Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Recuperação econômica de MS é debatida por Sebrae, Faems e Semagro

24 julho 2020 - 10h23Redação

Representantes do Sebrae/MS, da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS) e da Secretaria de Estado da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) se reuniram nesta quinta-feira (23) em uma reunião on-line para debater propostas para a recuperação econômica de MS.

O encontro reuniu ainda mais de 50 presidentes de associações comerciais do Estado, visando construir propostas conjuntas para o enfrentamento à Covid-19. As lideranças discutiram temas como associativismo; ações no âmbito do Governo do Estado para os empresários; o trabalho do Sebrae para divulgar os protocolos de segurança para os pequenos negócios; acesso a crédito; parcerias para a criação de uma plataforma de e-commerce; entre outros.

Abrindo a discussão, o presidente da FAEMS, Alfredo Zamlutti Junior, abordou a importância da liderança associativa para a recuperação econômica de Mato Grosso do Sul. “Nós entramos numa outra fase, nada será como era antigamente, e devemos estar preparados para isso. Precisamos nos adaptar aos novos tempos que estão por vir, é preciso conscientização”, destacou.

O titular da Semagro, Jaime Verruck, apresentou os resultados do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), ferramenta utilizada pelo Governo do Estado para manter as atividades socioeconômicas e sem riscos à saúde para a população, a partir de orientações da Organização Panamericana de Saúde (Opas). Além disso, ele discorreu sobre outras iniciativas que beneficiam os empresários.

“O Prosseguir traz um alinhamento entre saúde e economia, porque sabemos o quanto muitas associações e empresários têm sofrido. Acompanhamos o impacto econômico em MS, que foi menor do que nos demais. Mas, quando olhamos setorialmente, a arrecadação do comércio e serviços fica mais complicado. O Governo do Estado não vai publicar nenhum decreto de lockdown, entendemos que isso é uma responsabilidade dos municípios. Somos governo, mas quem roda a economia são os empresários”, disse o secretário.

Na linha das ações de enfrentamento à pandemia, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou o trabalho da instituição. “O Sebrae tem feito um trabalho de orientação desde o início, estamos com 47 protocolos de segurança no site do Sebrae para vários segmentos. Agora também estamos indo nos bairros de Campo Grande, e discutindo com esse empresário como ele implementa a biossegurança, em parceria com o Sesi e o Senac. Também temos orientações para vendas na internet, finanças, crédito”.

Por fim, o conselheiro suplente da FAEMS e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Nilson Aparecido dos Santos sugeriu novas parcerias para os presentes, como o desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce (loja eletrônica) para fortalecer o comércio local. “Estamos em parceria com Sebrae, Faems, Fiems, Governo do Estado, o que poderia ser feito de enfrentamento à pandemia nós fizemos. E começamos a desenvolver aqui na ACED uma plataforma de e-commerce”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo
Empreendedorismo
Cinco erros que o empresário deve evitar no Marketing e Vendas
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Investigaçã
Famosos em MS, grupos de venda estão 'recheados' de produtos roubados
Saúde
Anvisa suspende estudos clínicos da Covaxin no Brasil
Sorte
Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões no sorteio deste sábado
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Tempo
Ar seco e quente pode marcar o sábado em Mato Grosso do Sul
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo