Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Rede de ensino investe em aplicativos para smartphones e tablets para complementar aulas

29 janeiro 2016 - 13h12Gesiane Medeiros

No âmbito do Programa de Tecnologias Educacionais, o Senai Nacional investiu R$ 1,4 milhão no desenvolvimento de cinco aplicativos (APP) para smartphones e tablets destinados aos alunos para enriquecer e facilitar o aprendizado durante as aulas dos cursos da instituição em todo o País. Em Mato Grosso do Sul, o Senai já está utilizando dois desses aplicativos: o de Realidade Aumentada (RA) para o curso técnico de automação industrial e o Senai APP, ambos gratuitos e disponíveis para Android e IOS, tanto para alunos em cursos presenciais, quanto para a educação a distância.

 Os dois produtos fazem parte do projeto de mobile learning – nome em inglês para aprendizagem que se dá por meio de dispositivos móveis, tanto para alunos em cursos presenciais, quanto para a educação a distância. Com o aplicativo de RA, os livros ganharam vida e os alunos podem utilizar a câmera do celular ou tablet para reconhecer marcadores impressos nos livros didáticos e, assim, ter acesso a conteúdos técnicos, simuladores, vídeos e imagens em 3D animados que possibilitam interagir com o conteúdo. Depois de fazer o download, não é preciso acessar a Internet para usar o aplicativo.

 A coordenadora do NeaD (Núcleo de Educação a Distância do Senai), Maise Rodrigues Sá Giacomeli, destacou que esse tipo de aplicativo une a inovação e tecnologia educacional a um processo de aprendizagem que acompanha as tendências. “É interessante para os alunos ver o funcionamento das máquinas e equipamentos porque é algo mais vivo e significativo, porque mostra aquilo que acontece na realidade. São diversas imagens codificadas desde um circuito elétrico, usina hidrelétrica ou até uma produção de ar comprimido”, afirmou.

Como funciona

 Após baixar o aplicativo e ter em mãos os livros didáticos impressos, o aluno irá visualizar uma relação de objetos classificados em função dos diferentes livros do curso, volumes e páginas, para que possa facilmente identificar para qual figura você deverá apontar a câmera do seu dispositivo móvel. Feito isto, o aluno já pode visualizar novos objetos de aprendizagem multimídia, que estarão sobrepostos à figura impressa.

 Ainda este ano, o aplicativo de realidade aumentada chegará a outros três cursos: saúde e segurança do trabalho; redes e computadores e eletroeletrônica. Já o Senai APP propõe desafios técnicos de aprendizagem aos alunos por meio de recursos do celular, como fotos, vídeos ou recursos de áudio, sendo que o primeiro curso contemplado foi o de automação industrial.

 Em casa, o aluno pode montar um diagrama elétrico, por exemplo, tirar uma foto e enviá-la ao professor para avaliação. Também pelo aplicativo, o professor dá retorno sobre o desempenho dos alunos e, se isso for feito com a turma inteira, os alunos recebem medalhas e aparecem num ranking.

Texto da assessoria do Senai

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial