Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Sessão na Câmara prega conscientização por um trânsito mais seguro

18 maio 2018 - 10h23Câmara de Corumbá

O Movimento Maio Amarelo está sendo lembrado em Corumbá com uma intensa programação e, ontem, quinta-feira (17), o destaque ficou por conta da Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal, com homenagens a pessoas que contribuem para um trânsito mais seguro na maior cidade pantaneira.

A sessão alusiva ao Maio Amarelo foi uma iniciativa dos vereadores Manoel Rodrigues e Paulo Bertini, aprovada por unanimidade pelos demais integrantes do Poder Legislativo corumbaense. Esta é a quinta edição da campanha que tem como tema “Nós Somos Trânsito”.

Durante o ato, um assunto que chamou bastante a atenção foi justamente o crescente índice de acidentes na região em 2018. Estatística do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), da Secretaria de Saúde, aponta que, em Corumbá, estão ocorrendo quatro acidentes por dia.

“É um índice alto principalmente se levarmos em consideração o número de vítimas fatais. Para se ter uma ideia, 2018 já registrou seis mortes, contra nome em todo o ano de 2017”, lembrou o presidente da Câmara Evander Vendramini.

Ele enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, especialmente pela Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), pelo Detran e pelas instituições parceiras, e elogiou a iniciativa dos vereadores Manoel e Bertini em propor a Sessão Solene, importante para discutir a questão, buscar soluções e homenagear pessoas que buscam fazer um trânsito mais seguro.

Evander presidiu a sessão e integrou a mesa ao lado dos vereadores proponentes, Manoel e Bertini, bem como do comandante da 18ª Brigada de Infantaria, General-de-Brigada Ricardo Piai Carmona, e do diretor da Agetrat, capitão PM Cleiton Douglas da Silva.

Participaram também do ato os vereadores Tadeu Vieira, Roberto Façanha e Irailton Oliveira Santana (Baianinho). O plenário ficou praticamente lotado por representantes de setores ligados ao trânsito e outras instituições da sociedade.

Conscientização

O trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade em busca da reversão do quadro atual, foi elogiado pelo vereador Manuel. Ele disse ser muito importante a atuação da Agetrat e do Detran que buscam, por meio de uma campanha educativa, principalmente voltada às crianças, uma maior conscientização, importante para redução dos índices de acidente em Corumbá.

“Hoje mesmo acompanhei uma ação da equipe de Educação para o Trânsito, em uma escola da Rede Municipal, e o trabalho com as crianças é importante para que elas cresçam conscientes, contribuindo para que tenhamos um trânsito mais seguro”, afirmou.

Paulo Bertini também elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido, mas que é preciso conscientização por parte de todos, tanto dos motoristas quanto dos pedestres. “Já são seis mortes nos primeiros meses desse ano, contra nome em 2017. Temos que trabalhar firme para reduzir essa incidência. Para isso, todos precisam ser mais conscientes”.

O diretor da Agetrat, Cleiton da Silva, lembrou que o Maio Amarelo está em sua quinta edição e que o movimento foi criado justamente como sinal de alerta aos altos índices de acidentes de trânsito. “Até 2021 temos que reduzir essa incidência. O trabalho de todos os parceiros está focado nesse objetivo, em atenção pela vida”, comentou.

A Agetrat tem trabalhado de forma intensa na sinalização (vertical e horizontal), como forma de melhor orientar os motoristas; na fiscalização; em ações de educação para o trânsito, e na conscientização. Observou que a “conscientização de todos, é primordial para vencermos essa guerra. O trânsito é feito por pessoas que são frágeis e se machucam”, lembrou. Ele concluiu afirmando que “temos que ter  mais respeito pelo trânsito”, e que “é preciso parar e pensar: todos somos pedestres”.

O general Ricardo Carmona elogiou a iniciativa da Câmara e deixou claro que é preciso união de todos para maior segurança no trânsito. Colocou a instituição militar à disposição das autoridades corumbaenses, reforçando a parceria já existente com as forças militares na região pantaneira.

Homenageados

Augusto Cesar Ribeiro, proprietário de Centro de Formação de Condutores de Veículos Automotores, foi um dos homenageados da noite. Para ele, é preciso maior conscientização para reverter o quadro no Brasil, onde o “trânsito é a terceira maior causa de mortes no Brasil. Precisamos mudar essa realidade e a educação é primordial. Se cada um fizer a sua parte, estaremos diminuindo esses índices”, pregou.

Além de Augusto, foram agraciados com Moções de Congratulações Daniela Perez Bogado, Antônio Marques Quevedo, Amadeu Junior Silva de Jesus, Jocilmar da Cruz Charupá, Eva Lúcia Nascimento de Arruda, Ismael Corrêa Nicodemos, Jairo Barbosa de Souza, Luiz Carlos da Silva, Carlos Davi Jimenez Paz (gerente local do Detran e que homenageou vereador Manoel com o título de Amigo do Detran), e Cícero Medrado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Em Corumbá
Homem é multado em R$ 4.842 pela pesca ilegal de Dourados no rio Paraguai
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá