Menu
sábado, 16 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Secretaria LGBT faz oficina de customização

14 agosto 2018 - 15h14Sylma Lima

Nesta segunda-feira,13 teve inicio uma oficina de customização na secretaria LGBT de Corumbá comandada por Marcio Kalango. O curso que encerrou nesta terça-feira,14, teve como objetivo capacitar a comunidade LGBT e também mulheres a fim de conquistar espaço na confecção de peças exclusivas com material reciclado. Neste caso a assistente social  que ensinou a técnica Janice Gomes usou malha que sobra de recortes de camisetas para a criação de colares coloridos e também ensinou a customizar calças e camisetas com rendas, e pedrarias.

Cerca de 20 pessoas se inscreveram e participaram da oficina, sem nenhum investimento, e estão prontas para aumentar a renda final do mês. Segundo Kalango no dia 21 do próximo mês haverá outra oficina, pois a pasta quer dar assistência, trabalho, e também garantir os direitos da comunidade LGBT de Corumbá evitando discriminação e homofobia.

Customização

Customizar é uma das modas destes tempos pós-modernos. Na busca incessante da identidade, cada um quer vestir algo que reflita um pouco de sua personalidade. Daí a onda de apropriar o figurino ao estilo pessoal ou à demanda do consumidor. Assim, é possível mudar, converter uma roupa ou um complemento em uma extensão do jeito de ser da pessoa.

Assim, bordando uma peça já usada, criando desenhos ou pintando sua superfície, cortando mangas ou decotes, o indivíduo está imprimindo a personalidade ao seu traje. Por todas as partes do Planeta as pessoas estão criando e recriando sobre roupas antigas, gerando sua própria moda.

Esta expressão provém do idioma inglês – ‘custom’, que tem o significado de ‘personalizado, elaborado sob medida’. Ela também pode se referir à atitude de converter uma veste em outra peça do vestuário, ou um sapato em outro totalmente diferente. Assim, o cliente pode diversificar gastando muito pouco, bem menos do que se fosse adquirir outra roupa.

Muitas vezes é necessário apenas unir alguns elementos, como tintas, tesoura, agulhas, canetas próprias para tecido, algumas pedras coloridas para incrementar um bordado, botões, fuxicos, cordões, entre outros itens simples. E pronto, basta somar a tudo isso boas porções de engenhosidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPTURA DE ANIMAL
PMA captura tamanduá-bandeira no centro da cidade, o terceiro em 15 dias
EDUCAÇÃO
Termina hoje inscrição para primeira seleção de 2021 do ProUni
COVID-19
MS chega à metade de janeiro com 272 mortes por Covid-19
CAMPANHA SAÚDE MENTAL
Janeiro Branco: Profissionais falam da importância de cuidar da saúde mental
POLICIAL
PRF e PM apreendem 581 Kg de maconha em MS
Utilidade
O melhor formato de vídeo para o seu Mac
EDUCAÇÃO
Veja cinco dicas para se preparar para o Enem 2020
EDUCAÇÃO
IEL está com inscrições abertas para o curso de planejamento estratégico
SAÚDE
Centro e Borrowiski recebem ação de combate à dengue nesta sexta e sábado
ECONOMIA
Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no Bairro Cristo Redentor
POLICIAL
Jovem com mandado de prisão em aberto é preso no Loteamento Pantanal
CAMPANHA SAÚDE MENTAL
Janeiro Branco: Profissionais falam da importância de cuidar da saúde mental
GERAL
Energisa inicia Projeto de Eficiência Energética na Base Fluvial em Ladário