Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

São Paulo tem 2º maior número de mortes em um dia e casos batem recorde após atualização de sistema

19 junho 2020 - 16h30g1

O estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira (19) o segundo maior número de novas mortes por Covid-19 em 24 horas, com 386 óbitos, chegando ao total de 12.232, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. O recorde de novas mortes registradas em um dia foi de 389 óbitos na quarta-feira 17).

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores no final de semana e às segundas-feiras devido ao atraso nas notificações nestes dias.

O número de casos também foi o maior registrado em 24 horas, com 19.030 novos registros da Covid-19 em um dia. Todavia, o total desta sexta (19) reflete a subnotificação ocorrida nos dias em que o estado de São Paulo teve problemas com o sistema e-SUS, plataforma do Ministério da Saúde que é usado para notificação de casos leves de Covid-19.

Na quarta (17) e na quinta (18), quando houve falha no e-SUS, o estado teve 1.232 e 1.111 casos novos, respectivamente. O valor corresponde apenas a casos graves, de pacientes internados, cujo sistema de notificação é diferente do usado para casos leves.

 

Na soma dos três dias, foram 21.373 novos casos confirmados, o que dá uma média de 7.124 confirmações a cada 24h. O dado mostra que os casos estão aumentando no estado: antes da semana em que houve a falha e-SUS, o recorde de casos em um dia era de 2 de junho, com 6.999. A média dos últimos três dias supera esse recorde. Desde o início da pandemia foram 211.658 casos confirmados da doença. O número de pacientes curados desde o início da pandemia é de 36.280.

Questionado sobre a falha durante coletiva de imprensa realizada em Brasília na quinta-feira (18), o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, afirmou que recomendou aos representantes do estado de SP que extraíssem os dados de outra maneira. "Como qualquer sistema de informação, temos momentos de instabilidade. Mas a segurança dos dados está devidamente garantida", disse.

Nesta sexta (19) a taxa de ocupação de leitos de UTI caiu para 70,5% na Grande São Paulo e 66,5% no estado. Na quinta, os índices registrados foram de 71,3% % na Grande São Paulo e 67% no estado.

O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 também caiu para 12.977 nesta quinta. Desses, são 4.996 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 7.981 em enfermaria. Na quinta, eram 5.421 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 8.620 em enfermaria, totalizando 14.041.

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército