Menu
quinta, 02 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja

19 abril 2024 - 10h52Gesiane S. Lourenço

A operação foi realizada na quarta-feira (17), numa parceria entre a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Gerência de Bem Estar Animal, e a Polícia Civil. As denúncias anônimas que apontavam para casos de abandono animal e maus tratos em bairros da parte alta da cidade resultou no resgate de seis cães e na condução de um tutor para Delegacia.  

No imóvel indicado, um cachorro de grande porte era mantido em ambiente fechado e insalubre. O animal apresentava extrema magreza, apatia, falta de pelos e infestação por parasitas, em meio a fezes, entulhos e restos de animais. Na casa, também foi resgatado um filhote em condições igualmente precárias. Os tutores admitiram ter deixado o cachorro preso enquanto viajavam, sem providenciar cuidados adequados durante a ausência. O homem responsável pelos maus-tratos foi conduzido à 1ª Delegacia de Polícia e será indiciado pelo crime.

Em outra ocorrência, uma casa fechada sem sinais de morador foi alvo de denúncias. Vizinhos informaram que o morador se mudou no início de março e não retornou. Os animais, segundo testemunhas, eram alimentados apenas uma vez por semana por uma pessoa que chegava num carro branco.

Os seis animais resgatados foram encaminhados à Ongs parceiras para receberem cuidados veterinários adequados. O indiciamento do homem responsável pelos maus-tratos destaca a importância de denunciar casos de crueldade animal. O nome "Abril Laranja" da operação se refere ao mês de prevenção contra a crueldade animal.

Crime previsto em lei federal

Gerente de Bem Estar Animal, da Secretaria Municipal de Saúde, Walkíria Arruda da Silva, explica que a Gerência tem como diretrizes o combate aos maus-tratos e conscientização popular contra esse tipo de crime e a formalização de parcerias com instituições policiais para redução desse tipo de delito. “Maus tratos aos animais é crime previsto pela lei federal n° 14.064/2020. Por isso, precisamos do apoio da Polícia e estamos firmando essa parceria com a Polícia Civil. Tudo que chega para a Gerência de Bem Estar Animal e para a Polícia Civil , vamos desenvolver ações conjuntas”, disse.

Walkíria ressalta que as ações também buscam orientar a população a identificar casos de maus-tratos a animais. “Muitas vezes as pessoas pensam que maus-tratos é só bater, mas é uma situação muito mais ampla, é uma questão de saúde pública. Por exemplo, se um tutor leva seu cachorro com leishmaniose no CCZ, fez o teste, esse animal está  positivo. O tutor assina um termo que vai tratar o animal e não trata, isso é uma situação de maus-tratos. O animal tem uma doença e o tutor não procurar  atendimento veterinário é maus-tratos. Deixar o animal preso é maus-tratos; deixar o cachorro para cuidar a casa, mas não tem água, não tem comida, é maus-tratos. Deixar o animal vulnerável na rua, onde está sujeito a ser atropelado, isso também é maus-tratos. Nós estamos trabalhando a parte educativa com as crianças, na conscientização delas, e, com os adultos para que entendam que maus-tratos é crime e vai ser penalizado”, completou a gerente de Bem Estar Animal da Prefeitura de Corumbá.

Para denúncias de maus-tratos aos animais, a população pode ligar para o telefone 3234-7111. A operação “Abril Laranja” reforça o compromisso das autoridades em garantir os direitos e a segurança dos animais, mostrando que a sociedade não tolera a crueldade contra eles e um lembrete de que a proteção e bem-estar dos animais são responsabilidades de todos. Informações da Assessoria PMC.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Participe
Senac MS realiza campanha no mês das mães com desconto em cursos e sorteio de 'iPhone'
Obrigatório
Curso preparatório para adoção em MS encerra inscrições amanhã
Necessário
Vereador busca apoio para construção de cobertura da quadra de esportes do IFMS
Ação de Governo
Saúde de MS estende programa de cirurgias por mais um ano
Saúde
Vereador pede manutenção de aparelhos odontológicos em unidade de saúde rural
Calamidade
MS enviará helicóptero para ajudar desalojados no Rio Grande do Sul
Flagrante
Cariocas presos em MS levavam maconha para vender no show da Madonna
Plantão
Motociclista sofre várias escoriações em colisão com carro no Centro América
No Legislativo
Vereador sugere mudança de lei para obrigar plantio de árvores na cidade
Alerta
Fumaça de incêndios em MT e na Bolívia já é vista em Corumbá

Mais Lidas

Começou em 2023
Ação solidária atende famílias em situação de vulnerabilidade social em Corumbá
150 anos da Comarca
Servidores do Judiciário são homenageados pela Câmara Municipal de Corumbá
Arte e Cultura
Sesc MS reabre espaço cultural a partir deste quinta-feira (2) em Corumbá
Na fronteira
Boliviano é preso com 8 kg de Skunk entre sacas de pimenta e vagem