Nesta segunda-feira, 30 de dezembro, o rio Paraguai marcou 1,12 metros na régua de Ladário (MS). Essa é a maior altura registrada dentro do período dos últimos cinco anos. Nesta mesma data, no ano de 2019, a régua maraca 1,05 metro.
A medida tem sido apontada como emblemática, pois pode indicar que a bacia enfim se recuperando da extrema seca enfrentada, chegando a medir a marca negativa de -69 centímetros no dia 17 de outubro, em Ladário (MS).
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) considera a altura de 1,12 m acima do esperado. No último boletim emitido pelo SGB, em 26 de dezembro, a estimativa era de que o nível do rio em Ladário fosse permanecer abaixo dos 100 cm até a primeira quinzena de janeiro de 2025. Com o nível acima de 1 metro e 10 centímetro, o SGB considera que o rio Paraguai atingiu a zona de normalidade com tendência de elevação.
Segundo a classificação do Relatório Final do Programa de Ações Estratégicas para o Gerenciamento Integrado do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai (ANA/GEF/PNUMA/OEA), para que seja considerada "cheia", o nível do rio na estação de Ladário precisa atingir no mínimo 4 metros. A última vez que o rio superou os 4 metros em Ladário foi no dia 23 de julho de 2023 com marca de 4,24 m.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Serviço Geológico do Brasil considera que o rio Paraguai atingiu a zona de normalidade com tendência de elevação. (Foto: Arquivo)

