Investimento é sempre um tema que gera discussões e opiniões divergentes e muita gente se pergunta: vale a pena investir no Brasil? De acordo com um relatório da Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) divulgado em junho deste ano, o Brasil avançou três posições no ranking de investimento estrangeiro da ONU e foi o sexto país que mais atraiu investimentos estrangeiros diretos em 2021.
O empresário especialista em finanças, Lucas Battistoni e o investidor André Janeiro Dias expuseram suas perspectivas sobre o assunto.
“Concordo com a ideia de que o Brasil é um bom lugar para se investir. Sobretudo, se pensarmos como pessoas de fora do nosso país. Olhando como o estrangeiro, podemos perceber que o Brasil está muito barato, já que a bolsa de valores sofreu muito”, iniciou.
Conforme o empresário, o país tem boas empresas e tem um mercado consumidor gigantesco, sendo, inclusive, o principal país da América do Sul.
“O Brasil está em um dos momentos mais baratos da história para quem quer investir e, a princípio, é um bom país, que passa por um momento muito ruim, mas que tem uma tendência muito forte de se recuperar”, informou.
O investidor André Dias afirmou que considera o Brasil, nesse momento, mais atrativo para os investidores do que o exterior.
“O Brasil enfrentou melhor a situação da inflação frente a uma grande parte do mundo. Enquanto a Europa e os Estados Unidos acharam e passaram para os investidores que a inflação estava controlada no seu território, o Brasil se antecipou. Então, nós saímos de uma taxa muito próxima de 2% e agora estamos com 13.75%, mas também nos antecipamos ao movimento de alta de juros. Começamos a subir a nossa taxa de juros de forma antecipada porque já prevíamos o impacto da pós-pandemia e o que deveria acontecer com a inflação não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, explicou.
Ainda conforme André, além do efeito da pandemia, onde os governantes precisaram injetar dinheiro para manter a economia funcionando, o mundo inteiro passava por um lockdown, onde não se produzia, nem vendia. Mesmo com muitos questionamentos sobre a quantidade de dinheiro sendo aplicada pelos países, não era possível saber o que ia acontecer.
“Então, quando abrimos portas e saímos de lockdown, a nossa primeira batalha foi contra a inflação. Soma-se a isso, a questão que a Rússia entrou em guerra com a Ucrânia e claramente vimos uma alta rápida no petróleo. Quando o petróleo sobe, sobem todos os combustíveis e com eles, a cadeia de suprimentos, de transportes (…) De tudo”, pontuou.
No cenário atual, tanto para Lucas, quanto para André, o Brasil está um pouco mais à frente e pode ser um bom local para investidores estrangeiros.
“O Brasil hoje está a um ponto de começar a controlar a inflação e voltar estimular a economia, enquanto a Europa e os Estados Unidos estão começando trabalhar para recuperar a economia e a baixar inflação”, finalizou André.
Sobre Lucas Battistoni
Lucas Battistoni atua no mercado de vendas diretas e é uma das maiores referências Latino-americanas de marketing relacionamento / canal. Formado em Administração na Alemanha e especializado em finanças, decidiu deixar o emprego no mercado financeiro e empreender buscando construir liberdade e independência financeira, a qual conquistou aos 25 anos.
Tornou-se especialista no desenvolvimento e formação de líderes de alta performance, já visitou mais de 50 países, muitos deles dando treinamentos e palestras ensinando pessoas a empreenderem do zero e a construírem a mentalidade correta para gerar resultados. É autor de 2 livros sobre o tema, o mais recente deles o Best Seller, “SÓ VAI, SABEDORIA PARA SER LIVRE” lançado pela editoria Buzz.
Atualmente além de uma equipe de vendas com mais de 100.000 representantes e faturamento anual acima de 500 milhões, Lucas é sócio da We Invest, fundo multimercado e da Futurum, venture builder especializado em desenvolvimento de Startups.
Sobre André Dias
André Janeiro Dias é sócio da Holding DIAS&DIAS com projetos como Riqueza em Dias, Carol Dias, Irmãos Dias Podcast entre outras empresas ligadas ao empreendedorismo no Brasil. Investidor e criador do canal Mestre da Riqueza entre diversos outros meios de comunicação voltados ao mundo das finanças. Com experiência atuante no mercado financeiro pelo Banco Itaú por mais de 10 anos e investidor a mais de 15 anos na bolsa de valores, André também é formado em administração de empresas e MBA em controladoria, auditoria e finanças pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Ele defende a ideia de que investir da maneira correta traz uma consciência mais tranquila por conta dos melhores resultados.