Menu
sexta, 14 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Setembro Amarelo alerta para a saúde mental das crianças e adolescentes

Especialista destaca a importância da observação familiar, da empatia e da acolhida dos sentimentos

03 setembro 2022 - 10h38Gesiane Sousa

Tristeza, ansiedade, baixa autoestima, falta de perspectiva, frustrações e outras questões que afetam a saúde mental passaram a fazer parte da rotina e assumem como protagonistas da vida de muitas pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas tiram as próprias vidas. Este percentual assusta ainda mais ao mostrar que o suicídio está entre as principais causas de mortes entre adolescentes.

Neste mês da campanha de prevenção ao suicídio, “Setembro Amarelo”, é importante também ter atenção com os sentimentos e o comportamento dos pequenos e jovens “A pandemia impactou diretamente a saúde mental das crianças e adolescentes. A alteração de rotina e isolamento social desencadearam picos de angústia, medo e tristeza. Retomar as atividades escolares e o convívio social não tem sido uma tarefa fácil para todos, principalmente dessa faixa etária”, destaca a médica psiquiatra infantil e professora do curso de Medicina da Uniderp, Carolina Gomes.

A especialista explica que a tristeza é um sentimento normal e na infância pela imaturidade é mais difícil verbalizar o que está incomodando, ataques de raiva, irritabilidade e agressividade podem ser sinais de que a criança está em sofrimento. Ensinar a criança a nomear e verbalizar os sentimentos ajuda no processo além de dar voz ao que sentem, sem recriminar ou julgar tal sentimento. Também enfatiza a necessidade de ter cuidado com o uso excessivo dos recursos tecnológicos como celular, tablet, computadores, pois podem desenvolver ou agravar graus de ansiedade além de afetar diretamente o desenvolvimento da linguagem e habilidades de se relacionar com o próximo.

Observação familiar

Como perceber que uma criança ou um adolescente está com a saúde mental afetada? Quais os sinais? A especialista fala que é importante observar a presença de mudanças comportamentais no filho. “Observar se ele começou a apresentar isolamento social, não quer mais brincar ou conviver com os pares, queda do rendimento escolar além de mudança de humor para triste, desinteressado ou irritado. Analisar como está o sono e o apetite também é importante”, alerta.

Os adolescentes que apresentam algum tipo de transtorno costumam ficar mais introspectivos, afastando-se dos seus grupos sociais e apresentando também alteração no apetite, comendo pouco ou mais vezes ao dia. Crianças costumam apresentar mais sintomas físicos como dores no corpo e de cabeça. 

Empatia e apoio

Para ajudar as crianças e adolescentes que estão com a saúde mental afetada, a especialista destaca alguns pontos como a empatia e o amparo. É válido auxiliar, tanto as crianças quanto os adolescentes, a nomear de fato e verbalizar o que eles estão sentindo e ensiná-los a falar sobre os seus sentimentos. Seja por meio da escrita, do diálogo ou de alguma atividade em família, deve-se oferecer a escuta, acolher e trazê-los para perto.

Por último, a médica enfatiza o valor de um lar harmonioso no trabalho diário de manter a relação e o convívio saudável e necessário com a família e amigos perante as diferentes situações que ainda viverão ao longo dos anos e sempre buscar atendimento médico ou psicológico na suspeita de algum transtorno mental.

Dia 9, uma passeata vai alertar Corumbá sobre o suicídio. Foto: Divulgação 

Ação em Corumbá

Na sexta-feira (9), uma Ação de Prevenção ao Suicídio será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em Corumbá. Uma passeata vai sair às 7h30, da rua Frei Mariano, esquina com a Colombo. Além do ato de alerta, às 9h, no Jardim da Independência, serão oferecidas oficinas de Zumba, Yoga, Meditação e Roda de Conversa sobre o terma. 

 

* Com informações da Uniderp

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta