Menu
quarta, 11 de dezembro de 2024
Câmara de Corumbá - Fim de Ano 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Senai promove quinta-feira em Corumbá workshop sobre energia

24 julho 2018 - 08h51Kamilla Marques

O Senai promove, nesta quinta-feira (26/07), às 19 horas, na Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, localizada na Rua Delamare, 1.088, no centro da cidade, o “Workshop Empresarial sobre Energia Fotovoltaica e NR 12”, que tem como objetivo falar a respeito das novas alternativas para baratear a conta de luz e como garantir que as máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. O evento conta com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá e do Sicredi/MS e apoio dos sindicatos industriais Sindiecol, Simec, Sindicom, Sindivesc e Siaco.

Segundo o consultor em comercialização de energia do Senai Empresa, Sebastião Dussel, as empresas têm interesse de investir em energia renovável para reduzir os custos e, consequentemente, aumentar a competitividade. “Entre as principais vantagens para se instalar as placas de energia fotovoltaica, a maior delas é a queda brusca nos valores. Além disso, hoje a instalação é mais fácil e mais rápida. Também é importante levar em consideração elevada carga tributária cobrada na fatura de energia elétrica e as mudanças constantes na política tarifária. Isso tudo sem falar na questão da responsabilidade ambiental”, destacou.

Ele reforça que o interesse sobre novas alternativas que ajudem a baratear a conta de energia elétrica é algo que vem crescendo muito. “Nos últimos anos houve um ‘boom’ na implantação de plantas fotovoltaicas, gerando 20 mil novos empregos diretos e indiretos em todo o Brasil. E a expectativa para 2018 é um crescimento de 30% em relação a esse número”, comentou, completando que o Senai Empresa oferece em seu portfólio o PSGE (Programa Senai de Gestão Energética), que tem como objetivo apoiar a indústria para reduzir seus custos com energia elétrica, atuando no contrato de fornecimento com a distribuidora regional na implantação de projetos de eficiência energética, no apoio à migração para o mercado livre e nos estudos para geração total ou parcial da energia elétrica consumida pela indústria.

Já o coordenador do programa de manutenção industrial do Senai Empresa, Jeancarlos Lucietto, falará sobre a NR 12, que é uma norma regulamentadora responsável por definir referencias técnicas, princípios e medidas de proteção que venham garantir a saúde e integridade física dos colaboradores das empresas. “A NR 12 estabelece riscos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, envolvendo as fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos”, pontuou.

Ele acrescenta que o objetivo é conscientizar e contribuir para a prevenção de acidentes de trabalho em máquinas e equipamentos na indústria e no campo, considerando que boa parte da mão de obra brasileira trabalha diariamente com algum tipo de máquina ou equipamento”, explicou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Inclusão
Parceria do Governo de MS com Sebrae promete soluções tecnológicas para quilombolas e indígenas
Utilidade Pública
Prazo para pagamento à vista com 10% de desconto da TRS termina nesta sexta, dia 13
Na Capital
Operação 'Chave na Mão' desarticula quadrilha especializada em roubo de cargas
Benefício Extra
Pagamento de "13º salário" para cuidadores injeta mais de R$ 1 milhão na economia de MS
1º Semestre de 2025
Estado prepara concurso com 400 vagas para Polícia Civil de MS
Ponto Turístico
Nelsinho pede restauração do pavimento no Eco Parque Cacimba da Saúde
Popularidade em alta
Gestão de Riedel é aprovada por 60% do eleitorado de MS
Nota Oficial
Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula
Reparo emergencial
Bairro de Ladário sofre sem água nesta terça-feira, 10
Ao Procon
Alexandre cobra esclarecimentos sobre fechamento do Santander na cidade

Mais Lidas

Domingo, 15
Bloco Sem Limite na Folia lança enredo 2025 em homenagem à jornalista de Corumbá
8m de altura
Homem sofre afundamento de crânio após cair em córrego de Corumbá
Provocado por terceiros
Dois bairros de Ladário estão sem abastecimento de água nesta segunda, 09
Pantanal
Brigadistas atuam para recuperar áreas atingidas pelo fogo na Serra do Amolar