Menu
quinta, 02 de dezembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Mobile - Andorinha Dezembro
Geral

Rede Estadual de Ensino terá pausa de uma semana nas atividades

28 agosto 2020 - 15h10Redação Portal do MS

Mais de 20 mil profissionais e 210 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) terão uma semana de pausa nas atividades remotas neste final de agosto e início de setembro, entre os dias 31.08 e 07.09. Durante o período de “recesso”, a Secretaria de Estado de Educação (SED) e as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) seguirão com o funcionamento em escalas, adotado nos últimos meses.

Comunicada pela secretária Cecilia Motta durante a 14ª live realizada pela pasta (no dia 17.08), na página do Governo do Estado no Facebook, a pausa foi reforçada na última segunda-feira (24.08). “Se trata de um período de descanso para todos os nossos profissionais e estudantes envolvidos na execução das atividades remotas. No início de maio, entre os dias 04 e 18, nós tivemos o recesso escolar antecipado e desde então seguimos com as aulas não presenciais. Será um momento de pausa para todos”, destacou Cecilia.

Vale destacar que as atividades presenciais seguem suspensas em toda a Rede Estadual até o próximo dia 7 de setembro.

Aulas remotas

Em prática desde o final de março, as Aulas Remotas contaram com o apoio da plataforma Protagonismo Digital, que funciona como um acervo de ferramentas para o ensino não presencial. Para complementar esse trabalho, a SED também lançou a parceria com a Google Inc. que possibilitou o acesso aos aplicativos da GSuite for Education, com e-mails criados para todos os estudantes e professores da Rede Estadual, viabilizando o acesso aos canais de suporte às aulas remotas.

Outra parceria firmada durante esse período de atividades não presenciais foi realizada com a Microsoft, que possibilitou a criação de contas que permitem o acesso aos aplicativos do pacote Office 365 e outras ferramentas, agora ao alcance de todos os estudantes e profissionais da educação da Rede Estadual.

Aulas na TV Aberta

Destaque desse período, a transmissão das aulas pela TV Aberta, por meio do sinal digital, levaram o suporte aos estudantes por meio das atividades televisionadas, nos canais da multiprogramação da TV MS Record e também da TV Educativa. Para promover o acesso à todos, a SED também disponibilizou o sinal da transmissão em tempo real, pela internet, diretamente pelo site da Secretaria.

Comissão Estadual sugeriu retorno presencial em Outubro

De forma virtual, a Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas, criada no último dia 06 de agosto, tem se reunido periodicamente, para discutir e definir estratégias e diretrizes para um retorno seguro às aulas presenciais.

Segundo a secretária de Estado de Educação de MS, Cecilia Motta, todas as decisões são baseadas nos boletins epidemiológicos que avaliam a evolução da doença no Estado. E a sugestão é para que as aulas presenciais retornem apenas em outubro.

Porém, a secretária ressalta que o objetivo da Comissão é traçar estratégias para o “como” voltar. Outro eixo de trabalho da comissão é a avaliação dos níveis que esses alunos se encontram. Maria Cecília explicou que na semana de 31 de agosto a 05 de setembro será uma semana de descanso para os professores.

A Comissão é composta por 19 membros titulares, e conta com a participação de representantes de diversos setores, além da orientação do Instituto Articule, responsável pelo mesmo trabalho em outros estados, como Rondônia e Goiás, para ajudar a planejar o momento de volta às aulas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crescimento
MS tem 37,9 mil trabalhadores formais a mais que antes da pandemia
Polícia
'Deu Zebra' não chega nem perto de donos do jogo do bicho e policiais se revoltam em Campo Grande
Meio Ambiente
Sanesul é cobrada para eliminar descarte de lodo na região do Porto Geral
Benefício
Nascidos em dezembro têm até o dia 31 para aderir ao saque-aniversário
Infraestrutura
Recuperação de galeria no bairro cervejaria é urgente
Acidente
Motociclista sofre ferimentos em queda acidental
Inédito
Bonito recebe primeiro voo em conexão direta com Congonhas nesta quinta-feira (02)
Habitação
Decreto regulamenta projeto Lote Urbanizado e cria novas regras e prazos
Rio Brilhante
Empresários que tiveram prisão decretada na operação 'Dark Card' estão foragidos
Jovens Empreendedores
Alunos de Escolas Municipais de Porto Murtinho expõem produtos desenvolvidos em sala

Mais Lidas

Alerta
Estudantes de medicina denunciam faculdade boliviana por aulas presenciais com casos de Covid
Desdobramentos
Universidade de medicina na Bolívia responde denúncia e concede exame virtual
Farsa
Bolivianos são presos ao tentavam ir para a Europa com documentos paraguaios
Cidade
Briga de casal termina com marido ferido por faca