Menu
quinta, 13 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Saiba como acompanhar a apuração dos votos neste domingo

02 outubro 2022 - 11h37Gesiane Sousa

Este ano a contagem de votos em todo Brasil será iniciada ao mesmo tempo. Por aqui, será depois das 16h, quando fecham as sessões eleitorais. Em 2018, a somatória geral dos votos acabou por volta das 19h em Mato Grosso do Sul. Caso a disputa vá para o segundo turno, a data de uma nova votação está marcada para dia 30 de outubro.  

Aqui no Capital do Pantanal, você pode acompanhar a apuração através de matérias em tempo real e também pelo link que lhe direciona diretamente para o site Resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Banner localizado no topo da home do site também lhe direciona para o site oficial da apuração dos votos. 

O TRE-MS não divulgou previsão para o termino do trabalho de apuração. Quando a votação é encerrada, a urna eletrônica é auditada e lacrada. Na votação, quando o eleitor digita a tecla confirma, para garantir o sigilo da votação, os dados são misturados e registrados. No fim é gerado o boletim de urna, um tipo de extrato impresso que resume todos os votos realizados em cada máquina. Ao fim da votação os dados são expostos na entrada da seção para quem quiser conferir.  

A partir destas eleições, cada boletim será disponibilizado na internet na mesma hora em que for transmitido para totalização. O recurso garante ainda mais transparência durante o processo de contagem e possibilita a própria checagem do eleitor. Para totalização, os votos seguem até a Justiça Eleitoral por um canal exclusivo e protegido e, em seguida, encaminhado para os TRE´s, (Tribunais Regionais Eleitorais), por meio de uma rede virtual privada da Justiça Eleitoral.  

O supercomputador do TSE vai ser novamente aliado no resultado das eleições. Usado pela primeira vez em 2020, quando o tribunal centralizou as informações da votação e houve demora na atualização dos dados, o equipamento recebeu atualizações e prevê-se que o atraso não se repita.  

Segundo o presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Paschoal Carmello Leandro, houve melhorias no sistema para evitar atrasos. "O supercomputador ampliou a capacidade de processamento".  

Urnas  

No Estado, foram preparadas 8.088 mil urnas, destas 6.912 urnas de votação, 1.176 contingência, ou seja, urnas habilitadas para substituir aquelas que apresentarem defeitos durante a votação. Na capital o número de urnas disponíveis é de 2.209 de votação e 207 de contingência, totalizando 2.416 urnas eletrônicas.  

 

* Com informações do CG News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Turismo
Consultoria vai facilitar certificação internacional para destinos e negócios de turismo em MS
Meio Ambiente
Câmara pede apoio técnico e logístico ao Governo Federal para combater queimadas no Pantanal
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal