Menu
terça, 16 de abril de 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

São Paulo tem 2º maior número de mortes em um dia e casos batem recorde após atualização de sistema

19 junho 2020 - 16h30g1

O estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira (19) o segundo maior número de novas mortes por Covid-19 em 24 horas, com 386 óbitos, chegando ao total de 12.232, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. O recorde de novas mortes registradas em um dia foi de 389 óbitos na quarta-feira 17).

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as mortes aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores no final de semana e às segundas-feiras devido ao atraso nas notificações nestes dias.

O número de casos também foi o maior registrado em 24 horas, com 19.030 novos registros da Covid-19 em um dia. Todavia, o total desta sexta (19) reflete a subnotificação ocorrida nos dias em que o estado de São Paulo teve problemas com o sistema e-SUS, plataforma do Ministério da Saúde que é usado para notificação de casos leves de Covid-19.

Na quarta (17) e na quinta (18), quando houve falha no e-SUS, o estado teve 1.232 e 1.111 casos novos, respectivamente. O valor corresponde apenas a casos graves, de pacientes internados, cujo sistema de notificação é diferente do usado para casos leves.

 

Na soma dos três dias, foram 21.373 novos casos confirmados, o que dá uma média de 7.124 confirmações a cada 24h. O dado mostra que os casos estão aumentando no estado: antes da semana em que houve a falha e-SUS, o recorde de casos em um dia era de 2 de junho, com 6.999. A média dos últimos três dias supera esse recorde. Desde o início da pandemia foram 211.658 casos confirmados da doença. O número de pacientes curados desde o início da pandemia é de 36.280.

Questionado sobre a falha durante coletiva de imprensa realizada em Brasília na quinta-feira (18), o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, afirmou que recomendou aos representantes do estado de SP que extraíssem os dados de outra maneira. "Como qualquer sistema de informação, temos momentos de instabilidade. Mas a segurança dos dados está devidamente garantida", disse.

Nesta sexta (19) a taxa de ocupação de leitos de UTI caiu para 70,5% na Grande São Paulo e 66,5% no estado. Na quinta, os índices registrados foram de 71,3% % na Grande São Paulo e 67% no estado.

O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 também caiu para 12.977 nesta quinta. Desses, são 4.996 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 7.981 em enfermaria. Na quinta, eram 5.421 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 8.620 em enfermaria, totalizando 14.041.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Carro que saiu de Corumbá com 98 kg de cocaína é interceptado na BR 163
Educação
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje
Flagrante
Ex-detentos são presos arremessando cocaína para dentro do presídio de Corumbá
Em Campo Grande
Inscrições para oficinas do Festival da Juventude na UFMS encerram hoje
Intercâmbio
Guardas de Corumbá vão a Dourados conhecer as atividades de Segurança Escolar Comunitária
Até 30 de abril
Prefeitura prorroga pagamento à vista do IPTU; parcelamento vence hoje
Preço baixo
De perfumes a eletrônicos, leilão da Sefaz/MS abre visitação
Internacional
Embrapa Pesca e Aquicultura participa de missão técnica na Malásia
Vila Guarani
Autor de homicídio morre em confronto com a Polícia
Hoje
Seminário divulga ciência e conhecimento sobre a conservação de felinos no Pantanal

Mais Lidas

Vila Guarani
Autor de homicídio morre em confronto com a Polícia
Tráfico de Drogas
Brasileiras são flagradas com 10 kg de cocaína na BR 262
Saneamento
Força-tarefa vai combater fraudes em ligações de rede de água no Estado
Oportunidade
MS possui 4.130 vagas de emprego disponíveis na Funtrab