Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Sesi de Corumbá se classifica à etapa estadual da Olimpíada de Robótica

06 agosto 2018 - 08h10Kamilla Marques

As escolas do Sesi de Corumbá, Três Lagoas e Aparecida do Taboado dominaram o pódio da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2018 e, após as provas deste sábado (04/08), foram classificadas para a próxima fase da competição, que será realizada de 23 a 25 de agosto, em Campo Grande (MS). A exemplo da etapa regional, a etapa estadual da OBR será gratuita e aberta ao público de todas as idades, que poderá acompanhar as emocionantes disputas entre robôs de verdade, avaliações dos jurados e ver de perto como os alunos preparam cada robô para a competição.

No próximo sábado (11/08), a etapa regional da OBR será realizada em Dourados (MS), na Escola do Sesi, a partir das 8 horas, com a participação de competidores de Maracaju, Naviraí e Ponta Porã. “Aprender a programar, ler algoritmos, se deparar com problemas e encontrar soluções. Tudo isso faz parte da rotina de quem lida com a robótica, área que hoje é considerada estratégica para a indústria e que, desde os primeiros passos, faz parte da grade curricular da rede de escolas do Sesi”, afirmou a analista de educação do Sesi, Glaucia Campos.

Para a analista, a participação na OBR 2018 é resultado da preparação constante dos alunos das escolas do Sesi para serem futuros profissionais capacitados para atuar na nova era da indústria. “A robótica é um caminho importante e lúdico para desenvolver estudantes. Aquele aluno que se desenvolve na robótica está apto a entrar no universo da Indústria 4.0”, concluiu o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla. “Essa é uma área fundamental para a formação profissional, por várias razões. A primeira delas é pelo desenvolvimento do raciocínio dos alunos em ciência e tecnologia”, acrescentou.

Pontuação

Neste sábado, times de escolas públicas e privadas de todo o Estado foram divididos por idade para competir no nível I (5º ao 8º ano do Ensino Fundamental) e nível II (do 9º ano ao Ensino Médio e Técnico) se enfrentarem em provas que envolvem ultrapassar obstáculos, resgatar objetos e concluir trilhas, tudo isso com robôs construídos pelos próprios alunos. Em Corumbá, os times da Escola do Sesi obtiveram a maior pontuação entre as 20 escolas que disputaram as provas e dominaram o pódio do nível II.

As equipes One Shot, Yin-yang e H.A.F.A. receberam as medalhas de ouro, prata e bronze, mas somente as duas primeiras chegarão à etapa estadual, já que somente dois times de cada regional avançam no torneio a cada fase. Já a Escola do Sesi de Três Lagoas foi medalha de prata do nível II, com a equipe Tera Robotic’s Prime, resultado que também garantiu vaga no estadual, enquanto o time Alphadroid, da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, também obteve a mesma colocação, só que no nível I, e disputará a próxima fase.

A Escola do Sesi de Campo Grande também participou da OBR neste sábado com dois times, o Lego Jedi e o Mixers, que não se classificaram para a etapa estadual. Capitão da equipe campeã da regional de Corumbá, a One Shot, o aluno Victor da Silva Luciano destacou a evolução do time em relação ao torneio anterior. “Essa vitória nossa mostra que tivemos uma evolução em relação ao ano anterior, quando ficamos em 2° lugar. Se não fosse o apoio, aulas de robótica e treinamento constante que recebemos não passaríamos por essa evolução”, comemorou.

Da Escola de Campo Grande, o capitão do Lego Jedi, Pedro Henrique Moreira de Araújo, acredita que, mesmo sem a classificação, o aprendizado obtido com a participação nos torneios de robótica é o que vale. “Com a robótica aprendemos a enxergar as coisas de outras formas, pensar fora da caixa, valorizar o trabalho em equipe e sempre aprender com os erros. Nosso robô está melhor, com uma programação melhor, e a lição que fica é essa, de avaliar onde estamos errando para crescer cada vez mais”, acreditou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro