Menu
quarta, 28 de fevereiro de 2024
Vetorial - fevereiro 2024
Vetorial - fevereiro 2024
Geral

Secretaria LGBT faz oficina de customização

14 agosto 2018 - 15h14Sylma Lima

Nesta segunda-feira,13 teve inicio uma oficina de customização na secretaria LGBT de Corumbá comandada por Marcio Kalango. O curso que encerrou nesta terça-feira,14, teve como objetivo capacitar a comunidade LGBT e também mulheres a fim de conquistar espaço na confecção de peças exclusivas com material reciclado. Neste caso a assistente social  que ensinou a técnica Janice Gomes usou malha que sobra de recortes de camisetas para a criação de colares coloridos e também ensinou a customizar calças e camisetas com rendas, e pedrarias.

Cerca de 20 pessoas se inscreveram e participaram da oficina, sem nenhum investimento, e estão prontas para aumentar a renda final do mês. Segundo Kalango no dia 21 do próximo mês haverá outra oficina, pois a pasta quer dar assistência, trabalho, e também garantir os direitos da comunidade LGBT de Corumbá evitando discriminação e homofobia.

Customização

Customizar é uma das modas destes tempos pós-modernos. Na busca incessante da identidade, cada um quer vestir algo que reflita um pouco de sua personalidade. Daí a onda de apropriar o figurino ao estilo pessoal ou à demanda do consumidor. Assim, é possível mudar, converter uma roupa ou um complemento em uma extensão do jeito de ser da pessoa.

Assim, bordando uma peça já usada, criando desenhos ou pintando sua superfície, cortando mangas ou decotes, o indivíduo está imprimindo a personalidade ao seu traje. Por todas as partes do Planeta as pessoas estão criando e recriando sobre roupas antigas, gerando sua própria moda.

Esta expressão provém do idioma inglês – ‘custom’, que tem o significado de ‘personalizado, elaborado sob medida’. Ela também pode se referir à atitude de converter uma veste em outra peça do vestuário, ou um sapato em outro totalmente diferente. Assim, o cliente pode diversificar gastando muito pouco, bem menos do que se fosse adquirir outra roupa.

Muitas vezes é necessário apenas unir alguns elementos, como tintas, tesoura, agulhas, canetas próprias para tecido, algumas pedras coloridas para incrementar um bordado, botões, fuxicos, cordões, entre outros itens simples. E pronto, basta somar a tudo isso boas porções de engenhosidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ensino
Curso "Me salve!" está com matrícula grátis e 1ª mensalidade para 10 de março
Saúde Pública
UTI Neonatal em Corumbá é tema de audiência pública hoje, na Câmara
Justiça Eleitoral
Toffoli anula provas que embasam ação contra Delcídio no TRE
Reconhecimento
Policiais são homenageados por resgate de família que vivia em cárcere privado no Pantanal
Serviço Público
Santa Casa anuncia fechamento do setor psiquiátrico em Corumbá
Atração confirmada
2º Festival de Cerveja de Bonito terá show de Raimundos
Consenso
Deputados aprovam proibição da pesca do Dourado por mais um ano em MS
Valorização
Adicional de fronteira a policiais e integrantes do Corpo de Bombeiros é solicitado na Câmara
Eleições 2024
TSE determina revalidação de biometria feita há mais de 10 anos
Campanha
Corumbá abre três postos para multivacinação neste sábado, 02 de março

Mais Lidas

Designada
Presídio feminino de Corumbá tem nova diretora
24 horas
Três vítimas são transportadas para o Pronto Socorro no último plantão
No acostamento
Traficantes abandonam caminhão com 360 kg de drogas na fronteira de Corumbá
Grátis até 2032
Mais de 14 mil novas identidades já foram emitidas em MS