Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Saúde trabalha no combate ao Aedes aegypti e doenças epidemiológicas

05 março 2018 - 10h46Prefeitura de Corumbá

Durante a oitava semana de 2018, equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram várias ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. No período, 4.325 imóveis foram visitados nas atividades de rotina, para eliminação de focos e orientação junto aos moradores.

Equipe de bloqueio químico realizou borrifação com bomba costal em 921 imóveis nas microáreas Generoso, João de Brito, Popular Nova, Clio Proença e UPA. Equipe do bloqueio mecânico, com apoio do Exército, trabalho nas microáreas Dom Aquino, Estrelinha Verde, Cristo Redentor, Fernando de Barros, São Vicente, Transamérica e Humberto Pereira. Em todos os casos notificados foi realizado manejo ambiental.

Conforme último boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde, há em Corumbá 59 casos notificados de dengue este ano, sendo três confirmados no Popular Nova, Loteamento Pantanal e Centro América. Já são 06 notificações de zika nos bairros Jardim dos Estados, Popular Nova, Centro, Jatobazinho, Primavera e Popular Velha. De chikungunya foram notificados 16 casos, sendo duas confirmações no Nossa Senhora de Fátima e no Loteamento Pantanal.

Outras doenças e agravos contra a saúde

Até a semana 08, foram notificados dois casos de leishmaniose visceral , sendo um no Cravo Vermelho III e outro no Popular Nova. Quanto ao Influenza, vírus da gripe, já são 11 notificações e quatro casos descartados por laboratório. Foram registrados 861 casos de Doenças Diarreicas Agudas. Destes, 58 casos ocorreram crianças menores de 01 ano, 193 em crianças de 1 a 4 anos, 89 casos em criança de 5 a 9 anos e 422 casos em crianças com mais de 10 anos. Até semana 08 foram notificados 1.169 casos de conjuntivite.

Entre as atividades da Vigilância Ambiental em Saúde, estão o cadastro de imóveis e distribuição de hipoclorito de sódio, coleta e análise de água para consumo humano e visitas técnicas e capturas de animais peçonhentos. Há 100 famílias cadastradas no Loteamento Pantanal que receberam hipoclorito de sódio e no período houve 10 coletas de água, sendo todas analisadas e consideradas satisfatórias.

Conforme a Coordenação de Vigilância epidemiológica de DANT – Doenças e agravos não transmissíveis –, na semana epidemiológica 08 foram realizados 23 atendimentos de pessoas em situação de violência nas unidades de saúde da REDESUS. Foram 09 tipos de violência física, 02 psicológicas e 12 casos de negligência.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal