% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica). Por sua vez, o volume do transporte de cargas apontou expansão de 1,2% em julho de 2022, acumulando, assim, um ganho de 19,7% desde outubro de 2021. Dessa forma, o segmento alcança novo recorde, ao atingir, neste mês, o ponto mais alto de sua série. Com relação ao nível pré-pandemia, o transporte de cargas está 31,7% acima de fevereiro de 2020. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Começou em 3 abril
Servidores do IFMS aceitam propostas do Governo Federal para pôr fim à greve
O resultado da votação ainda não significa o fim da greve. A decisão será definida na plenária nacional do sindicato, nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22 de junho
Urgente
Senador Nelsinho Trad mobiliza Senado Federal para ajudar o Pantanal contra incêndios
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Educação
IFMS prevê investimento de R$ 1 milhão em tecnologia da informação
Patrimônio Cultural
Prefeitura entrega certificação de agente cultural para 98 festeiros de São João
Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Destaque
Atleta, empresário e servidor público são homenageados pela Câmara de Corumbá
Evento
Corumbá recebe etapa Pantanal do Diálogo sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas
Destaque
Corumbá debate o Paradesporto em Festival da Inclusão na Apae
No Pantanal
Vereador pede instalação de hidrante para combate a incêndios em Forte Coimbra

Mais Lidas

Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Ladário
Incêndio atinge região próxima da Apa Baía Negra
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal