Menu
sexta, 24 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

São Paulo tem 2º maior número de mortes em um dia e casos batem recorde após atualização de sistema

19 junho 2020 - 16h30g1

O estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira (19) o segundo maior número de novas mortes por Covid-19 em 24 horas, com 386 óbitos, chegando ao total de 12.232, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. O recorde de novas mortes registradas em um dia foi de 389 óbitos na quarta-feira 17).

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores no final de semana e às segundas-feiras devido ao atraso nas notificações nestes dias.

O número de casos também foi o maior registrado em 24 horas, com 19.030 novos registros da Covid-19 em um dia. Todavia, o total desta sexta (19) reflete a subnotificação ocorrida nos dias em que o estado de São Paulo teve problemas com o sistema e-SUS, plataforma do Ministério da Saúde que é usado para notificação de casos leves de Covid-19.

Na quarta (17) e na quinta (18), quando houve falha no e-SUS, o estado teve 1.232 e 1.111 casos novos, respectivamente. O valor corresponde apenas a casos graves, de pacientes internados, cujo sistema de notificação é diferente do usado para casos leves.

 

Na soma dos três dias, foram 21.373 novos casos confirmados, o que dá uma média de 7.124 confirmações a cada 24h. O dado mostra que os casos estão aumentando no estado: antes da semana em que houve a falha e-SUS, o recorde de casos em um dia era de 2 de junho, com 6.999. A média dos últimos três dias supera esse recorde. Desde o início da pandemia foram 211.658 casos confirmados da doença. O número de pacientes curados desde o início da pandemia é de 36.280.

Questionado sobre a falha durante coletiva de imprensa realizada em Brasília na quinta-feira (18), o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, afirmou que recomendou aos representantes do estado de SP que extraíssem os dados de outra maneira. "Como qualquer sistema de informação, temos momentos de instabilidade. Mas a segurança dos dados está devidamente garantida", disse.

Nesta sexta (19) a taxa de ocupação de leitos de UTI caiu para 70,5% na Grande São Paulo e 66,5% no estado. Na quinta, os índices registrados foram de 71,3% % na Grande São Paulo e 67% no estado.

O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 também caiu para 12.977 nesta quinta. Desses, são 4.996 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 7.981 em enfermaria. Na quinta, eram 5.421 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 8.620 em enfermaria, totalizando 14.041.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bairro Vila Mamona
Funcionários de construção amarram autor de furto e acionam PM
Polícia
Três foragidos foram capturados nas últimas 24 horas
Flagrante
Dupla é presa por tráfico de drogas na área central de Corumbá
Capital
Presos usam celulares até em banho de sol na Máxima
Economia
Governo sanciona lei que permite retomada da loteria de Mato Grosso do Sul
Política
Em Campo Grande, vereador Luciano Costa confirma investimentos do governo em Corumbá
Prevenção
Dia D de vacinação antirrábica em Corumbá é neste sábado (25)
Campanha
IHP recebe doação de água potável para Bombeiros e Brigadistas que atuam no Pantanal
Economia
Sancionada lei que reduz ICMS da energia elétrica durante bandeira vermelha
Sujeito à Acidentes
Deputado pede ampliação dos trevos para evitar acidentes na BR 262

Mais Lidas

Óbito
Irmãos são esfaqueados e o mais velho morre no caminho do hospital
Sob Investigação
Suspeita de irregularidade no pagamento da reforma do Hospital
Cidade
Árvore de grande porte cai sobre casa na avenida Rio Branco
Violência Doméstica
Homem é preso após enforcar a ex no bairro Guaicurus