Este ano a contagem de votos em todo Brasil será iniciada ao mesmo tempo. Por aqui, será depois das 16h, quando fecham as sessões eleitorais. Em 2018, a somatória geral dos votos acabou por volta das 19h em Mato Grosso do Sul. Caso a disputa vá para o segundo turno, a data de uma nova votação está marcada para dia 30 de outubro.
Aqui no Capital do Pantanal, você pode acompanhar a apuração através de matérias em tempo real e também pelo link que lhe direciona diretamente para o site Resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Banner localizado no topo da home do site também lhe direciona para o site oficial da apuração dos votos.
O TRE-MS não divulgou previsão para o termino do trabalho de apuração. Quando a votação é encerrada, a urna eletrônica é auditada e lacrada. Na votação, quando o eleitor digita a tecla confirma, para garantir o sigilo da votação, os dados são misturados e registrados. No fim é gerado o boletim de urna, um tipo de extrato impresso que resume todos os votos realizados em cada máquina. Ao fim da votação os dados são expostos na entrada da seção para quem quiser conferir.
A partir destas eleições, cada boletim será disponibilizado na internet na mesma hora em que for transmitido para totalização. O recurso garante ainda mais transparência durante o processo de contagem e possibilita a própria checagem do eleitor. Para totalização, os votos seguem até a Justiça Eleitoral por um canal exclusivo e protegido e, em seguida, encaminhado para os TRE´s, (Tribunais Regionais Eleitorais), por meio de uma rede virtual privada da Justiça Eleitoral.
O supercomputador do TSE vai ser novamente aliado no resultado das eleições. Usado pela primeira vez em 2020, quando o tribunal centralizou as informações da votação e houve demora na atualização dos dados, o equipamento recebeu atualizações e prevê-se que o atraso não se repita.
Segundo o presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Paschoal Carmello Leandro, houve melhorias no sistema para evitar atrasos. "O supercomputador ampliou a capacidade de processamento".
Urnas
No Estado, foram preparadas 8.088 mil urnas, destas 6.912 urnas de votação, 1.176 contingência, ou seja, urnas habilitadas para substituir aquelas que apresentarem defeitos durante a votação. Na capital o número de urnas disponíveis é de 2.209 de votação e 207 de contingência, totalizando 2.416 urnas eletrônicas.
* Com informações do CG News
Deixe seu Comentário
Leia Também

Câmeras, rádios e olheiros controlam as rotas clandestinas na fronteira com a BolÃvia

Inscrições abertas para o programa Bolsa Atleta de MS

Edital seleciona empresa para coleta e reciclagem de óleo de cozinha em Corumbá

Bira reivindica recuperação do sistema de iluminação pública do Corumbella II

MS participa da Pesca Trade Show, maior feira de pesca esportiva do Brasil

Motoristas com selo de 'Bom Condutor' recebem descontos em taxas no Detran de MS
Bombeiros atendem três vÃtimas de trânsito em 24 horas
TempoTerça-feira é de calor, mas chuva pode cair
Corumbá e Ladário têm mÃnima de 24°C e máxima de 37°C

Morte de adolescente comove Corumbá
