No dia 14 de julho de 1883, os primeiros Salesianos chegavam a Niterói (RJ) para iniciar a obra de Dom Bosco em terras brasileiras. Mal sabiam eles que aquele passo silencioso era o início de uma das mais duradouras e transformadoras presenças missionárias no Brasil. Uma presença que hoje completa 142 anos e se espalha por escolas, centros juvenis, universidades, aldeias indígenas, paróquias e meios de comunicação em todas as regiões do país.
A vinda dos primeiros missionários ao Brasil foi precedida por uma visão profética de Dom Bosco. Em agosto de 1883, o santo dos jovens teve um sonho no qual viajava pela América do Sul e avistava, entre os paralelos 15° e 20°, uma “enseada bastante longa e larga” com um lago ao centro. Coincidentemente (ou providencialmente), é exatamente nessa faixa do mapa que, mais de 70 anos depois, seria construída a cidade de Brasília, onde se localiza o Lago Paranoá, que remete com perfeição à imagem sonhada por Dom Bosco.
Por causa dessa visão, Dom Bosco foi proclamado Padroeiro de Brasília em 25 de outubro de 1963, por decreto do então Arcebispo da cidade, Dom José Newton de Almeida Baptista, com aprovação da Santa Sé. A capital federal, projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1960, carrega até hoje essa marca simbólica: a Ermida Dom Bosco foi a primeira construção de alvenaria da cidade, erguida exatamente sobre o local indicado no sonho.
Além do Distrito Federal, os paralelos 15° e 20° atravessam várias cidades onde atua Missão Salesiana de Mato Grosso, como Cuiabá, Campo Grande, Corumbá, Rondonópolis, Barra do Garças, São Marcos, Meruri (em aldeias indígenas), Poxoréu.
Essas localidades, todas atendidas pela Missão Salesiana de Mato Grosso, reforçam a convicção de que o sonho profético de Dom Bosco falava diretamente ao coração da região centro-oeste do Brasil: onde a missão educativa e evangelizadora salesiana se mantém viva há mais de um século.
Nessas terras, o sonho de Dom Bosco continua a se realizar todos os dias: nas salas de aula, nos oratórios, nos projetos sociais, nos encontros pastorais e nas comunidades indígenas onde a presença missionária é um testemunho silencioso e constante do Evangelho.
MSMT: 131 anos de história e presença viva
Na região Centro-Oeste, a história missionária ganhou força em 1894, com a chegada dos Salesianos a Cuiabá. Desde então, a atuação no estado cresceu e se diversificou, sem jamais perder a essência do carisma salesiano. Hoje, a Missão Salesiana de Mato Grosso está presente em 21 obras, entre colégios, universidades, obras sociais, aldeias indígenas e paróquias. Em cada uma delas, mantém viva a missão de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, como sonhava Dom Bosco.
Foram décadas de evangelização criativa, diálogo com a cultura local, defesa dos direitos indígenas, promoção da educação integral e construção de comunidades de fé e solidariedade. Mesmo diante das mudanças do mundo e dos desafios da sociedade contemporânea, a proposta salesiana continua atual: oferecer aos jovens não apenas um ensino de qualidade, mas um caminho de vida com sentido, baseado na razão, na fé e na amorevolezza.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



A missão salesiana no Brasil começou por Nitorói, no RJ, em 1883. (Foto: MSMT)

