Geral
Reeducandos do Sistema Penitenciário ingressam no Ensino Superior em Corumbá
09 junho 2016 - 14h15Karina BarbonEm uma cerimônia simples, porém cheia de significado, seis internos do Estabelecimento Penal de Corumbá (EPC), puderam assistir a assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o ingresso dos mesmos à cursos universitários a distância. O documento foi assinado nesta quinta-feira, 09, entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Diretora do polo da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) de Corumbá.
Os acadêmicos reeducando, dentre uma lista de cursos, cursarão Administração, História, Tecnologia em Processos Gerenciais, Matemática e Gestão Ambiental. Apesar da assinatura do Termo de Cooperação só ter sido assinado hoje, as aulas já começaram em março deste ano, as quais os estudantes tem acesso a uma sala equipada com computador e internet para fazerem seus exercÃcios, pesquisas e trabalhos. Cabe ressaltar que o curso é pago pelas famÃlias dos detentos.
Para dois dos beneficiários, essa é a oportunidade de aproveitarem esse momento para se prepararem para retornar às ruas com uma profissão e um novo olhar sobre a vida e as dificuldades impostas pelo cotidiano.Um dos reeducandos, Renan dos Santos Barba, acadêmico de Matemática, afirmou que agarra essa oportunidade como uma porta para o futuro e afirma que escolheu o curso de Matemática, por se identificar com a área de Ciências Exatas e saber do déficit de professores dessa disciplina no mercado de trabalho.
Segundo o Diretor- Presidente da AGEPEN, Ailton Stropa Garcia, o mérito dessa realização é da Psicóloga e responsável pelo setor de educação do EPC, Giselle da Silva Marques de Barros, que durante seis anos lutou para introduzir o Ensino Superior no Presidio de Corumbá. Segundo Gisele, o novo desafio é o de oferecer pós-graduação aos que concluÃrem o ensino superior na unidade.
Diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, além de vir à Corumbá para a assinatura do referido Termo de Cooperação, anunciou que está em processo de escolha de uma área para dar inÃcio à construção de uma novo PresÃdio Masculino em Corumbá.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Mais Lidas

Direito de Resposta
Dono de bar acusado de perturbação diz que atende as solicitações do morador desde a inauguração

PolÃcia
Mulher presa por estupro da filha trabalhava tranquila em lanchonete de Corumbá

Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá

Saúde
Em nota, Santa Casa justifica demissões e afirma compromisso de pagar rescisões