Menu
sexta, 14 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Semana Pantaneira leva empreendedores da economia criativa de MS para o Rio de Janeiro

17 outubro 2022 - 10h25Agência Sebrae de Notícias

Na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, endereço do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), haverá atividades voltadas para diferentes públicos realizarem uma imersão pela arte, gastronomia e cultura dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. De 18 a 22 de outubro, acontece a “Semana Pantaneira”. A ação faz parte das atividades paralelas da mostra “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, aberta no local. 

Do Estado, estarão presentes empreendedores do setor da economia criativa que atuam a partir de cidades localizadas no Pantanal, como Corumbá, Ladário, Rio Verde de MT, para apresentarem seus produtos, ensinarem técnicas de produção e ainda fazerem apresentação cultural. A participação desse grupo envolve apoio do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, iniciativa do Sebrae. 

A “Semana Pantaneira” terá início no dia 18/10, quando haverá visita guiada à exposição, show do músico instrumentista de Campo Grande Marcelo Loureiro, que está entre os melhores violeiros do Brasil, e degustação do coquetel Sabores do Pantanal, sob o comando do chef de cozinha Marcelo Cotrim. 

Na programação dos outros dias, serão realizados os workshops na Sala de Oficinas do CRAB: 

  • “Cerâmica – Faces do Pantanal Profundo”, ministrado pelos ceramistas Andrea Lacet (MS), Rodrigo Avalhães (MS), Nice Aretê (MT) e Cleide Rodrigues (MT), com manejo da argila e construção de objetos cerâmicos baseados nas iconografias e memórias afetivas dos povos que formam o Pantanal (19/10, às 15h); 
  • “Biojoias Bôloriê e Faixa Pantaneira: Narrativas Ancestrais do Centro-Oeste Brasileiro”, com os grupos Inspiraê (MS) e Boloriê Umutina (MT), que combinarão processos artesanais de produção de biojoia Bôloriê (do povo Umutina) e da faixa pantaneira, em uma experiência de cocriação visual (dia 20/10, às 15h); e 
  • “Customização: Redes, Rendas e Afetos Pantaneiros”, com a Associação de Redeiras – Tecearte (MT), onde os participantes serão convidados a produzir uma pequena peça autoral com base no processo centenário das redes do Pantanal (21/10, às 15h). 

Ainda no dia 21, às 16h, o auditório do CRAB recebe a vivência musical “Paisagens Sonoras e Tessitura de Manoel de Barros” com o músico Daniel Baier e o mestre da viola de cocho Sebastião de Souza Brandão (MS), e o ator Maurício Ricardo (MT). Os artistas vão compor uma experiência interativa, que combina intervenção musical e teatralidade, em que os participantes serão convidados a cocriar um ambiente sonoro a partir dos versos do poeta pantaneiro Manoel de Barros. 

Mostra Semana Pantaneira exibe peças de diversos artesãos de Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação

O encerramento da programação será em frente ao CRAB, na Feira Tiradentes Cultural, no dia 22/10, com uma edição especial dedicada ao Pantanal. No roteiro: 

  • “Encontro de Mestres Populares do Pantanal: Memórias e Vivências”, com Sebastião de Souza Brandão (MS), Alcides Ribeiro e Grupo de Cururu de Santo Antônio do Leverger (MT), que vão mostrar aos presentes a construção da viola de cocho e a sonoridade pantaneira, propondo uma vivência única a partir das memórias que formam o imaginário cultural da região (14h); 
  • “Cozinha de Comitiva do Mato Grosso do Sul”, nesta imersão gastronômica, o Instituto Paulo Machado traz à Praça Tiradentes a estrutura original de uma cozinha completa do interior do Pantanal e seus pratos, como macarrão de comitiva, arroz carreteiro, entre outros (15h30); 
  • “CRAB Educativo”, destinado ao público infantil, com oficinas lúdicas de representação e confecção de elementos da fauna e flora do Cerrado e Pantanal, com uso da técnica de Patchwork, associada a pigmentos naturais feitos a partir de origens vegetal – flores, raízes e sementes – , e mineral, como argilas e terras (16h); 
  • Apresentações musicais “Pulsos e Vibrações do Coração do Brasil”, com shows do Trio formado por Pescuma, Henrique e Claudinho, conhecidos como embaixadores da cultura mato-grossense, principalmente, pelo Rasqueado Cuiabano, e do grupo Chalana de Prata (MS), composto por Celito Espíndola, Paulo Simões e Guilherme Rondon, que traduzem para o público o que vem a ser a música do Pantanal que leva alegria às festas de fazenda (a partir das 17h). 

Sobre a exposição 

A mostra “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” é um retrato do artesanato característico das regiões do Cerrado e do Pantanal do país, e ocupará todas as galerias do térreo do CRAB até 29 de outubro. Promovida pelas UFs do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a mostra reúne 6.400 obras de mais de 150 artesãos do Centro-Oeste. Grande parte das peças expostas no espaço está à venda, promovendo fomento e abertura de mercado a esses artesãos. 

Por Mato Grosso do Sul, participam cerca de 60 profissionais, das cidades de Campo Grande, Bonito, Jardim, Corumbá, Miranda, Bodoquena e Três Lagoas. 

Com curadoria de Renato Imbroisi, a exposição é uma das maiores e mais diversificadas mostras de artesanato brasileiro já expostas no CRAB. Segundo Imbroisi, a ideia é “levar o visitante a percorrer uma ‘casa’ que revele, pelos seus cômodos, tesouros naturais, objetos artesanais e a comida típica da região conhecida como ‘Coração do Brasil’ ou ‘Berço das Águas’ – pois, ali, brotam centenas de nascentes, gerando rios que percorrem muitos quilômetros, por vários estados, em direção ao Atlântico”. 

Ao longo do período da ocupação, o CRAB ainda recebeu atividades para promover destinos turísticos do Pantanal e de Bonito, com a presença de empresas do Estado e apresentação dos atrativos para operadores de viagens do Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.crab.sebrae.com.br ou pelo Instagram @crabsebrae. 

Pró Pantanal 

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). 

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui

Serviço: 
Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” 
Período: Até 29 de outubro de 2022 
Endereço: Praça Tiradentes, 69/71, Centro do Rio de Janeiro/ RJ. 
Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h. 
Ingresso: Entrada gratuita 
Site: https://crab.sebrae.com.br/ 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta