Menu
sexta, 14 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Rede de Controle de MS inicia elaboração de ranking estadual dos portais da transparência

23 outubro 2018 - 12h02Kamilla Marques

A Rede de Controle de Mato Grosso do Sul iniciou, nesta segunda-feira (22/10), a avaliação dos portais dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul e do Governo do Estado para elaboração do 5º Ranking Estadual dos Portais da Transparência. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro deste ano em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, que é comemorado em 9 de dezembro.

Segundo o coordenador executivo da Rede de Controle, José Paulo Julieti Barbieri, que também é superintendente da CGU/MS (Controladoria Geral da União em Mato Grosso do Sul), a análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência em uma escala que vai de zero a dez. “É essencial mantermos uma métrica para ver a evolução da transparência em Mato Grosso do Sul. Estamos trabalhando para que haja essa evolução para que as pessoas cada vez tenham mais acesso às informações do poder público e também para ajudar no combate à corrupção”, avaliou.

Na avaliação da gerente de controladoria interna do Sistema Fiems, Sílvia Vaz Dias Gonda, o Ranking Estadual dos Portais da Transparência é uma forma de estimular as prefeituras de Mato Grosso do Sul e o Governo do Estado a divulgarem informações cumprindo a legislação. “Ao ver as notas, muitos procuram a Rede de Controle para saber como melhorar. Então isso é um trabalho muito válido porque, com transparência nas informações públicas, há um controle maior”, declarou.

Nesta quinta edição do Ranking, oito instituições participam das análises dos portais: Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), TCE (Tribunal de Contas do Estado), CGM (Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência do Município de Campo Grande), CRA (Conselho Regional de Administração), Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS – Sistema Único de Saúde), CGE (Controladoria Geral do Estado), CGU (Controladoria Geral da União) e TCU (Tribunal de Contas da União).

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Lote com 5,7 milhões de doses de vacinas começa a ser distribuído
POLÍTICA
Iunes aceita convite do Podemos
VOLUNTARIADO
Confeiteiros Solidários realizam Campanha do Agasalho para o Voluntários no Caminho
POLICIAL
PF prende quatro pessoas e apreende 180 kg de cocaína em MS
GERAL
Em Corumbá condutor tem veículo removido por transporte clandestino
GERAL
Detentas bolivianas em Corumbá recebem assistência de Consulado
ESPORTE
Curso de "Treinamento Esportivo no Contexto Escolar" vai ser realizado de 28 a 30 de maio
EDUCAÇÃO
Inep define cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2021
ESPORTE
Bia Cavassa visita Secretaria Nacional do Esporte e busca apoio para MS
GERAL
Bia Cavassa e vereadores visitam sede da Sudeco

Mais Lidas

POLICIAL
PF prende quatro pessoas e apreende 180 kg de cocaína em MS
POLICIAL
PM apreende droga, plantas de maconha e prende autor de tráfico
POLICIAL
PM evita suicídio de homem, e o prende após violência doméstica
POLÍTICA
Iunes aceita convite do Podemos