Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Se o seu colaborador almoça na mesa de trabalho, cuidado!

24 agosto 2022 - 09h21Dendry Rios

Ei, amigão, você já parou para pensar como está a qualidade de vida do seu funcionário? Ou colaborador, como queira chamá-lo? Hmmmmm... Entendi! Isso aí não é obrigação e nem preocupação suas? Hmmmmmm.... Entendi! Você já paga o salário dele e está tudo certo? Hmmmmm... Entendi!

Esta parte de ser um bom pagador de salário em dia em entendi perfeitamente. Mas o que eu ainda não entendi é quando você vai mudar de postura e vai valorizar o seu trabalhador que está ali todos os dias cuidando do seu negócio, ou sozinho, ou ao seu lado.

Enquanto você não se envolver nas questões de gestão de pessoas do seu negócio, irá demorar para prosperar, mas se você está crescendo sem se envolver com isso, acredite: você poderia estar crescendo o dobro.
Isso porque não existe segredo. Empresas que valorizam o trabalhador rendem mais, prosperam mais rapidamente e possuem um ambiente saudável. E olha que não estou falando de empresas de 100 funcionários ou de 500 funcionários por turno. Estou dizendo que isso serve para mega empresas como para empresas familiares, de 2 ou mais pessoas.

Se o seu colaborador está almoçando na mesa do computador onde trabalha ou se ele não faz o devido horário de almoço, intervalo, ou nem mesmo tem um tempo para um café e, se for o caso, jogar uma partida de dominó para descontrair e dar um suspiro ao corpo e a mente, fique atento, pois algo não está indo bem.

Muitas empresas hoje em dia, por mais pequeninas que são, estão adotando hábitos saudáveis para valorizar os trabalhadores. Um cantinho de qualquer ambiente ou embaixo de uma sombra boa da árvore no quintal da empresa já cabe uma mesinha com jogo de dama, dominó e uma garrafa de café ao lado de um pote de bolachas de água e sal.

Simples. Simples de tudo, mas que faz uma diferença enorme para quem sabe apreciar cada segundo para cuidar de si. Mas se você é daqueles donos de negócio que só quer saber de mandar e se tá pagando oito horas para ele trabalhar, ele tem que ser “teoricamente dizendo”, escravizado no turno, aí meu amigo, “bate um fio”comigo e vamos conversar, pois você deve ter parado lá no tempo antes da década de 90.

Invista em pequenas atitudes e colherá grandes resultados. Se as empresas rendessem aos colaboradores pelo menos 5% do que “esbravejam gerentes e donos”, com certeza teríamos um ambiente corporativo melhor no Brasil. 

Ah, mas lá nos Estados Unidos eles trabalham muito. Ah, mas lá no Japão eles quase não tem descanso... Entendo perfeitamente isso, mas cada comunidade tem sua cultura. Cada região tem sua metodologia e cada país tem sua qualidade de vida e serviços públicos de acordo com sua gestão pública e empresarial.

E no Brasil, tudo funciona por aqui? Seu colaborador vai embora em um ônibus com ar condicionado? Seu colaborador tem saúde de qualidade quando o filho dele fica doente? Ele cnontra medicamento nos postos de saúde? Ele tem iluminação pública em frente a casa? Ele tem área de lazer para ir com a família aos domingos?

Viu como tudo é diferente. Agora, o que precisa ser mais diferente e ser top, é a sua postura a partir de agora, ok? Faça pequenas mudanças e me conte como foi a reação “da galera lá no trampo”... Certa vez, Walt Disney disse: “Se você pode sonhar, você pode realizar”. Então, mãos à obra e tente realizar um pouco a – talvez – vontade dos seus colaboradores... E não esqueça! Pare de reclamar, pare de apontar o dedo, pare de criticar e comece a organizar sua transformação. Quem muito quer, nada tem. “Quem muito fala, pouco executa”.

Tome atitude hoje mesmo e se desejar conversar mais sobre isso, conte comigo. Fale comigo pelo Instagram: @dendryrios ou no WhatsApp (67) 99251-0791.

Dendry Rios fala sobre empreendedorismo e gestão de pessoal de um jeito simples e prático.


Dendry Rios é profissional de Administração, gestor de recursos humanos com pós-graduação, comunicador e assessor profissional. Foi diretor e presidente de entidades classistas na área do empreendedorismo e autoria de várias produções editoriais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul