Menu
terça, 05 de março de 2024
Fipec 2024
Fipec 2024
Geral

Sessão na Câmara prega conscientização por um trânsito mais seguro

18 maio 2018 - 10h23Câmara de Corumbá

O Movimento Maio Amarelo está sendo lembrado em Corumbá com uma intensa programação e, ontem, quinta-feira (17), o destaque ficou por conta da Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal, com homenagens a pessoas que contribuem para um trânsito mais seguro na maior cidade pantaneira.

A sessão alusiva ao Maio Amarelo foi uma iniciativa dos vereadores Manoel Rodrigues e Paulo Bertini, aprovada por unanimidade pelos demais integrantes do Poder Legislativo corumbaense. Esta é a quinta edição da campanha que tem como tema “Nós Somos Trânsito”.

Durante o ato, um assunto que chamou bastante a atenção foi justamente o crescente índice de acidentes na região em 2018. Estatística do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), da Secretaria de Saúde, aponta que, em Corumbá, estão ocorrendo quatro acidentes por dia.

“É um índice alto principalmente se levarmos em consideração o número de vítimas fatais. Para se ter uma ideia, 2018 já registrou seis mortes, contra nome em todo o ano de 2017”, lembrou o presidente da Câmara Evander Vendramini.

Ele enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, especialmente pela Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), pelo Detran e pelas instituições parceiras, e elogiou a iniciativa dos vereadores Manoel e Bertini em propor a Sessão Solene, importante para discutir a questão, buscar soluções e homenagear pessoas que buscam fazer um trânsito mais seguro.

Evander presidiu a sessão e integrou a mesa ao lado dos vereadores proponentes, Manoel e Bertini, bem como do comandante da 18ª Brigada de Infantaria, General-de-Brigada Ricardo Piai Carmona, e do diretor da Agetrat, capitão PM Cleiton Douglas da Silva.

Participaram também do ato os vereadores Tadeu Vieira, Roberto Façanha e Irailton Oliveira Santana (Baianinho). O plenário ficou praticamente lotado por representantes de setores ligados ao trânsito e outras instituições da sociedade.

Conscientização

O trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade em busca da reversão do quadro atual, foi elogiado pelo vereador Manuel. Ele disse ser muito importante a atuação da Agetrat e do Detran que buscam, por meio de uma campanha educativa, principalmente voltada às crianças, uma maior conscientização, importante para redução dos índices de acidente em Corumbá.

“Hoje mesmo acompanhei uma ação da equipe de Educação para o Trânsito, em uma escola da Rede Municipal, e o trabalho com as crianças é importante para que elas cresçam conscientes, contribuindo para que tenhamos um trânsito mais seguro”, afirmou.

Paulo Bertini também elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido, mas que é preciso conscientização por parte de todos, tanto dos motoristas quanto dos pedestres. “Já são seis mortes nos primeiros meses desse ano, contra nome em 2017. Temos que trabalhar firme para reduzir essa incidência. Para isso, todos precisam ser mais conscientes”.

O diretor da Agetrat, Cleiton da Silva, lembrou que o Maio Amarelo está em sua quinta edição e que o movimento foi criado justamente como sinal de alerta aos altos índices de acidentes de trânsito. “Até 2021 temos que reduzir essa incidência. O trabalho de todos os parceiros está focado nesse objetivo, em atenção pela vida”, comentou.

A Agetrat tem trabalhado de forma intensa na sinalização (vertical e horizontal), como forma de melhor orientar os motoristas; na fiscalização; em ações de educação para o trânsito, e na conscientização. Observou que a “conscientização de todos, é primordial para vencermos essa guerra. O trânsito é feito por pessoas que são frágeis e se machucam”, lembrou. Ele concluiu afirmando que “temos que ter  mais respeito pelo trânsito”, e que “é preciso parar e pensar: todos somos pedestres”.

O general Ricardo Carmona elogiou a iniciativa da Câmara e deixou claro que é preciso união de todos para maior segurança no trânsito. Colocou a instituição militar à disposição das autoridades corumbaenses, reforçando a parceria já existente com as forças militares na região pantaneira.

Homenageados

Augusto Cesar Ribeiro, proprietário de Centro de Formação de Condutores de Veículos Automotores, foi um dos homenageados da noite. Para ele, é preciso maior conscientização para reverter o quadro no Brasil, onde o “trânsito é a terceira maior causa de mortes no Brasil. Precisamos mudar essa realidade e a educação é primordial. Se cada um fizer a sua parte, estaremos diminuindo esses índices”, pregou.

Além de Augusto, foram agraciados com Moções de Congratulações Daniela Perez Bogado, Antônio Marques Quevedo, Amadeu Junior Silva de Jesus, Jocilmar da Cruz Charupá, Eva Lúcia Nascimento de Arruda, Ismael Corrêa Nicodemos, Jairo Barbosa de Souza, Luiz Carlos da Silva, Carlos Davi Jimenez Paz (gerente local do Detran e que homenageou vereador Manoel com o título de Amigo do Detran), e Cícero Medrado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidades
Qualifica Ladário divulga lista com os inscritos para as turmas 2024
Mês da mulher
UBS João Fernandes inicia mês de Março com atendimento semanal até às 22h em Ladário
Eventos
Roda de Conversa no CCI abre programação do mês da mulher em Corumbá
Variedades
Melhor Soundbar Samsung
Saúde
Primeira Conferência Livre para discutir Atenção Primária acontece quarta-feira, dia 06
Evento
FIPEC 2024 acontece de 15 a 17 de março no Porto Geral; inscrições seguem abertas
3ª edição
Campo Grande vence a Copa dos Campeões da Assomasul
Finasa
Câmara autoriza Prefeitura contratar linha de crédito para infraestrutura
Tráfico de Drogas
PM prende dois por venda e porte de droga no Centro América
Em Corumbá
Homem é preso acusado de abusar da sobrinha de 12 anos

Mais Lidas

Em Corumbá
Homem é preso acusado de abusar da sobrinha de 12 anos
Na BR 262
Boliviano é preso com 2kg de maconha em fundo falso de mala
Até dia 11
Processo Seletivo da UEMS tem 51 cursos de graduação com inscrições abertas
Ecoturismo
Baixa temporada em pleno verão em Bonito e Serra da Bodoquena tem tarifário reduzido