Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Rede Estadual de Ensino terá pausa de uma semana nas atividades

28 agosto 2020 - 15h10Redação Portal do MS

Mais de 20 mil profissionais e 210 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) terão uma semana de pausa nas atividades remotas neste final de agosto e início de setembro, entre os dias 31.08 e 07.09. Durante o período de “recesso”, a Secretaria de Estado de Educação (SED) e as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) seguirão com o funcionamento em escalas, adotado nos últimos meses.

Comunicada pela secretária Cecilia Motta durante a 14ª live realizada pela pasta (no dia 17.08), na página do Governo do Estado no Facebook, a pausa foi reforçada na última segunda-feira (24.08). “Se trata de um período de descanso para todos os nossos profissionais e estudantes envolvidos na execução das atividades remotas. No início de maio, entre os dias 04 e 18, nós tivemos o recesso escolar antecipado e desde então seguimos com as aulas não presenciais. Será um momento de pausa para todos”, destacou Cecilia.

Vale destacar que as atividades presenciais seguem suspensas em toda a Rede Estadual até o próximo dia 7 de setembro.

Aulas remotas

Em prática desde o final de março, as Aulas Remotas contaram com o apoio da plataforma Protagonismo Digital, que funciona como um acervo de ferramentas para o ensino não presencial. Para complementar esse trabalho, a SED também lançou a parceria com a Google Inc. que possibilitou o acesso aos aplicativos da GSuite for Education, com e-mails criados para todos os estudantes e professores da Rede Estadual, viabilizando o acesso aos canais de suporte às aulas remotas.

Outra parceria firmada durante esse período de atividades não presenciais foi realizada com a Microsoft, que possibilitou a criação de contas que permitem o acesso aos aplicativos do pacote Office 365 e outras ferramentas, agora ao alcance de todos os estudantes e profissionais da educação da Rede Estadual.

Aulas na TV Aberta

Destaque desse período, a transmissão das aulas pela TV Aberta, por meio do sinal digital, levaram o suporte aos estudantes por meio das atividades televisionadas, nos canais da multiprogramação da TV MS Record e também da TV Educativa. Para promover o acesso à todos, a SED também disponibilizou o sinal da transmissão em tempo real, pela internet, diretamente pelo site da Secretaria.

Comissão Estadual sugeriu retorno presencial em Outubro

De forma virtual, a Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas, criada no último dia 06 de agosto, tem se reunido periodicamente, para discutir e definir estratégias e diretrizes para um retorno seguro às aulas presenciais.

Segundo a secretária de Estado de Educação de MS, Cecilia Motta, todas as decisões são baseadas nos boletins epidemiológicos que avaliam a evolução da doença no Estado. E a sugestão é para que as aulas presenciais retornem apenas em outubro.

Porém, a secretária ressalta que o objetivo da Comissão é traçar estratégias para o “como” voltar. Outro eixo de trabalho da comissão é a avaliação dos níveis que esses alunos se encontram. Maria Cecília explicou que na semana de 31 de agosto a 05 de setembro será uma semana de descanso para os professores.

A Comissão é composta por 19 membros titulares, e conta com a participação de representantes de diversos setores, além da orientação do Instituto Articule, responsável pelo mesmo trabalho em outros estados, como Rondônia e Goiás, para ajudar a planejar o momento de volta às aulas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública