Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Semana da Saúde inicia com diálogo sobre fortalecimento do SUS

04 abril 2018 - 09h28Prefeitura de Corumbá

A Semana da Saúde 2018 teve início na segunda-feira, 02 de abril. Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento tem como tema nacional “Conselhos de Saúde se unem em defesa do SUS”. A Semana tem entre os objetivos debater as reformas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), na Política Nacional de Saúde Mental (PNSM) e a implementação da Portaria nº 3992, que muda a regra do financiamento do SUS. Além de discutir a Emenda Constitucional 95/2016, que congela investimentos em saúde por duas décadas.

A abertura da Semana da Saúde em Corumbá ocorreu no Jardim da Independência com orientações a lideranças de bairros sobre implantação de conselhos locais e diálogo sobre avanços e desafios da saúde no município. “Fico muito tranquilo quando conversamos a respeito do Conselho Municipal de Saúde de Corumbá porque na nossa gestão sempre foi oferecido abertamente ao Conselho oportunidade para que conversássemos e pudéssemos discutir a saúde pública no nosso município”, afirmou o secretário municipal de Saúde Rogério Leite.

Em seu discurso, ele destacou que a saúde em Corumbá avançou bastante nos últimos anos e o trabalho contínuo hoje em dia é de humanização das atividades dos servidores. Outra meta é fazer com que o usuário conheça melhor o funcionamento do SUS no município. “É função do Conselho Municipal de Saúde junto com a Secretaria Municipal de Saúde passar esse entendimento ao nosso usuário para que ele faça o melhor uso possível dos seus direitos com relação à saúde”, afirmou o secretário.

Ele destacou também os serviços prestados pelos conselheiros municipais de saúde e a colaboração deles com os avanços no setor. “Temos atualmente condição de fila de saúde muito melhor que qualquer convênio particular. Tínhamos fila de raio x, por exemplo, de quatro, cinco meses e agora, em cinco dias, o laudo está na mão do paciente. Temos uma fila de tomografia em que a pessoa consegue fazer o exame e obter o laudo na mesma semana”, assegurou Dr. Rogério.

O secretário falou ainda sobre visitações em obras e garantiu que o objetivo é fazer com que todas elas sejam concluídas para benefício da população. Falou ainda sobre burocracias e afiançou que a sua gestão é pautada na transparência e na licitude dos processos. “Vejo os avanços que conseguimos no SUS com as nossas lutas, de mãos dadas com a participação da gestão municipal, que é a Secretaria Municipal de Saúde, e a cogestão parceira que é o Conselho Municipal de Saúde”, disse Rogério Leite.

Na oportunidade, Léia Vilalva de Moraes, presidente do Conselho Municipal de Saúde, explanou sobre a implantação dos conselhos locais de saúde. Conforme ela, no passado, houve a implantação do conselho local, chamado de conselho gestor, no bairro Popular Velha e no hospital, mas não vigorou.

“A importância desses conselhos locais é a descentralização do poder decisório de liberar, fiscalizar, fazer atuação in loco nas unidades de saúde da sua referência, onde a população local participa. Vai ser mais um suporte para o Conselho Municipal de Saúde fazer essa fiscalização, mas muito mais que isso, é importante a participação da comunidade que vai poder caminhar com a gente e ter poder decisório do que ela almeja para a unidade de saúde”, afirmou Léia.

Para Davi Vital do Rosário, conselheiro nacional de saúde, a Semana da Saúde em Corumbá é muito importante, principalmente pela pauta nacional de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). “É interessante discutirmos nessa semana o empoderamento da população com relação ao SUS porque a gestão é compartilhada, mas a população tem papel muito importante dentro dos conselhos de saúde para poder estar observando, fiscalizando, orientando e também colaborando para a melhora da qualidade de saúde da população”, disse Davi.

Nesta terça-feira, dia 03, no auditório da Prefeitura, o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, dialogou com profissionais da saúde referente aos serviços de saúde oferecidos e atendidos na rede municipal. Em seguida, presidente da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Municipal de Saúde, Saulo Andrade, e a coordenadora da Central de Regulação, Mariluce Leão, conversaram com o mesmo público sobre saúde do trabalhador.

Confira programação da Semana da Saúde em Corumbá

As atividades da Semana retomam no dia 06 de abril com roda de conversa com a Drª. Cláudia Mondini sobre tratamento da saúde feminina menos invasiva para acadêmicas e docentes da UFMS. A atividade será das 17h30 às 20 horas.

No sábado, 07 de abril, às 17 horas, no Porto Geral, haverá apresentações culturais e orientações para prevenção de doenças. O público-alvo é a população e devem participar profissionais da Atenção Básica de Saúde do Município, do NASF, CEREST e da Unidade de Saúde João de Brito.

A Semana da Saúde será encerrada com participação em culto na Igreja Batista, localizada na Dom Aquino, onde será debatida a importância do controle social na defesa do SUS, às 19h30.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública