Menu
segunda, 21 de abril de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Senadora critica inquérito da fake News e propõe impeachment de Moraes

22 junho 2020 - 10h49Site O Jacaré

A senadora Soraya Thronicke (PSL) reagiu ao avanço do inquérito da fake news no Supremo Tribunal Federal e defendeu o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Ele é o relator do processo que vem incomodando os principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), acusados de propagar notícias falsas por meio do famoso gabinete do ódio. A investigação acabou validada pelo placar de 10 a 1 na última quinta-feira (18).

Na semana passada, a parlamentar postou várias críticas à investigação aberta em março do ano passado por determinação do presidente do STF, ministro Dias Toffoli. No entanto, a temperatura subiu nos últimos dias com o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra deputados, empresários e blogueiros acusados de divulgar mentiras para dar respaldo ao presidente da República.

“Este inquérito das fakenews que tramita no STF é uma aberração jurídica. É inconcebível a instauração por quem vai julgar e executar! É uma ruptura com a ciência jurídica, com o papel do magistrado, com a democracia. O @Senado Federal tem o DEVER de agir!”, tuitou Soraya, recebendo apoio de várias internautas.

“Nada justifica a atitude do STF, pois já temos instrumentos jurídicos para utilizar quando nos sentimos ameaçados, caluniados, injuriados ou difamados. Tampouco há q se falar em inércia do MP, porque no caso é possível ajuizar ação criminal e/ou indenizatória s/ a participação do Parquet”, afirmou.

Postagem teve o apoio de Carla Zambelli, investigada no inquérito da Fake News. Foto: Reprodução

Neste domingo, Soraya subiu o tom em relação ao relator do processo da fake news. “Irei assinar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Não só como cidadã, mas como profissional do direito, não posso aceitar essa aberração jurídica que o inquérito da fake news”, propôs a senadora. Ela já assinou a CPI da Lava Toga, para investigar ministros do Supremo, mas que acabou engavetada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM).

A decisão de elevar a pressão sobre o Supremo ocorre logo após a corte validar, pelo placar de 10 a 1, o inquérito da fake news conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes. Um dos investigados é o polêmico ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que defendeu a prisão dos vagabundos, começando pelos 11 ministros do STF.

O ministro Alexandre de Moraes é o relator do processo polêmico por dispensar o aval do Ministério Público. Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF 

A investigação vem causando polêmica desde o início porque acabou sendo aberta por determinação do Supremo sem o aval do Ministério Público Federal. A então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, chegou a se manifestar pelo arquivamento do inquérito.

No entanto, neste ano, a investigação ganhou os holofotes com o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra blogueiros, empresários e deputados da extrema direita. Um dos alvos foi Luciano Hang, dono da Havan.

Não é a primeira vez que Soraya compra briga com o Poder Judiciário. No ano passado, ela foi uma das signatárias da CPI da Lava Toga. Os outros dois senadores do Estado, Nelsinho Trad (PSD) e Simone Tebet (MDB), não apoiaram a abertura de investigação, que acabou arquivado pelo presidente do Senado.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Assistência Social
CRAS de Ladário reúne crianças, idosos e gestantes para celebrar a Páscoa
Curiosidades
Páscoa: entenda a transição de ovos decorados para ovos de chocolate
Tempo
Fim de semana segue nublado com risco de chuva a qualquer hora
Sábado tem máxima de 34°C e domingo de 31°C
Cidade
Transbordo passa a funcionar temporariamente no Terminal Antônio Maria Coelho
Política
Prefeitura de Corumbá estabelece 8 horas de trabalho por dia para comissionados
Meio Ambiente
Brigadas Voluntárias do Pantanal concorrem ao Prêmio Faz a Diferença 2025
Cidade
Caminhadas Penitenciais renovam a fé dos católicos na Semana Santa
Tempo
Sexta-feira Santa começa ensolarada, mas chuva pode cair a qualquer hora
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 35°C
Resposta
Gerente de mercado diz que produtos são todos monitorados
Geral
Ação solidária arrecada caixas de bombom para famílias atípicas de Corumbá

Mais Lidas

Assistência Social
CRAS de Ladário reúne crianças, idosos e gestantes para celebrar a Páscoa
Economia
Chocolate artesanal é oportunidade para empreendedores na Páscoa
Economia
ANTT manda reativar 38 radares ao longo da BR-163 em MS
Tempo
Fim de semana segue nublado com risco de chuva a qualquer hora
Sábado tem máxima de 34°C e domingo de 31°C