Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Santa Casa anuncia fechamento do setor psiquiátrico em Corumbá

28 fevereiro 2024 - 12h30Gesiane Lourenço

A Santa Casa, único hospital de atendimento público e gratuito à população Corumbá, que também atende moradores de Ladário e da fronteira com a Bolívia, anunciou o fechamento do seu Setor Psiquiátrico.

Em nota oficial, divulgada ao Capital do Pantanal, a Junta Interventora da Associação Beneficente de Corumbá - Santa Casa, confirmou que devido a falta de equipe técnica especializada e à falta de estrutura em espaço adequado para o atendimento, o setor, que até então recebia os pacientes psiquiátricos terá o funcionamento encerrado. 

No documento, a Junta Interventora esclarece que de acordo com o Art. 3° da Lei Federal nº 10.216/2001, "É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais".

Cita ainda que conforme o Instrutivo Técnico da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS no SUS, “os estabelecimentos hospitalares para internação especializada em saúde mental e psiquiatria devem desenvolver a função de retaguarda para os demais estabelecimentos e serviços da Raps, contar com equipe multiprofissional (psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, entre outros), proporcionando o acompanhamento integral à saúde conforme o Projeto Terapêutico Singular (PTS) de cada pessoa. (...)”.

Segundo a Santa Casa, mesmo fazendo jus ao recebimento de valor pactuado, os leitos psiquiátricos instalados na instituição não estão devidamente estruturados, conforme preconiza o Ministério da Saúde, portanto deixou de receber o financiamento específico previsto pela Portaria de Consolidação nº 6, de 28 de Setembro de 2017.

A Junta Interventora da Associação afirma que devido à dificuldade financeira causada pelos recursos escassos, limitados e finitos e, também a extensa dívida financeira existente na Santa Casa de Corumbá, a instituição não consegue mais se responsabilizar pelo pleno funcionamento do setor.

Sendo assim, pacientes psiquiátricos, que derem entrada no Pronto Socorro Municipal, serão estabilizados e em seguida liberados para tratamento externo. 

De acordo com a política de saúde mental em Mato Grosso do Sul (MS), pautada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MS), pacientes psiquiátricos em Corumbá possuem serviço ambulatorial em três modalidades de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), habilitados pelo Ministério da Saúde. O CAPS Ad para casos de transtornos decorrentes do uso e dependência de álcool e outras drogas para pessoas a partir de 18 anos. 
CAPS II para pacientes acima de 18 anos,  com transtorno mental graves e persistentes e o CAPS I para crianças e adolescentes com até 18 anos inclompletos, com transtornos mentais graves e persistentes e também ocasionados por uso abusivo de álcool e drogas.

O Município, através da Secretaria Municipal de Saúde, também conta com uma Equipe de Consultório na Rua que oferece cuidados em saúde inloco, bem como faz o acompanhamento da população em situação de rua aos serviços que demandam e realiza os encaminhamentos necessários, dentre outras ações.

Confira a íntegra da nota oficial divulgada pela Junta Interventora da Santa Casa de Corumbá aqui

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro