Menu
quinta, 21 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Secretário promete ‘medidas mais duras’ para conter avanço do coronavírus em MS

11 julho 2020 - 12h23Humberto Marques do MídiaMax

Com uma curva de contágio em ascendência em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde promete, na próxima semana, anunciar medidas mais duras no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito na manhã deste sábado (11) pelo titular da pasta, Geraldo Resende, ao afirmar que já há dados técnicos que exigem medidas mais restritivas para conter aglomerações e a disseminação do micro-organismo.

Os dados da SES apontam que, desde a 11ª semana epidemiológica –quando surgiram os dois primeiros casos de coronavírus no Estado (dois pacientes em Campo Grande que foram relatados em 14 de março)–, a doença segue em crescimento no Estado. Previsões da SES de que, a partir da 21ª semana, haveria aumento exponencial dos casos se confirmaram, com avanço mais acelerado desde a semana passada (a 27º).

“Nós devemos apontar, a partir do Programa Prosseguir, medidas que devemos adotar em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, mas principalmente nas microrregiões onde há o crescimento exponencial. A decisão será tomada na próxima semana”, anunciou o secretário.

O Prosseguir inclui uma série de critérios de avaliação que dividem os municípios em 5 campos de medidas a serem tomadas, sinalizados como “bandeiras” que indicam o grau de gravidade da pandemia do coronavírus – baixo (verde), tolerável (amarelo), médio (laranja), alto (vermelho) e extremo (preto).

Conforme o grau, são decretadas medidas como a restrição de atividades comerciais até mesmo o lockdown (com autorização para funcionamento apenas de serviços essenciais por determinado período).

Geraldo reiterou, porém, que a equipe técnica da secretaria já aponta que “precisamos de fato de medidas mais restritivas, já que há parte substancial da população que não tem colaborado com medidas de isolamento social, do uso de máscara e de regras de higiene”.

A adoção dessas ações se devem ao fato de que Mato Grosso do Sul, hoje estaria no grupo de 8 Estado que nos quais o coronavírus mais avança e entre os 9 com avanço nos óbitos.

As taxas de isolamento social de Mato Grosso do Sul vêm se mantendo entre as 9 mais baixas do Brasil. A situação é mais grave em Campo Grande, que nos últimos dias se manteve como a segunda capital com mais baixo isolamento social do país ao mesmo tempo em que lidera no volume de infectados no Estado (com 4.352 casos positivos).

“Não vamos abdicar da vida das pessoas. Na próxima semana, vamos anunciar medidas duras que, certamente, tenho absoluta certeza que mostram recado de que queremos preservar vidas no nosso querido Mato Grosso do Sul”, complementou o secretário.

O boletim divulgado pela SES na manhã deste sábado apontou que Mato Grosso do Sul somou mais 708 casos de coronavírus, com 7 novos óbitos. Assim, o total de infectado se aproxima de 13 mil, com 153 mortes causadas pela doença.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Região Central
PM prender autor de furto e recupera objetos
Outubro Rosa
Bia Cavassa faz doação em apoio a campanha Lenço Solidário
Colônia do Bracinho
Pantaneiro denuncia construção de barragem no Rio Taquari
11.817 mil testes analisados
Estudo da Janssen na região de fronteira mostra eficácia de 50% da vacina e redução de 90% em óbitos
Oportunidade
Inscrições abertas para concurso público de procurador do Estado, com salário de R$ 25 mil
Agenda Política
Presidente Regional do Democracia Cristã visita cidades do interior de MS
Retomada da Economia
Setor de bares e restaurantes aumenta as contratações e retoma movimento
246 quilos de cocaína
Dracco assume investigação da queda do helicóptero do tráfico em Ponta Porã
Dois brasileiros foram presos
Denunciado por participação no roubo de aeronaves em Aquidauana é preso na Bolívia
Imunização
Veja quem pode se vacinar contra Covid em Corumbá nesta quinta e sexta

Mais Lidas

Qualificação
Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil
Previsão Meteorológica
Tempo fica firme, mas nova frente fria promete mais chuva para o final de semana
Acidente de Trânsito
Mulher sofre fratura na perna em queda acidental de moto
Destaque
Vereador pede fim do toque de recolher e do uso de máscara em ambientes abertos