Menu
terça, 28 de novembro de 2023
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

São Paulo tem 2º maior número de mortes em um dia e casos batem recorde após atualização de sistema

19 junho 2020 - 16h30g1

O estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira (19) o segundo maior número de novas mortes por Covid-19 em 24 horas, com 386 óbitos, chegando ao total de 12.232, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. O recorde de novas mortes registradas em um dia foi de 389 óbitos na quarta-feira 17).

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores no final de semana e às segundas-feiras devido ao atraso nas notificações nestes dias.

O número de casos também foi o maior registrado em 24 horas, com 19.030 novos registros da Covid-19 em um dia. Todavia, o total desta sexta (19) reflete a subnotificação ocorrida nos dias em que o estado de São Paulo teve problemas com o sistema e-SUS, plataforma do Ministério da Saúde que é usado para notificação de casos leves de Covid-19.

Na quarta (17) e na quinta (18), quando houve falha no e-SUS, o estado teve 1.232 e 1.111 casos novos, respectivamente. O valor corresponde apenas a casos graves, de pacientes internados, cujo sistema de notificação é diferente do usado para casos leves.

 

Na soma dos três dias, foram 21.373 novos casos confirmados, o que dá uma média de 7.124 confirmações a cada 24h. O dado mostra que os casos estão aumentando no estado: antes da semana em que houve a falha e-SUS, o recorde de casos em um dia era de 2 de junho, com 6.999. A média dos últimos três dias supera esse recorde. Desde o início da pandemia foram 211.658 casos confirmados da doença. O número de pacientes curados desde o início da pandemia é de 36.280.

Questionado sobre a falha durante coletiva de imprensa realizada em Brasília na quinta-feira (18), o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, afirmou que recomendou aos representantes do estado de SP que extraíssem os dados de outra maneira. "Como qualquer sistema de informação, temos momentos de instabilidade. Mas a segurança dos dados está devidamente garantida", disse.

Nesta sexta (19) a taxa de ocupação de leitos de UTI caiu para 70,5% na Grande São Paulo e 66,5% no estado. Na quinta, os índices registrados foram de 71,3% % na Grande São Paulo e 67% no estado.

O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 também caiu para 12.977 nesta quinta. Desses, são 4.996 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 7.981 em enfermaria. Na quinta, eram 5.421 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 8.620 em enfermaria, totalizando 14.041.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia de Doar
SOS Pantanal lança campanha de doações para as Brigadas Pantaneiras
Preservação de Direitos
Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde
Dia de Doar
Cidade Dom Bosco anuncia retomada do Sino da Caridade
Administração
Vereador pede que plano de cargos de administrativos esteja previsto no Orçamento
SemiGEF Terrestre
Moradores da APA Baía Negra participam de evento pela recuperação da vegetação no Pantanal
Oportunidade
IHP abre seleção para contratar pessoa para vaga de coordenador (a) de processos
Confira vencedores
PRF encerra 13º Edição do Fetran no Mato Grosso do Sul
Hoje
Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino será lembrado com ato na Câmara
Na Câmara
Terceira edição do Prêmio Zumbi dos Palmares será entregue nesta terça
Contra a AIDS
Em 1º de dezembro, Centro Dr. João de Brito oferece testagem para HIV, Sífilis e e Hepatites B

Mais Lidas

Apropriação indevida
Ortopedista de Corumbá é condenado a 7 anos por embolsar R$ 155 mil em verba pública
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa
Dois homens
Polícia procura por envolvidos em tiroteio próximo de conveniência no Maria Leite
Plantão
Ciclista morre atropelado na Avenida Rio Branco