No âmbito do Programa de Tecnologias Educacionais, o Senai Nacional investiu R$ 1,4 milhão no desenvolvimento de cinco aplicativos (APP) para smartphones e tablets destinados aos alunos para enriquecer e facilitar o aprendizado durante as aulas dos cursos da instituição em todo o País. Em Mato Grosso do Sul, o Senai já está utilizando dois desses aplicativos: o de Realidade Aumentada (RA) para o curso técnico de automação industrial e o Senai APP, ambos gratuitos e disponíveis para Android e IOS, tanto para alunos em cursos presenciais, quanto para a educação a distância.
Os dois produtos fazem parte do projeto de mobile learning – nome em inglês para aprendizagem que se dá por meio de dispositivos móveis, tanto para alunos em cursos presenciais, quanto para a educação a distância. Com o aplicativo de RA, os livros ganharam vida e os alunos podem utilizar a câmera do celular ou tablet para reconhecer marcadores impressos nos livros didáticos e, assim, ter acesso a conteúdos técnicos, simuladores, vídeos e imagens em 3D animados que possibilitam interagir com o conteúdo. Depois de fazer o download, não é preciso acessar a Internet para usar o aplicativo.
A coordenadora do NeaD (Núcleo de Educação a Distância do Senai), Maise Rodrigues Sá Giacomeli, destacou que esse tipo de aplicativo une a inovação e tecnologia educacional a um processo de aprendizagem que acompanha as tendências. “É interessante para os alunos ver o funcionamento das máquinas e equipamentos porque é algo mais vivo e significativo, porque mostra aquilo que acontece na realidade. São diversas imagens codificadas desde um circuito elétrico, usina hidrelétrica ou até uma produção de ar comprimido”, afirmou.
Como funciona
Após baixar o aplicativo e ter em mãos os livros didáticos impressos, o aluno irá visualizar uma relação de objetos classificados em função dos diferentes livros do curso, volumes e páginas, para que possa facilmente identificar para qual figura você deverá apontar a câmera do seu dispositivo móvel. Feito isto, o aluno já pode visualizar novos objetos de aprendizagem multimídia, que estarão sobrepostos à figura impressa.
Ainda este ano, o aplicativo de realidade aumentada chegará a outros três cursos: saúde e segurança do trabalho; redes e computadores e eletroeletrônica. Já o Senai APP propõe desafios técnicos de aprendizagem aos alunos por meio de recursos do celular, como fotos, vídeos ou recursos de áudio, sendo que o primeiro curso contemplado foi o de automação industrial.
Em casa, o aluno pode montar um diagrama elétrico, por exemplo, tirar uma foto e enviá-la ao professor para avaliação. Também pelo aplicativo, o professor dá retorno sobre o desempenho dos alunos e, se isso for feito com a turma inteira, os alunos recebem medalhas e aparecem num ranking.
Texto da assessoria do Senai