Menu
domingo, 07 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Geral

Rede de ensino investe em aplicativos para smartphones e tablets para complementar aulas

29 janeiro 2016 - 13h12Gesiane Medeiros

No âmbito do Programa de Tecnologias Educacionais, o Senai Nacional investiu R$ 1,4 milhão no desenvolvimento de cinco aplicativos (APP) para smartphones e tablets destinados aos alunos para enriquecer e facilitar o aprendizado durante as aulas dos cursos da instituição em todo o País. Em Mato Grosso do Sul, o Senai já está utilizando dois desses aplicativos: o de Realidade Aumentada (RA) para o curso técnico de automação industrial e o Senai APP, ambos gratuitos e disponíveis para Android e IOS, tanto para alunos em cursos presenciais, quanto para a educação a distância.

 Os dois produtos fazem parte do projeto de mobile learning – nome em inglês para aprendizagem que se dá por meio de dispositivos móveis, tanto para alunos em cursos presenciais, quanto para a educação a distância. Com o aplicativo de RA, os livros ganharam vida e os alunos podem utilizar a câmera do celular ou tablet para reconhecer marcadores impressos nos livros didáticos e, assim, ter acesso a conteúdos técnicos, simuladores, vídeos e imagens em 3D animados que possibilitam interagir com o conteúdo. Depois de fazer o download, não é preciso acessar a Internet para usar o aplicativo.

 A coordenadora do NeaD (Núcleo de Educação a Distância do Senai), Maise Rodrigues Sá Giacomeli, destacou que esse tipo de aplicativo une a inovação e tecnologia educacional a um processo de aprendizagem que acompanha as tendências. “É interessante para os alunos ver o funcionamento das máquinas e equipamentos porque é algo mais vivo e significativo, porque mostra aquilo que acontece na realidade. São diversas imagens codificadas desde um circuito elétrico, usina hidrelétrica ou até uma produção de ar comprimido”, afirmou.

Como funciona

 Após baixar o aplicativo e ter em mãos os livros didáticos impressos, o aluno irá visualizar uma relação de objetos classificados em função dos diferentes livros do curso, volumes e páginas, para que possa facilmente identificar para qual figura você deverá apontar a câmera do seu dispositivo móvel. Feito isto, o aluno já pode visualizar novos objetos de aprendizagem multimídia, que estarão sobrepostos à figura impressa.

 Ainda este ano, o aplicativo de realidade aumentada chegará a outros três cursos: saúde e segurança do trabalho; redes e computadores e eletroeletrônica. Já o Senai APP propõe desafios técnicos de aprendizagem aos alunos por meio de recursos do celular, como fotos, vídeos ou recursos de áudio, sendo que o primeiro curso contemplado foi o de automação industrial.

 Em casa, o aluno pode montar um diagrama elétrico, por exemplo, tirar uma foto e enviá-la ao professor para avaliação. Também pelo aplicativo, o professor dá retorno sobre o desempenho dos alunos e, se isso for feito com a turma inteira, os alunos recebem medalhas e aparecem num ranking.

Texto da assessoria do Senai

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo
geral
Mega-Sena: prêmio de R$ 12 milhões será sorteado neste sábado
desenvolvimento
MS fecha parceria com Google para acelerar transformação digital
tempo
Fim de semana tem calor e previsão de instabilidade na região
Corumbá e Ladário terão mínimas de 24°C e máximas de até 36°C, aponta previsão
esporte
Copa 2026: Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti
Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193
Serviço
Sorteio definiu barraqueiros para área comercial do Jardim de Natal em Corumbá
Política
Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Tempo
Sexta-feira de calor e clima abafado com previsão de pancadas de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 24°C e máxima de 40°C
homenagem
Comunidade de Corumbá celebra missa em homenagem ao Padre Dídimo

Mais Lidas

Política
Governo amplia vagas dos programas Cuidar de Quem Cuida e MS Supera
polícia
Carro invade restaurante após colisão e motorista é detido em Corumbá
Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193
Movimento Sindical
Nova presidência do Sintrexcol defende mais contratações locais na mineração